Ir ao conteúdo

Ryzen 7 5700G esquentando renderizando Vídeos

Ir à solução Resolvido por uotlaf,

Posts recomendados

Postado

Estou com problemas de temperatura ao renderizar minhas edições de vídeo, montei meu setup recente para trabalho e jogar em tempo livre (jogando não passa de 75ºC), abaixo estará as peças. Por não ter encontrado muitas opiniões sobre o coolerbox da amd em render eu decidi utilizá-lo enquanto fosse conveniente. Porém, sempre que começo a renderizar um vídeo, a temperatura do processador sobe loucamente em menos de 10 segundos pra +98ºC e continua subindo sem parar, o que me deixa muito apreensivo e tenho que ficar pausando a renderização por medo de danificar algum componente devido ao calor extremo já que no site da amd informa que a temperatura máxima pra ele é 95ºC. 

Encontrei então um CPU Cooler parrudo que achei interessante, o DeepCool AG620 e gostaria da opinião sobre a eficiência dele ou se tem uma indicação melhor na mesma faixa de preço (sem RGB pfv).

Setup: 

• Gabinete Mid Tower T-Dagger Cube White (Aberto)
  • Fonte BRX 650w 80plus Bronze
  • Placa-mãe ASUS TUF Gaming B550M-PLUS
  • 2x16GB DDR4 3200MHz Husky
  • AMD Ryzen 7 5700G
  • GPU AMD RX6600

Pretendo comprar um Air Cooler e algumas Fans porque o Gabinete não cabe um WaterCooler de 360mm, o maior que posso colocar é 240mm e na gambiarra, além de não confiar muito na durabilidade de watercooler.

• Solução
Postado

AG620 é um ótimo CPU Cooler. Nesta faixa de preço tem também o grande Scythe Fuma 3

Citação

temperatura do processador sobe loucamente em menos de 10 segundos pra +98ºC

A menos que você tenha travado o multiplicador, cpus modernos regulam o clock automaticamente para ficar dentro de determinada temperatura. 98ºC realmente é alto, mas o limite de 95ºC é realmente esperado para o cooler box

Não que seja bom ficar com temperatura alta o tempo todo, mas a curto prazo(até comprar um cpu cooler melhor) não deve danificar nada. Sua placa-mãe também deve ter sensores de temperatura no VRM e no socket pra qualquer coisa

• Obrigado 1
Postado
7 minutos atrás, uotlaf disse:

AG620 é um ótimo CPU Cooler. Nesta faixa de preço tem também o grande Scythe Fuma 3

A menos que você tenha travado o multiplicador, cpus modernos regulam o clock automaticamente para ficar dentro de determinada temperatura. 98ºC realmente é alto, mas o limite de 95ºC é realmente esperado para o cooler box

Não que seja bom ficar com temperatura alta o tempo todo, mas a curto prazo(até comprar um cpu cooler melhor) não deve danificar nada. Sua placa-mãe também deve ter sensores de temperatura no VRM e no socket pra qualquer coisa

Muito obrigado pela resposta 🤓, pesquisei o Scythe Fuma 3 e achei muito interessante, inclusive pelo design proporcionar mais espaço para as memórias ram, agora fico na dúvida de qual é melhor pra o resfriamento nesse caso de Renderização e Estresse prolongado, o Scythe Fuma 3 ou AG620, e também em relação a Fans se tiver uma indicação sobre qual comprar agradeço muito. Infelizmente esse Gabinete T-Dagger Cube tem um airflow muito deficiente na área frontal então acredito que apenas 2 Fans no Superior sugando e 1 na Traseira ejetando o ar seria realmente eficientes.

Postado

@uotlaf Decidi pela compra do Scythe Fuma 3 e 3x Cooler FAN Rise Mode Wind W1 seguindo o seu conselho. Depois de muito pesquisar a diferença de ambos AG620 e o Fuma 3 vi as vantagens do Fuma e decidi por ele, as fans vão ajudar no airflow pra enfim fechar esse Gabinete. Hoje também pra confirmar sobre a regulagem do clock pelo sistema para manter a temperatura eu fiz um teste com o Cinebench e não ultrapassou 96ºC mesmo durante mais de 10min diretos então fico mais "tranquilo" (durante estava bem apreensivo com essa temperatura constante), em alguns dias estarei com as peças que já comprei e farei novamente alguns testes pra renderizar uns vídeos. 

Muito obrigado pela atenção, não sei se é possível manter o tópico aberto por muito tempo, mas retorno em uns 20 dias +/- que é o tempo da Terabyteshop entregar e finalizo com o "antes / depois"

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

Enfim retornei, espero que mais pessoas possam conhecer esse Cooler incrível que é o Scythe Fuma 3, hoje dia 12/01/2024 chegou o meu que foi comprado na Terabyteshop, qual já tive alguns problemas com eles, mas foi o melhor preço (R$379,90) que achei. 

Abrindo a caixa, scythe fuma 3gabinete-aberto-coolerbox.thumb.jpg.87bbe099e135db6009fc59fc43ea0059.jpgA imagem na direita é o antes da instalação, as 3 Fans foram colocadas também por indicação do querido @uotlafComo foram compradas na loja que explode, chegaram em 3 dias em João Pessoa/PB, claramente veio com o próprio Flash ou algum portal, porque na Terabyteshop tudo leva mais de 10 dias, compra minha que já levou 20 com prazo de 14...

gabinete-aberto-scythe-fuma_3.thumb.jpg.7ae7c2590488ec3bb6f65aab52adac3c.jpg

Fiz o passo-a-passo no manual que vem nele para instalação no socket AM4 e utilizei também da Scythe Thermal Grease, que é a pasta térmica que vem com o Cooler da Scythe.

Por algum motivo o cabo que adapta os 2 conectores da CPU FAN das 2 fans do cooler não estava funcionando, a placa não reconhecia na BIOS e ficava dando erro na inicialização, então fiz a ligação direto nos 2 conectores da placa-mãe o que veio a funcionar perfeitamente. 

E agora vem meu deleite, ele é SUPER SILENCIOSO, e SUPER FRIO. Abaixo vou deixar uns pequenos testes em estresse e 1 jogando, não tenho prints de como era a temperatura jogando mas tenho confiança em dizer que com o Coolerbox da AMD a temperatura chegava em 78ºC com GTA V e 85ºC🫤 no Minecraft quando explorando ( o que não me incomodava na verdade ). E agora com o Scythe Fuma 3 temos incríveis 53~57ºC 🤩 em todos os jogos que testei.

Com o Coolerbox AMD, scaneando com o Windows Defender em 20seg batia 95ºC+

AMD Coolerbox

Com o Scythe Fuma 3 no máximo 76ºC e sem reduzir o clock do processador.

Scythe Fuma 3

GTA V que antes batia 75~78ºC agora é essa delicia de 53ºC: https://i.ibb.co/yq3j5L8/53c-gta-v-12-01-24.jpg

Finalizo agradecendo muito pela indicação, também testei o antes e depois da instalação no Cinebench, vou deixar abaixo o resultado em texto já que já mandei muita imagem, RECOMENDO fortemente quem quiser um ótimo cooler pra durar anos, vi muito sobre ele e com ele vai melhor muito meu desempenho com renderização de imagem, Vídeo, jogar e etc, muito obrigado e boa sorte a todos! 

Cinebench AMD Coolerbox: 745pts

https://i.ibb.co/F0FY1Vv/Cine-Bench-29-12-23.png

Cinebench Scythe Fuma 3: 796pts

https://i.ibb.co/LZYRqQX/Cine-Bench-12-01-24.png

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!