Ir ao conteúdo

Processadores compatíveis com a placa-mãe ASUS Prime A320M-K/BR

Ir à solução Resolvido por uotlaf,

Posts recomendados

Postado

Bom dia, eu não manjo muito de hardware por isso irei perguntar aqui, queria saber se o processador AMD Ryzen 7 7500x  ou ate mesmo a AMD Ryzen 5 5600G são compatível com a placa-mãe ASUS prime A320M-K/BR DDR4 AM4 AMD Ryzen, tentei ver pelas especificações da fabricante mas como disse não entendo muito bem, agradeço se alguém puder me ajudar. Tenho um processador AMD Ryzen R3 3200G no momento e queria trocar.

Postado

A320M-KBR é compatível com o 5600G a partir da BIOS 6042

Citação

AMD Ryzen 7 7500x

Não existe Ryzen 7 7500X. Se você está procurando o Ryzen 5 7600x, ele não é compatível(somente placa AM5). Já se está procurando o Ryzen 5 5500, este é compatível também a partir da BIOS 6042

O Ryzen 3 3200G é compatível a partir da BIOS 4801, então você vai ter que atualizar quando o 5600G chegar

Você não disse qual gpu tem. Lembre-se que os processadores 5000 sem o G não tem GPU Integrada

Postado

5700X é bem melhor que um 5600G e até que um 5700G. Pra quem tá com uma 3060, não vale a pena comprar o G(a menos que você queira ter algo usável se a gpu dedicada der problema)

Quanto em preço, o 5700X está com preço bem próximo do 5700G. Se você não planeja usar a gpu integrada, não tem porque pegar o G.

• Solução
Postado
14 minutos atrás, Lucas Maf disse:

@uotlaf esse 7 do AMD Ryzen 7 5700 é o que? a geração?

Na geração 5000:

O primeiro 7 é o segmento:

3 = Processadores de entrada - 4/8

5 = Processadores intermediários -  6/12

7 = Processadores topo de linha - 8/16

9 = Processadores nível entusiasta - 12/24

Após isso vem os quatro números:

O primeiro é o ano que o processador foi lançado(nos desktops não-G bate com a geração). Neste caso, 5 = Zen 3

O segundo é o nível de performance. Normalmente segue o número do segmento, tirando em situações específicas(ex, 5800 é melhor que o 5700)

O terceiro e quarto número é o modelo. Raramente é utilizado, tirando em situações específicas(ex. Ryzen PRO 5650G)

Após isso, temos os sufixos:

G - Processadores com gráficos integrados

X - Processadores com TDP alto
*nada* - Processadores comuns

15 minutos atrás, Lucas Maf disse:

tô com medo de comprar e não funcionar ou sei lá

Para a sua placa-mãe,  qualquer cpu da geração 5(o primeiro número) funciona. Você só deve se atentar na versão da BIOS mínima que dá suporte(veja aqui)

17 minutos atrás, Lucas Maf disse:

qual você compraria? levando em consideração preço e tal

O 5700X e o 5700G estão com preços muito próximos. Se você não vai precisar do gráfico integrado, o 5700X tem performance um pouco superior

Postado
9 minutos atrás, uotlaf disse:

Você só deve se atentar na versão da BIOS mínima que dá suporte(veja aqui)

sobre a BIOS que eu também não sei muito, da para mudar a versão na própria BIOS?

Postado
22 minutos atrás, Lucas Maf disse:

sobre a BIOS que eu também não sei muito, da para mudar a versão na própria BIOS?

Dá.

O EZ Flash 3 da A320M-K/br, permite a troca de versão de BIOS diretamente dentro da BIOS da placa-mãe.

Mas usar essa função com a parte de baixar da internet através da própria BIOS vai travar a BIOS na máxima que suporta seu processador atual, caso tenha, a minha ocorreu isso quando atualizei tempos atrás quando minha GPU não estava dando vídeo, travou em uma versão máxima que suporta o Ryzen 3 2200G e não vai além disso.

Você pode baixar a versão de BIOS mais recente e deixar no HD mesmo, e atualizar a BIOS manualmente sem baixar da internet, igual colocar a BIOS em pendrive.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!