Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bomba do watercooler não é reconhecida no sysfan


Posts recomendados

Galera, preciso de ajuda pois não manjo muito de fans.
Finalmente comprei um pc que achei valer a pena investir em um sistema de resfriamento, peguei um water cooler rise mode black 360mm e um kit rise mode aura.

Fiz a instalação normal, os 3 cabos do water cooler no adaptador, o RGB da bomba no adaptador e a ponta do adaptador na controladora dos fans. (quanto ao RGB, ta tudo normal, rodando syncronizado e respondendo ao controle da controladora direitinho.)
a alimentação da bomba, liguei na sysfan1 pois não tenho entrada w_pump. é um cabo de 3p, estou usando em uma sysfan de 4 pinos, mas encaixei corretamente. (setinha nos 12 volts).
já a alimentação das ventoinhas do water cooler eu coloquei na cpu_fan.
Minha placa-mãe é uma gigabyte h610m-h e tem o sistema smartfan 6, nele só estou conseguindo ver o rpm da entrada cpu_fan, quando clico em sysfan1, não aparece nada, como se não tivesse nada conectado.

mesmo a placa sendo nova, cogitei ser conector queimado, mas deu o mesmo quando tentei usar o sysfan2, o complicado é que visualmente ta tudo normal, as ventoinhas rodando normalmente, só não sei dizer como que ta dentro da bomba...
enfim, eis meu enigma:

por estar conectado na controladora também, poderia dar algum erro de leitura?
será que é problema na propria bomba?
se eu conectar a bomba na cpu_fan, teria algum problema?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - Na controlara esta conectado apenas os cabos de LEDs, não interfere no funcionamento de fans (ventoinhas) e bomba.

 

2 - Seria se o CPU estiver esquentando muito, se não esta a bomba esta funcionando.

 

3 - Não tem problema, mas é mais pratico deixar os fans do radiador neste conector, pois ele vem programado para controlar a rotação dos fans em função da temperatura do CPU, a bomba precisa ficar em RPM constante.

Mas teste para ver se a bomba é reconhecida nele, se for deixa lá, e faça uma curva de fans para o SYS_FAN gerenciar os fans do radiador em função da temperatura do CPU.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1lokos Então, terminei testando ainda ontem as entradas, testei a bomba na sysfan2 (n reconheceu) e por ultimo testei a bomba na cpu fan, aí descobri que não era conector queimado, pois o cpu_fan não foi reconhecido, mas o sysfan1 que estava com as fans, foi. (já foi um alívio, pelo menos não é nada nos conectores da placa-mãe).

O tenso é que agora não sei se não reconhece apenas por ser uma bomba 3p conectado em uma entrada 4p. Ou se é a bomba que ta queimada, é meu primeiro pc com watercooler, não sei o que seria uma temperatura razoável.
 

baixei o hwmonitor, essa é a temperatura atual (só estou com o opera aberto e o malwarebytes em segundo plano)
image.thumb.png.e38a4a25e486dbce4dac201a94fea869.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/12/2023 às 12:07, Sohkra disse:

@1lokos o problema era mesmo os 3pinos, por isso que não reconhece na BIOS, mas tava funcionando normal

já não tenho certeza se era mesmo os 3 pinos, um amigo me mostrou que o watercooler dele também é de 3p em um conector de 4 pinos, mas pra ele aparece normal.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!