Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, sei que algumas placas de vídeo possuem o sistema de Fan Stop, acredito eu que a minha não tenha (RTX 4060 DUAL OC DA INNO3D).

Eu particularmente não vejo ela apresentando nenhum defeito, ou artefato, como eu expliquei nesse tópico aqui (

) estou com um problema que aparenta ser realmente em um dos módulos de memória RAM.

No entanto, confesso que estou com uma dúvida, desde que o problema das telas azuis começaram percebi que as fans pararam de girar, e voltavam a girar quando eu reiniciava o computador, fiz teste de benchmark em jogos usando o FpsMonitor e mostrava a temperatura de maneira correta, o rpm ficava ok, etc. Tudo dentro dos parâmetros, fiz o teste de stress no furmark e também tudo dentro dos parâmetros, então acredito que a placa de vídeo em si não tenha nenhum defeito.

Então, a minha dúvida é a seguinte, uma memória RAM defeituosa pode interferir no funcionamento mecânico da placa de vídeo? Nesse caso, fazendo as fans pararem de girar?

Um outro ponto que observei, quando eu realizei o teste com o ramtest86 utilizando as duas memórias ram as fans ficaram o tempo todo paradas, estou nesse exato momento realizando o teste nas memórias separadamente e em ambos os slots para descobrir qual dos módulos é o defeituoso, comecei pelo que eu acredito ser o defeituoso (achismo).

E agora as fans giram por um breve momento e param, e o ciclo se repete.

Então, por fim, a dúvida é justamente se o módulo defeituoso pode causar esse "fanstop".

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!