Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Montei um computador com peças do AliExpress em julho desse ano e em setembro o PC já começou a dar problemas. O primeiro foi a placa de vídeo (ASUS RX 5600 XT) que queimou, levei a um técnico e ele disse também que a minha fonte (Lian Li SP750) não entregava os 750W prometidos e que ela foi a culpada por estragar a placa de vídeo. De qualquer forma, continuei usando o PC, agora com o vídeo integrado do processador (Ryzen 5 5600G), mas com a mesma fonte. Agora no final do ano trouxe uma fonte (Corsair TX850M) e uma placa de vídeo que uso no meu PC de trabalho, peças que nunca me deram problemas. Fui instalar a nova fonte nesse PC, mas ele não dá vídeo, a ventoinha do processador funciona, mas as ventoinhas do gabinete não, o RGB da memória RAM acende uma vez rapidamente e apaga (isso ocorre duas vezes) e logo depois começa a subir o cheiro de queimado da placa-mãe. Volto com a fonte antiga (Lian Li SP750) e tudo volta a funcionar normalmente. Já conferi os cabos e repeti o processo várias vezes, mas nada muda. O que está acontecendo?

Postado

@nrg Não, não foi a fonte que estragou a RX5600XT. Muito provavelmente já era uma GPU usada em mineração e reformada, e que já tinha data para morrer. Provavelmente abrindo a GPU você verificaria os chips de memória amarelados ou talvez pintados. E o chip gráfico provavelmente estaria bem escuro.

Não acho que tenha sido a fonte, é uma fonte muito cara pelo que promete, mas não é ruim. Agora se comprou da China, pode ter sido uma fonte reformada.

Postado

@Gui GC Concordo com você, também acho que a placa de vídeo tinha data para morrer. Agora uma coisa que me deixa com o pé atrás com a fonte é que, além do teste que o técnico fez mostrando que ela não entregava os 750W prometidos, a ventoinha dessa fonte Lian Li não gira. Sendo que uma das maiores reclamações sobre essa fonte é que ela é barulhenta, sendo que eu nunca a ouvi fazendo barulho. Apesar disso, quando estou desligando o computador, a ventoinha da fonte gira por 2 segundos, o computador termina de desligar, fazendo a ventoinha parar. 

São muitas coisas que não fazem sentido para mim nesse PC, infelizmente. Qual é o sentido de eu colocar a Corsair TX850M que tenho como fonte de confiança e o PC não funcionar? Não consigo entender.

Postado

@nrg  A fonte tem função 0 RPM até atingir 300w ou os componentes internos atingirem 60ºC. E ela é barulhenta quando em full load 31dba, abaixo disso provavelmente não deve passar do mesmo que um fan. E é bem possível que o seu PC gaste menos do que 300w, mesmo em full load. Para utilizar uma fonte de 750w full a gente está falando de Overclock, GPU (RX X900 e RTX XX90) e CPU (Ryzen 9 e i9).

E quanto ao teste o que ele utilizou para faze-lo? Porque não é um equipamento tão barato assim, para testar quanta potência a fonte consegue fornecer. Os equipamentos baratinhos ou vão testar a tensão da fonte e/ou testar o quanto a fonte está puxando no momento da tomada.

A fonte pode estar com problemas? Pode estar. Aproveite os 5 anos de garantia da fonte.

Agora o que esta causando esse cheiro eu desconheço. Tente verificar se não há sinais de danos aos cabos da Lian Li ou na placa-mãe. As vezes tem um cabo realmente danificado e que danificou a placa-mãe, mas como não passa mais energia por ele não da problema. Enquanto na Corsair esta funcionando corretamente e sobrecarregando.

Postado

@Gui GC Então, mas o que é muito estranho é que a fonte que está fazendo o PC funcionar é a da Lian Li (que teoricamente não está funcionando corretamente). A da Corsair que eu trouxe não funciona e sobe o cheiro de queimado. Tenho medo de colocar a placa de vídeo nova que eu trouxe e dar algum problema, não consigo saber se o problema pode ser da própria placa-mãe.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...