Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde!

Comprei o gabinete Gamer Ninja Shura da Terabyte: https://www.terabyteshop.com.br/produto/21777/gabinete-gamer-ninja-shura-mini-tower-RGB-vidro-temperadomicro-atx-black-sem-fonte-com-1-fan

Minha placa-mãe é uma MSI B350M Gaming Pro: https://www.msi.com/Motherboard/B350M-GAMING-PRO/support#manual

A questão é que não sei como controlar a velocidade da fan que veio no gabinete.

Minha placa-mãe só tem 2 entradas sys_fan de 4 pinos. Ponto.

Acontece que essa fan veio apenas com ARGB+VDG (pra controlar cor, suponho -- mas não estou interessado nas cores) e um cabo que splitta em 2, cada um com 4 pinos. Um desses conecta num outro cabo, que conecta na SATA da fonte. Nota: esse cabo de 4 pinos não encaixa na entrada sys_fan da placa-mãe.

Quando faço essa conexão, a fan fica colorida e gira a 100% de velocidade. Eu queria reduzir essa velocidade. Como fazer?

Eu vi alguns controladores de fan (exemplo) mas eles têm como input ARGB+PWM+SATA. O problema é que a fan do gabinete não tem PWM e, se eu conectar o controlador na SATA da fonte, não sei onde eu conectaria a SATA da fan do gabinete.

Aqui mostro a extemidade do cabo que sai da fan:

IMG_20231215_164211_1.jpg

Aqui mostro onde conectei ele pra ser energizado (embora rode a 100% da velocidade). Esse cabo sai do painel frontal e está conectado na SATA que sai da fonte:

IMG_20231215_164220.jpg

Podem me ajudar? Obrigado desde já

Postado

@Denis Isidoro Acho que só teria 2 saída, uma é fazer uma gambiarra, canibalizando um conector kk de 3 vias de uma ventoinha estragada, ou comprando um conector novo e grimpando... teria que ter um milímetro pra identificar os fios e ligar na ordem certa...

Ou simplesmente descartar essa ventoinha e comprar uma outra com conector normal e ligar na placa-mãe.

Ainda teria uma outra gambiarra relativamente fácil de fazer, mas essa ai só serviria pra reduzir a rotação permanentemente, compra um adaptador molex/sata, dai você corta os fios amarelo e vermelho e emenda o amarelo do SATA no vermelho do molex, dessa forma a ventoinha via receber 5V no lugar de 12V e deve rodar mais devagar. porém tem que tomar cuidado pra não usar esse adaptador por engano pra ligar outra coisa que não seja uma ventoinha, senão dá problema.

Postado
Citação

ou comprando um conector novo e grimpando

Considerando o trabalho que isso daria e que eu consigo achar uma ventoinha ARGB+PWM na Aliexpress por USD 3.50... acho que tô tendendo para essa segunda solução:

Citação

simplesmente descartar essa ventoinha e comprar uma outra com conector normal e ligar na placa-mãe.

Valeu por confirmar!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...