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Olá, de uns tempos pra cá (talvez uns 4 meses, ou mais, não tenho certeza), meu computador está um pouco instável, o normal é ele ligar bem rápido, uns 20 segundos mais ou menos (windows está instalado no SSD M.2 NVMe), mas as vezes quando ligo ele demora muito, uma vez chegou a demorar até uns 5 minutos, quando acontece isso de demorar, ele fica alternando a velocidade das ventoinhas entre máximo que faz barulho, e normal, não da Vídeo até uns 10 segundos antes de ligar por completo e estar operacional, outro detalhe é que o gabinete possui 3 coolers na frente que ja vieram de fábrica com led colorido, a cor padrão é amarelo, mas eu configurei para ficar roxo, durante esse processo de demorar muito para ligar ele está amarelo (padrão de fábrica) só fica roxo quando da vídeo e vai ligar de fato. Bom, agora vamos para o problema mais grave, quando voltei de viagem, dia 02, liguei o PC, demorou como das outras vezes, mas dessa vez não ficou com a luz roxa, manteve a amarela de fábrica, reiniciei, ligou rápido mas a luz continua amarela, e a memória está na metade, eu tenho 4 slots de 8gbs cada, mas só aparece 16gb no gerenciador, inclusive diz que só 2 slots estão sendo utilizados. Esse problema com a memória ja chegou a acontecer outras vezes, mas reiniciando resolvia, agora, não mais.

Outro detalhe que imagino ser importante é que eu cheguei a fazer aquela alteração na BIOS que permite a memória a operar em 3200mhz, antes disso era 2666mhz, mas hoje em dia está de volta a 2666mhz e não mexi de novo, esse fato de ter revertido para 2666mhz aconteceu bem antes de começar a dar esse problema. 

 

De qualquer forma se alguém souber de algum caso parecido ou tenha alguma ideia do que pode ser eu agradeço a ajuda. Desde já obrigado e desculpa o texto longo, quis detalhar bem o problema e os fatores. 

 

-placa-mãe Gigabyte Aorus B450 Aorus M, AMD AM4, mATX, DDR4 

-Processador Ryzen 5 3600X

-Placa de vídeo Nvidia ASUS RTX 2070

-Memória 4x Memória XPG Gammix D30, 8GB, 3200MHz, DDR4, CL16, Cinza - AX4U320038G16A-SB30

-OS Windows 10 Home versão 22H2

 

image.thumb.png.50b9b9bc83fd3b1cf07b9f67a5b3c59a.png

Postado

Modelo do gabinete, fonte  e do cooler da CPU. Monitorou temperaturas?

Em todo caso, baixe um Ubuntu em um pendrive, o sistema boota e roda a partir do pendrive, nem precisa instalar. O objetivo é simples: verificar se o Windows não corrompeu algum arquivo ou foi infectado por vírus.

Se o problema continuar a primeira providencia é desmontar , limpar, trocar pasta térmica e aí montar novamente.

Se ainda continuar aí sim pode haver hipótese de problema no hardware

Visitante
 
Postado

Parece problema das memórias. Tira elas e limpa bem com borracha branca e passa bastante limpa contato.

Quanto  a sugestão do amigo @PedraX , mais simples que bootar com Linux (ou antes de fazer desse modo), use a ferramenta de diagnóstico do próprio Windows para reparar o sistema, se for necessário.

 

https://support.microsoft.com/pt-br/topic/use-a-ferramenta-verificador-de-arquivos-do-sistema-para-reparar-arquivos-de-sistema-ausentes-ou-corrompidos-79aa86cb-ca52-166a-92a3-966e85d4094e

Postado

@PedraX  Entendi, vou fazer isso para ter certeza que o problema não é o sistema operacional. Os modelos são o seguinte: 

-Fonte Corsair TX550M, 550W, 80 Plus Gold, Semi Modular - CP-9020133

-Gabinete Corsair Carbide Series Spec Delta RGB, Mid-Tower, 3 Fans, Vidro Temperado, Preto - CC-9011166-WW

-Cooler Master Hyper 212 Turbo com LED vermelho AMD/Intel - Red Cover RR-212TR-16PR-R1

 

Em relação a fonte eu sei que 550W é bem apertado para o setup mas desde quando montei o PC uso esse setup e nunca havia dado problema.

 

@Mega Blaster Beleza, obrigado pela dica, vou fazer essa etapa antes e se não acusar nada faço a do linux. Talvez eu faça o update para o windows 11 também. 

Visitante
 
Postado
2 minutos atrás, Leoperedo disse:

Talvez eu faça o update para o windows 11 também. 

Prefira uma instalação limpa. Atrele sua chave à sua conta da MS que será validada automáticamente.

Postado

Hardware ok e bem balanceado, inclusive o fonte.

Se não aconteceu nenhuma anomalia tipo um surto elétrico, ou é no sistema mesmo ou alguma limpeza nos slots, tenha certeza que use pasta térmica de boa qualidade e os procedimentos corretos.

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