Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Olá

Como o nome sugere, estou procurando uma configuração para um PC que será utilizado como servidor. Ele não precisa ter necessariamente uma placa de vídeo dedicada (No caso devo colocar uma GT 1030 ou uma GT 210, só para dar imagem mesmo. A preferência seria processadores sem gráfico integrado). 

No momento montei uma configuração assim: 

Ryzen 7 5700X
64 GB 3200Mhz (Se conseguir, colocaria mais)
GeForce GT 210/1030
(Sem ideias de placa-mãe)
(Sem ideias de fonte) 
SSD NVMe 3.5G/s

Não tenho um orçamento ainda a ser considerado, preferi vir aqui perguntar antes para ter uma ideia das peças a colocar.

Este PC seria utilizado como um dedicado para Servidores de Minecraft (Provavelmente rodará linux) 

Postado

Mas para que exatamente você quer usar essa máquina? "Servidor" não quer dizer muita coisa. Por exemplo, se for só para um NAS da vida, você pode baixar o processador para um com menos núcleos e uma iGPU, focando o dinheiro no armazenamento.

Postado
1 minuto atrás, TheDemonLena disse:

Esqueci de mencionar rsrsrs... Seria para suportar servidores de Minecraft... 

Outra coisa: qual o nível de redundancia? Vai ser de uso contínuo?Para determinar o fonte e talvez um nobreak

O nível de RAID também vai determinar a placa-mãe .

Também precisa saber mais ou menos a quantidade de discos porque infelizmente os gabinetes médios não tem muito espaço.

Acredito tb que não precisa ser uma CPU rápida, mas é muito desejável muitos núcleos, aí tem que ver mesmo o orçamento porque vai sair bem de um orçamento de PC normal.

• Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, PedraX disse:

qual o nível de redundancia? Vai ser de uso contínuo?Para determinar o fonte e talvez um nobreak

O nível de RAID também vai determinar a placa-mãe .

Eu ainda desconheço como funciona o RAID, mas provavelmente será aquele tipo que 1 dos discos salva e o outro faz backup. Seria para uso contínuo, sendo estando ligado e trabalhando. Sinceramente não pensei em um gabinete, para isso. Mas não seriam tantos discos, por que colocaria a maioria em SSDs de menor espaço (Uma vez que os servidores utilizariam no máximo 50GB)

Postado
1 minuto atrás, TheDemonLena disse:

Uma vez que os servidores utilizariam no máximo 50GB

Ah, então é uma aplicação de BD pequena.

Mesmo assim, se for uso contínuo eu cotaria um sevidor Dell ou HP, só para ter uma ideia e aí veria as opções.

Não vejo uma plataforma AMD como de confiabilidade para uso contínuo, principalmente se for empresarial.

Ligue para um representante e diga os requisitos de sua aplicação que eles cotam.

• Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, PedraX disse:

Mesmo assim, se for uso contínuo eu cotaria um sevidor Dell ou HP, só para ter uma ideia e aí veria as opções.

Vou verificar isso, 

Obrigado :3

4 minutos atrás, PedraX disse:

Não vejo uma plataforma AMD como de confiabilidade para uso contínuo, principalmente se for empresarial.

No caso, escolheria isso por que os servidores sofrem ao utilizar um processador de frequência baixa e poucos núcleos. Por isso a escolha foi pela AMD

Postado

PS: o RAID citado é RAID 1, espelhamento.

O problema de um servidor non-stop é que deve ter um sistema de remoção de discos rígidos por gavetas para poder trocar sem descontinuidade do serviço.

Nem imagino como é hoje em dia em tempos de SSD e M.2

• Membro VIP
Postado
22 minutos atrás, PedraX disse:

O problema de um servidor non-stop é que deve ter um sistema de remoção de discos rígidos por gavetas para poder trocar sem descontinuidade do serviço.

Ahh, nesse caso eu diria uso continuo porque ele só ficaria ligado mesmo. Mas teria seus tempos desligados para manutenção e etc.

• Curtir 2
Postado

@TheDemonLena , eu não entendo de jogos OK? Vou expor pelo meu lado referente a montagem física e estruturação de rede, minha praia.

Não seria mais barato, seguro e confiável ter isso terceirizado? Fazer servidor com PC comum, dependendo da aplicação, é um tiro no pé e tem, em geral, custos mais altos de manutenção e alta chance de paradas de serviços por n motivos. Quando falo nisso, vou para o lado profissional, onde há muitos fatores que precisam ser atendidos, como non stop, resistência a falhas, redundância, à prova de desastres entre outros fatores. Explica melhor teu plano referente à função como servidor de jogo, por favor? É pessoal, grupo de amigos, jogadores recorrentes ou aberto a quem quiser se inscrever, associado à alguma plataforma?

Enquanto isso, veja abaixo: (acredito que isso seja de seu conhecimento)

https://aternos.org/:pt-BR

https://minecraft.fandom.com/pt/wiki/Servidor

https://www.websiterating.com/pt/web-hosting/beginner-minecraft-server

1 hora atrás, PedraX disse:

Nem imagino como é hoje em dia em tempos de SSD e M.2

São SSDs já de grande capacidade que podem ser trocados à quente. O último que montei é Dell Power Edge tipo isso:

https://www.dell.com/pt-br/shop/os-servidores-poweredge/sr/servers/rack?appliedRefinements=35985,35168

• Membro VIP
Postado
8 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Explica melhor teu plano referente à função como servidor de jogo, por favor? É pessoal, grupo de amigos, jogadores recorrentes ou aberto a quem quiser se inscrever, associado à alguma plataforma?

Seria meio que o caso de quem quiser usar em si, tipo, qualquer pessoa. Mas vendo por esse lado seria mesmo melhor a terceirizado. (No máximo eu teria só 1 servidor por aqui e os outros terceirizados. Tendo esse único para outras aplicações dentro da mesma, ou um reserva local). 

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, TheDemonLena disse:

Seria meio que o caso de quem quiser usar em si, tipo, qualquer pessoa.

Então minha sugestão fica para o lado mais profissional. Mas isso implica em custos muito maiores que um PC comum parrudo. Seria indiscrição perguntar o valor para esse investimento?

• Membro VIP
Postado
8 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Mas isso implica em custos muito maiores que um PC comum parrudo. Seria indiscrição perguntar o valor para esse investimento?

Ele é bem baixo por enquanto… Tentaria pegar algo por R$ 2.000, é um valor bem baixo. (Apesar que vendo por este ponto, seria provavelmente utilizado por pessoas próximas de mim e não qualquer pessoa por aí). 

Aí só depois que eu tivesse um valor maior e mais experiência iria para o terceirizado.

• Curtir 1
  • Solução
Postado
49 minutos atrás, TheDemonLena disse:

No caso, escolheria isso por que os servidores sofrem ao utilizar um processador de frequência baixa e poucos núcleos. Por isso a escolha foi pela AMD

Pelo que eu pesquisei, o mais importante é desempenho em single core, e muitos núcleos não ajuda. Já que você só vai rodar uma instância, pegue um 5600 e investa a grana em outro lugar; se conseguir um 5600x num precinho camarada, quem sabe vá nele para facilitar sua vida.

Para a placa-mãe, pegue uma B550 para ter PCIE Gen4 e enfiar um SSD melhor no primeiro slot. De brinde, já pegue uma com 2 slots M.2, que aí você fica com armazenamento de alto desempenho e também não precisa se preocupar com os cabos de dados e energia sata, além de um SSD sambando no resto da máquina. E falando em armazenamento, eu não aconselho RAID, acho desnecessário para sua aplicação; use o segundo SSD só como backup automático mesmo, vai evitar a perda de desmpenho e dores de cabeça de lidar com RAID. E aí se quiser, você pode já pegar um SSD maior nesse segundo slot para guardar mais backups e outras coisas.

Com relação a RAM também não é tanta prioridade assim. Considere comprar apenas 2 pentes de 16gb, parece que 32gb é suficiente. E mesmo que queira mais, você compra um pente de 32gb mais tarde para ficar com 64, e ainda assim continua sobrando um slot para colocar OUTRO pente de 32gb mais para frente.

Por fim, considere um cooler do estilo blower para montar uma máquina low profile e já ajudar a resfriar o SSD principal.

• Curtir 2
Postado
20 horas atrás, TheDemonLena disse:

Tentaria pegar algo por R$ 2.000, é um valor bem baixo.

R$2.000? Não querendo te desestimular, e vendo quevoce ainda está levantando custos, não sei se você pensou na questão, mas montar o servidor é o menor de seus problemas.

Tendo em vista que é um servidor de games(não tenho a menor ideia do fluxo de dados, mas como são imagens imagino que sejam enormes) acho que a montagem da infraestrutura de redes será o maior desafio com uma banda de Internet condizente.

Na parte física só do servidor acho que você não deve se precipitar. Um PC com os requisitos de servidor(mínimo de duas placas de rede, 2 discos, fonte selo bronze , desejável silver ou gold, gabinete full de preferência, mínimo médio com boa altura) vai custar bem mais.

Monte primeiro um beta-teste com o hardware que você já tem, monte uma pequena rede com seus conhecidos e veja se vai funcionar como esperado, veja os gargalos que vão aparecer.

E aí verá se vale a pena.

É um empreendimento e tem que fazer um planejamento adequado(plano de negócios) antes para não dar problemas financeiros depois.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
19 minutos atrás, PedraX disse:

R$2.000? Não querendo te desestimular, e vendo quevoce ainda está levantando custos, não sei se você pensou na questão, mas montar o servidor é o menor de seus problemas.

Cito R$ 2.000 para o PC em si, sei que gastarei mais com a infraestrutura. Mas, obrigado :3

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!