Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade em Notebook: 8GB dual-channel ou 12GB single-channel


Ir à solução Resolvido por solidadrian,

Posts recomendados

Olá, pessoal. Comprei um notebook Samsung NP-550XDA-KV3BR. É um i3 1115G4 11th gen, 4GB RAM 26667 MHz e SSD 256GB. 

 

Pretendo comprar pra ele um SSD pro slot de disco rígido e fazer um upgrade na RAM. Porém, me surgiu uma dúvida:

 

Vale mais a pena comprar um único pente de 4GB RAM e ter os 8GB em dual channel ou comprar um pente de 8GB e ter os 12GB em single channel?

 

Vou usar ele pra estudos, programação e jogos, mas nada muito pesado, maioria são jogos antigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pente de memória é soldado na placa né? Sobre sua pergunta, você não vai perder o dual channel independente da quantidade de memória que você instalar, o que vai acontecer é ela ficar restrita a frequência de RAM 2666 que é o pente (que eu acredito ser soldado na placa-mãe) ou seja tem que comprar RAM na mesma frequência.

agora, Moura-Chn disse:

O pente de memória é soldado na placa né? Sobre sua pergunta, você não vai perder o dual channel independente da quantidade de memória que você instalar, o que vai acontecer é ela ficar restrita a frequência de RAM 2666 que é o pente (que eu acredito ser soldado na placa-mãe) ou seja tem que comprar RAM na mesma frequência.

Só um complemento, ele meio que vai funcionar no modo flex. Tipo até 8 gigas vai funcionar em dual e se passar disso vai trabalhar em single.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@solidadrian Eu vi um anuncio da placa do seu notebook no ML:

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2624765218-placa-me-original-de-fabrica-samsung-book-np550xda-np550xdz-_JM

 

E pela foto da placa esse notebook tem 2 slots DDR4, logo você pode colocar ate 2 pentes de 16GB se quiser, mas pra um i3 acho que 2x8GB ja estaria de bom tamanho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
20 horas atrás, Moura-Chn disse:

O pente de memória é soldado na placa né? Sobre sua pergunta, você não vai perder o dual channel independente da quantidade de memória que você instalar, o que vai acontecer é ela ficar restrita a frequência de RAM 2666 que é o pente (que eu acredito ser soldado na placa-mãe) ou seja tem que comprar RAM na mesma frequência.

Só um complemento, ele meio que vai funcionar no modo flex. Tipo até 8 gigas vai funcionar em dual e se passar disso vai trabalhar em single.

Obrigado pela resposta! 

O pente não é soldado, sao dois slots. Então conseguiria trocar o pente de 4GB ram original só que isso vai ficar pro futuro por questões financeiras ahahaha por isso queria saber qual valeria mais a pena a curto prazo porque a longo prazo meu plano final seria realmente comprar 2x8GB. Mas vou comprar a de 8GB logo mesmo então, não conhecia o modo flex. Obrigado pelo esclarecimento!

 

20 horas atrás, F4b10 disse:

@solidadrian Eu vi um anuncio da placa do seu notebook no ML:

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2624765218-placa-me-original-de-fabrica-samsung-book-np550xda-np550xdz-_JM

 

E pela foto da placa esse notebook tem 2 slots DDR4, logo você pode colocar ate 2 pentes de 16GB se quiser, mas pra um i3 acho que 2x8GB ja estaria de bom tamanho.

Obrigado pela resposta!

Esse realmente era meu plano a longo prazo, colocar 2x8GB, mas pensei que a curto prazo seria mais jogo colocar outra de 4 pra ter uma performance bacana em dual channel nos jogos enquanto juntava uma grana pra comprar as duas de 8. Mas vou comprar a de 8 logo depois da explicação do amigo ali de cima.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!