Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala, pessoal, tudo certo? Eu gostaria de relatar a vcs uma situação bem chata que estou passando, eu montei meu PC com a seguinte config:

Aorus B450M

XPG (2x8GB) 3200Mhz

RTX 3060 MSI Ventus 2x

Seagate Barracuda 2TB

Kingston A400 480GB

Com um gabinete NOX Infinity Alpha

E por fim, o tal Ryzen 7 5700x, eu adorei esse CPU, super potente e é o meu primeiro CPU 8/16 q já comprei, o problema é, esse bicho esquenta e esquenta muitoooo. Eu comprei ele novo no Kabum, veio sem cooler então como eu sabia da potência dele, eu comprei um Air Cooler da Rise Mode, um G800, cara esse air cooler tem dois fans de 90mm e dois dissipadores, mas mesmo assim, ele simplesmente não segura a temperatura, quando jogo Fortnite principalmente, ele bate 80º e até mesmo 92º e detalhe, ele só atinge essa temperatura porque eu tive que travar o jogo a 60FPS e eu tenho um monitor de 144hz, se eu aumentar os FPS o bicho esquenta mais ainda! Então eu gostaria de saber qual é o problema do meu setup, o que eu precisaria melhorar?

Postado

Você comprou um air cooler ruim - o desempenho é inferior ao Gammaxx 400 V2; e usa um gabinete praticamente sem airflow - não tem entrada de ar frontal; então não tem muito o que fazer, senão gastar para consertar estes pontos fracos.

• Curtir 1
Postado
21 minutos atrás, Vitor Patricio disse:

Fala, pessoal, tudo certo? Eu gostaria de relatar a vcs uma situação bem chata que estou passando, eu montei meu PC com a seguinte config:

Aorus B450M

XPG (2x8GB) 3200Mhz

RTX 3060 MSI Ventus 2x

Seagate Barracuda 2TB

Kingston A400 480GB

Com um gabinete NOX Infinity Alpha

E por fim, o tal Ryzen 7 5700x, eu adorei esse CPU, super potente e é o meu primeiro CPU 8/16 q já comprei, o problema é, esse bicho esquenta e esquenta muitoooo. Eu comprei ele novo no Kabum, veio sem cooler então como eu sabia da potência dele, eu comprei um Air Cooler da Rise Mode, um G800, cara esse air cooler tem dois fans de 90mm e dois dissipadores, mas mesmo assim, ele simplesmente não segura a temperatura, quando jogo Fortnite principalmente, ele bate 80º e até mesmo 92º e detalhe, ele só atinge essa temperatura porque eu tive que travar o jogo a 60FPS e eu tenho um monitor de 144hz, se eu aumentar os FPS o bicho esquenta mais ainda! Então eu gostaria de saber qual é o problema do meu setup, o que eu precisaria melhorar?

Esqueceu do air cooler.

Recomendo a compra do air que o @1lokos  mencionou.

Link

Postado

Eu uso o AG400 no r7 5700x, segura de boa. Até quando eu estava usando um gabinete mais antigo ficava em  65°, agr não passa de 55°. 

Você também pode fazer um undervolt que vai melhorar muito a temperatura.

Postado

@Tiberio Todo mundo fala desse Air Cooler mesmo, o AG400, já aproveitando, o que faz um Air Cooler ser bom? Quais especificações eu preciso me atentar?

porque eu achava que a quantidade de Heatpipes e o fato de ele ter dois blocos de dissipação seriam mais do que o suficiente, quando o PC está ocioso, ele até que fica numa temperatura boa, fica entre 48º e 56º no máximo.

@Rafael3DD Sim, eu pensei nessa possibilidade e achei também que a minha placa-mãe tava ativando algum tipo de over nele, mas eu monitorei tudo e pelo jeito, o problema não é esse.

Postado
2 minutos atrás, Vitor Patricio disse:

@Tiberio Todo mundo fala desse Air Cooler mesmo, o AG400, já aproveitando, o que faz um Air Cooler ser bom? Quais especificações eu preciso me atentar?

porque eu achava que a quantidade de Heatpipes e o fato de ele ter dois blocos de dissipação seriam mais do que o suficiente, quando o PC está ocioso, ele até que fica numa temperatura boa, fica entre 48º e 56º no máximo.

Dependendo do processador..., o correto seria 42 máximo 48 graus (modo ocioso).

Postado
3 minutos atrás, xlemes disse:

Dependendo do processador..., o correto seria 42 máximo 48 graus (modo ocioso).

Entendi, então eu vou ver se providencio esse Air Cooler e depois, um novo gabinete e espero que realmente resolva, já aproveitando então, qual seria um gabinete recomendável?

• Solução
Postado
41 minutos atrás, Vitor Patricio disse:

@Tiberio...o que faz um Air Cooler ser bom? Quais especificações eu preciso me atentar?

Ser de um fabricante renomado, que tem tradição em air cooler, se possível modelo que tenha sido testado por diversos revisores de hardware gringos - como Hardware Canucks, GamerNexus, KitGuru, Tom's Hardware, TechPowerUp... e claro, ter se saído bem nos testes. Salvo exceções, ignore os ditos "reviews" de Y'Tubers BR, principalmente dos "famosos" que são patrocinados pela marca.

Esse air cooler que você comprou é de "marca" de fantasia  - que não fabrica, compra produtos OEM (white label) na China com a sua etiqueta, então qualidade, desempenho é secundário. Esse mesmo cooler G800 é vendido no Allii como GMRGB, e provavelmente com outras marcas de fantasia.

Se seu gabinete tem fans frontais, sugiro fazer um teste, remova o painel frontal do gabinete, e teste no Fortnite para ver se a temperatura do CPU com esse air cooler fica abaixo dos 80 graus, se ficar compre um gabinete com frente mesh (malha), ou use esse NOX sem frente quando for jogar, modifique a frente para prender com ímãs, assim fica fácil tirar, colocar.

Se precisar comprar outro cooler, atente-se que seja fan de 120mm, até R$ 200,00 não tem nada melhor que o AG400 no mercado. 

Postado
52 minutos atrás, Vitor Patricio disse:

Entendi, então eu vou ver se providencio esse Air Cooler e depois, um novo gabinete e espero que realmente resolva, já aproveitando então, qual seria um gabinete recomendável?

Custo-benefício é o kazan 2 - link

Se quiser um gabinete maior e que tenha entrada frontal usb-c, tem esse da montech - link

Postado
3 horas atrás, 1lokos disse:

Ser de um fabricante renomado, que tem tradição em air cooler, se possível modelo que tenha sido testado por diversos revisores de hardware gringos - como Hardware Canucks, GamerNexus, KitGuru, Tom's Hardware, TechPowerUp... e claro, ter se saído bem nos testes. Salvo exceções, ignore os ditos "reviews" de Y'Tubers BR, principalmente dos "famosos" que são patrocinados pela marca.

Esse air cooler que você comprou é de "marca" de fantasia  - que não fabrica, compra produtos OEM (white label) na China com a sua etiqueta, então qualidade, desempenho é secundário. Esse mesmo cooler G800 é vendido no Allii como GMRGB, e provavelmente com outras marcas de fantasia.

Se seu gabinete tem fans frontais, sugiro fazer um teste, remova o painel frontal do gabinete, e teste no Fortnite para ver se a temperatura do CPU com esse air cooler fica abaixo dos 80 graus, se ficar compre um gabinete com frente mesh (malha), ou use esse NOX sem frente quando for jogar, modifique a frente para prender com ímãs, assim fica fácil tirar, colocar.

Se precisar comprar outro cooler, atente-se que seja fan de 120mm, até R$ 200,00 não tem nada melhor que o AG400 no mercado. 

Cara, eu descobri isso hoje quando entrei no mercado livre, eu vi um air cooler igualzinho esse q eu tenho só que era de outra marca, que coisa, isso me deixou bem triste porque eu comprei esse por conta justamente de um canal que eu acompanho há anos e que é patrocinado por essa marca. Mas foi bom saber dessas informações, agradeço demais pelas dicas!

3 horas atrás, xlemes disse:

Custo-benefício é o kazan 2 - link

Se quiser um gabinete maior e que tenha entrada frontal usb-c, tem esse da montech - link

Nossa, gostei muito desse Kazan 2 até pelo preço, obrigado mesmo!

Postado
1 hora atrás, Vitor Patricio disse:

Nossa, gostei muito desse Kazan 2 até pelo preço, obrigado mesmo!

👍

Postado

Gente, uma breve atualização do que aconteceu, eu segui a dica do @Rafael3DD e fiz um pequeno undervolting no CPU, não resolveu 100% porque a minha placa-mãe é meio complicada de fazer, mas digamos que resolveu uns 40%, eu agora tô conseguindo jogar Fortnite a mais de 100FPS e o CPU fica em uns 75º, ainda tô achando quente porque eu joguei por 10min apenas, mas na configuração padrão, se eu jogasse nesse mesmo período já teria batido uns 85º fácil, então tive progresso, depois eu vou explorar novas configurações, até achar uma ideal e agora quem está esquentando bastante é a placa de vídeo e isso tá acontecendo por conta do gabinete que tem um airflow ruim mesmo, então como em cima dele é mesh eu resolvi tirar os fans frontais e colocar em cima tirando o ar de dentro, acredito que isso ajude por um tempo até eu conseguir grana pra fazer as alterações de hardware, no mais é isso, agradeço muito a ajuda de todos!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!