Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Devo melhorar meu CPU (R5 1600) e memória (2x4GB) ou minha GPU (GTX 1050 Ti)?


Posts recomendados

Estou com um orçamento de aproximadamente R$2.000,00 para fazer um upgrade do meu PC e gostaria de ouvir opiniões do que seria o melhor caminho a tomar. Segue especificação atual:

 

placa-mãe: ASUS B350F GAMING

CPU: Ryzen 5 1600

Memória: HyperX 2x4GB

GPU: GTX 1050 Ti

PSU: Corsair CX550

 

De início pensei em trocar o GPU, talvez por um RX 6600 ou RX 6750 XT (dependendo da promoção que achar) para poder jogar títulos mais recentes como Armored Core VI e Starfield, mas checando as especificação necessária destes notei que não adiantaria porque o resto do PC está obsoleto, porém uma placa de vídeo nova ainda me ajudaria a ter desempenhos melhores em outros jogos mais velhos.

O outro caminho que estou considerando se seria melhor trocar o CPU por um Ryzen 5 5600 e a memória para 2x16GB, melhorando a performance geral do PC. 8GB de memória ainda dá para o gasto, mas é bem evidente que é pouco hoje em dia. Quanto ao CPU, admito não ter bom conhecimento na leitura de suas especificações mas segundo pesquisas parece ser um bom upgrade que pode até resultar em melhor FPS nos jogos.

 

Na opinião de vocês, que tipo de upgrade devo fazer no meu PC?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, AgeQuodAgis disse:

Estou com um orçamento de aproximadamente R$2.000,00 para fazer um upgrade do meu PC e gostaria de ouvir opiniões do que seria o melhor caminho a tomar. Segue especificação atual:

 

placa-mãe: ASUS B350F GAMING

CPU: Ryzen 5 1600

Memória: HyperX 2x4GB

GPU: GTX 1050 Ti

PSU: Corsair CX550

 

De início pensei em trocar o GPU, talvez por um RX 6600 ou RX 6750 XT (dependendo da promoção que achar) para poder jogar títulos mais recentes como Armored Core VI e Starfield, mas checando as especificação necessária destes notei que não adiantaria porque o resto do PC está obsoleto, porém uma placa de vídeo nova ainda me ajudaria a ter desempenhos melhores em outros jogos mais velhos.

O outro caminho que estou considerando se seria melhor trocar o CPU por um Ryzen 5 5600 e a memória para 2x16GB, melhorando a performance geral do PC. 8GB de memória ainda dá para o gasto, mas é bem evidente que é pouco hoje em dia. Quanto ao CPU, admito não ter bom conhecimento na leitura de suas especificações mas segundo pesquisas parece ser um bom upgrade que pode até resultar em melhor FPS nos jogos.

 

Na opinião de vocês, que tipo de upgrade devo fazer no meu PC?

 

Concordo com o @Rafael3DD começaria trocando as memórias ram. Conforme a capacidade de sua placa-mãe, pegaria dois pentes de 8GB para futuro up para  32GB.

 

Troca do processador acho válido também.

 

Só a placa de vídeo que eu não sei indicar qual seria melhor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AgeQuodAgis 
Por acaso acabei de anunciar um kit que montei recente
é um
Ryzen 5 5600
uma b450 maxsun
com 16gb de ram
(to vendendo o pc completo tb com gabinete, VGA etc.)

Indo além ,eu saí JUSTAMENTE de um 1600 pra esse setup de agora.

pensei muito antes do upgrade e como minha 2060 estava aguentando bem os jogos o upgrade foi no processador, acabei pegando a  MB junto pois 5600 sem pelo menos um b450 é jogar dinheiro fora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que pela consistência das respostas até agora realmente o upgrade do CPU e memória é o melhor caminho a ser tomado.

 

@Rafael3DD

@opuss

Existe alguma razão por não já pegar 32GB (2x16GB)? Segundo minha pesquisa não parece ter problema com a placa-mãe, visto que na lista de compatibilidade ela menciona diversas memórias nessa configuração.

 

@Assad

Por que você diz ser dinheiro jogado fora pegar a 5600 sem uma B450? Segundo a fabricante a B350 suporta a 5600... É sobre a disponibilidade de alguma função ou limitação de algum tipo de bandwidth?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, AgeQuodAgis disse:

Acredito que pela consistência das respostas até agora realmente o upgrade do CPU e memória é o melhor caminho a ser tomado.

 

@Rafael3DD

@opuss

Existe alguma razão por não já pegar 32GB (2x16GB)? Segundo minha pesquisa não parece ter problema com a placa-mãe, visto que na lista de compatibilidade ela menciona diversas memórias nessa configuração.

 

@Assad

Por que você diz ser dinheiro jogado fora pegar a 5600 sem uma B450? Segundo a fabricante a B350 suporta a 5600... É sobre a disponibilidade de alguma função ou limitação de algum tipo de bandwidth?

 

Sugeri 16GB por economia mesmo e poder investir mais nos demais itens. Se a placa aceita e você pode adquirir, não vejo problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AgeQuodAgis  pois a b350 não vai extrair 100% do processador.
suportar quer dizer que vai FUNCIONAR, porém se você liga um 5600x em uma B350 ou A320 e depois em uma b450 ou b550, você vai ver um ganho considerável de performance.

feito isso, se você quer manter a placa-mãe, tu pode pegar até um processador mais fraco.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Priorizando a memória conforme recomendado, estou de olho nesta Kingston Fury Renegade 32GB (2x16GB), 3600MHz, CL16. Ao meu entender não há segredos quanto a esta peça e o preço parece adequado.

 

Segundo os conselhos, eu deveria agora focar em um processador novo mas encontrei a placa PowerColor Fighter Radeon RX 6600 8GB com um preço que parece bom. Eu sei que o meu processador seria um bottleneck mas por ser uma peça um pouco menos cara, seria mais fácil de trocar futuramente.

 

Seria uma má ideia ir com esta combinação de upgrade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!