Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Stuttering/lag gráfico recorrente em alguns jogos em PC com boa configuração.


Posts recomendados

Olá, pessoal. Desde que adquiri uma nova configuração do meu computador (irei informar no fim do texto), notei um pequeno "lag gráfico" ao navegar normalmente no windows. Acontece que eu costumava jogar o jogo "Roblox" com alguns amigos e notei que eu estava tendo uns engasgos repentinos no jogo. Acontecia de forma aleatória e era como se ficasse em "câmera lenta" por mais ou menos um segundo e voltasse ao normal. Pra quem joga, sabe que isso incomoda muito e afeta a jogabilidade. Vale ressaltar que essa "fraqueza" no computador, já estava sendo notada somente ao navegar no windows, sem nenhuma execução de jogos ainda. Pois bem, ao instalar o emulador de android (bluestacks), eu notei que o programa acusava que a minha virtualização estava desabilidade e estava com dificuldade ao executar o Hyper-v do meu computador. O mesmo acontecia quando eu instalava o antivírus "Kaspersky Total Security", que me informava que eu teria que habilitar minha virtualização para melhor experiência. Acontece que sei muito bem do que se trata isso e fui verificar para ver se estava habilitada e estava. Verifiquei pelo windows mesmo (através do gerenciador de tarefas) e também pela BIOS da placa-mãe. Ignorando tudo isso, apenas continuei utilizando meu computador normalmente, mesmo com todo esse problema de engasgo e lag gráfico horrível. Acontece que ao longo do tempo isso vai se tornando muito chato e me deixou muito incomodado. Ao executar alguns outros jogos como: Call of Duty Warzone; Fortnite; Mir4; CS-GO, eu notei que meu computador tinha um desempenho inferior a computadores com a mesma configuração que vi fazendo gameplay nesses jogos pelo youtube. No início achei que fosse por conta da utilização de apenas um pente de ram de 8 gb 2666mhz e coloquei mais uma para fazer dual channel e dar uma "folga" no processador. Não resolvendo, comprei um SSD M.2 NVMe para ver se resolveria o problema e também não resolveu. Tentei trocar o monitor, e percebendo que não era o problema, retornei ao anterior. Alternei os pentes das memórias para ver se não poderia ter sido isso e também não era. A placa de vídeo era uma que eu mantive de um outro pc antigo. Lembrando que no pc antigo, essa placa de vídeo funcionava muito bem. Recentemente tive um problema ao ligar o computador. Levei ao técnico e ao trocar a fonte, o computador ligou normalmente. Obs: minha casa não tinha aterramento na energia elétrica e eu estava com suspeita de que poderia ser isso. A fonte atual, é uma que eu utilizava no antigo computador, e aparentemente, está funcionando normalmente. Acontece que, mesmo fazendo o aterramento da energia, ainda tenho esses mesmos problemas citados no início. Alguém teve alguma experiência parecida? Os cabos de fonte, os cabos do monitor ou o adaptador HDMI>VGA que eu uso poderia ser o problema? Lembrando que já troquei 3 adaptadores e não resolveu, inclusive tentei através do display port da placa de vídeo. Com tudo isso, só me dá a suspeitar do processador, placa-mãe e os cabos. Vocês poderia me ajudar? Desde já, agradeço.

CONFIGURAÇÃO do PC:
Processador: i3 10105f;
Placa de vídeo: 1050ti 4gb gddr5 (msi);
Memórias: 16GB 2666mhz (dual channel);
Fonte: OnePower 600w;
placa-mãe: ASRock b560m pro4;
Disco rígido: SSD M.2 NVMe 256gb KingSpec (NX Series);

obs: atualmente utilizo o windows 11 pro, porém, já testei com o windows 10 (todas as versões) e formatei meu computador diversas vezes, pois também poderia ser erro de instalação do software ou algo do tipo. O que não resolveu nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!