Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Processador: AMD Ryzen 7 5700X 8-Core--- 3.40 GHz

• Montei um PC novo, tive problema com o reconhecimento de um HD, mudei MUITAS coisas na BIOS da placa-mãe (MAG b550 Tomahawk) e (creio que não lembro de ter tido isso antes) depois da formatação e essa nova configuração... agora meu processador está em 100% de uso SEMPRE. Eu posso estar olhando a área de trabalho sem mexer o mouse e ele continua nos 100%, mas com a temperatura normal. 
  • O PC foi formatado há 1 semana e pouco e, portanto, não tenho nem como ter aplicativos suficientes pra pesar o processador sozinho assim. Tambem é a minha primeira vez usando AMD, mas esse teoricamente é bom, certo? Meu processador anterior era um I5 e nunca tive esse problema.

OBS: parece que ele não tem limitação pra certos apps. Independente do quanto eu feche, sempre vai pro 100% colocando altas porcentagens em apps que não lembro de puxarem tanto. E varia MUITO, MUITO mesmo
Alguma ideia do que posso fazer ou o que pode estar sendo o problema? Alguma configuração errada da BIOS pode estar afetando a CPU?
image.png.0582dd30b9d1a2493e44439da2d276fd.png

Postado

@Ana Nunes B Essa formatação ocorreu antes ou depois das mudanças da BIOS?

Poderia ser alguma mudança que fez na BIOS.

Seria bom verificar quantos núcleos do processador estão sendo reconhecidos, no gerenciador de tarefas > desempenho > processador.

Postado

@Gui GC image.png.c0a7f9d80619d9cd4f73ab83b11c8efe.png
Eu não me recordo de ter esse problema antes de mexer na BIOS não, mas como sou um pouco leiga nessa parte não sabia se era possível uma influência direta nesse nível entre ela e a CPU. Como mudei muita coisa na tentativa de reconhecer o HD, é bem possível, né?
O que me recomenda, por favor? Se preferir, posso reiniciar e mandar várias fotos da BIOS. Preferia checar o problema antes de dar reset nas configurações dela, pois tenho medo do meu HD parar de ser reconhecido como antes.

Postado

@Ana Nunes B Tem algumas coisas que poderia de fato afetar a performance do computador, como desativar alguns núcleos, threads, desativar o turbo boost, diminuir o clock ou travar o clock.

Ter limitado os núcleos não é algo que foi alterado. Agora, muito provavelmente o clock ficou travado.

Poderia ser até alguma opção do Windows em Opções de Energia, teria que verificar se está em modo Economia de Energia, Equilibrado ou Alto Desempenho.

Postado

@Gui GC
Verifiquei e estava no modo ''Equilibrio (recomendável)'' troquei pro ''desempenho máximo'' e, se reiniciar não for necessário, não mudou nada.
Modo legacy/CSM, RAID, muitas portas SATA ativadas ou ordem de inicialização influenciam? São algumas das coisas que recordo de memória ter alterado. Além de dar update na BIOS.

Postado

@Ana Nunes B Tem que ficar em equilibrio, desempenho máximo tentaria ficar ao máximo em 100%.

Ativar portas SATA não alterariam em nada.

Postado

@Gui GC Certo, então. Obrigada.
Vou ver se resolve reiniciar as configurações da BIOS pro padrão. Se não, vou levar a um técnico na cidade mesmo.
Sabe me dizer se esse processador tem essa caracteristica ou é ruim em outros aspectos? 
obrigada, amg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...