Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, recentemente comprei um water cooler e montei no meu pc, liguei ele e já começou a dar problema, não tava iniciando, então resetei a BIOS porque eu tinha feito undervolt no meu processador, ai liguei normalmente, mas depois de um tempo ele desliga, não fica nem 30 min, as vezes trava a tela toda, eu tô achando que pode ser a fonte que tenho há mais de 5 anos, uma da evga de 500w 80 plus bronze, acho que ela não ta aguentando mais depois que coloquei o water cooler já que ele puxa mais da fonte do que o coolerbox ne, minhas especificações são: placa-mãe b450m gaming steel legend, Ryzen 5 5600x, RTX 2060 6gb, 1 SSD sata 240gb, 3 HD 1tb, um kit com 3 fans + controladora rise mode, water cooler 240mm rise mode

Postado
27 minutos atrás, Cesinha013 disse:

uma da evga de 500w 80 plus bronze

Qual o modelo exato de EVGA 500w ?

28 minutos atrás, Cesinha013 disse:

Ryzen 5 5600x

Está fazendo Overclock no processador?

Postado

Estou com o mesmo problema de alguns dias para cá. Configuração nova, em Novembro realizei um upgrade no PC. Aproveitei o gabinete e fonte (Corsair CX650) da configuração antiga, e atualizei o restante.

Configuração Atual:

Processador I5 13600KF

placa-mãe Gigabyte Aorus B660M PRO

Watercooler Aorus Waterforce X240

2x 16Gb DDR4 3.200 MHz Hyperx Beast RGB

Placa de Vídeo MSI RTX 3060 Ti

SSD M.2 Gen3 1TB

SSD Sata 100GB

1 HD Sata 4TB

1 HD Sata 1TB

Completamente perdido sem fazer ideia do que pode ser. Se alguém puder ajudar.

Postado
16 minutos atrás, Pssfilho disse:

Processador I5 13600KF

Fazendo overclock?

Verificou se as temperaturas estão normais?

18 minutos atrás, Pssfilho disse:

Aproveitei o gabinete

Esse gabinete tem um bom air flow?

• Curtir 1
Postado

@Tiberio

Não estou fazendo overclock, e quanto as temperaturas não me parece que são o problema. Geralmente quando ocorre o problema o PC não está em alta carga e com temperatura em torno de 50-55 graus, pelo que informa na tela do watercooler.

Quanto ao gabinete tem sim um bom air flow, é um Coolermaster Masterbox MB-520 Midtower, e ainda assim está com a lateral aberta. Além do radiador do watercooler com 2 ventoinhas posicionado na parte superior, tenho 3 ventoinhas na frente jogando ar para dentro, e 1 ventoinha no fundo retirando ar.

Citando alguns detalhes de quando ocorre o problema, o PC desliga, a tela do watercooler apaga, as ventoinhas param de girar porém o RGB fica aceso. As memórias RAM também permanecem com o RGB aceso.

Postado

@Tiberio  Sim. memórias com XMP ativado em 3.200Mhz que é compatível com o processador.

BIOS da placa-mãe não está na ultima versão não, estava olhando tem uma versão lançada em dezembro de 2023.

Porém o que me deixa bem perdido é que o PC funcionou perfeitamente desde a montagem e de uns tempos para cá começou esse problema. Estou pensando em fonte já que foi a única coisa que não atualizei e não é nova.

Postado

@Tiberio Então to pensando em arriscar e comprar uma nova fonte, não tenho acesso a outra fonte infelizmente para testar. Pensei numa Gamemax GX750 que recentemente foi testada pelo Teclab e teve um bom desempenho.

Postado

@Tiberio caramba sério? Tenho visto algumas pessoas falando bem principalmente depois dos testes do Teclab por isso pensei nela. A XPG seria uma boa opção? Essa Cougar que você indicou seria uma boa opção também acredito, devido a sua indicação. Nunca tive nada da Cougar, sei nada da marca.

Agora vai entender, fiz alguns testes no PC e até agora nada, inverti até o switch do power para saber se não estaria em curto e seria a possível causa do problema, porém nada. Deixei o PC deitado na posição que havia mexido nele e resolvi ligar e até agora ta funcionando. Já olhei cabeçote do WC para ver se não estaria folgado e desligando o PC por temperatura mais está ok.

Postado
2 minutos atrás, Tiberio disse:

Core Reactor I seria uma boa opção.

Nessa configuração você aumentaria a potência para 750W ou manteria em 650W e atenderia bem?

Postado
14 minutos atrás, Pssfilho disse:

Nessa configuração você aumentaria a potência para 750W ou manteria em 650W e atenderia bem?

Para suportar uma RTX 3060ti e sem fazer uso de overclock no processador uma boa fonte de 650w é suficiente, o mínimo recomendo para ela é 550w veja na imagem abaixo.

É preferível pegar uma fonte de qualidade razoável de 650w do que uma de maior potência e de baixa qualidade, esse erro quase todo mundo comete.

NVIDIA GeForce RTX 3060 Ti GDDR6X Specs  TechPowerUp GPU Database.png

https://www.techpowerup.com/gpu-specs/GeForce-RTX-3060-ti-gddr6x.c3935

Postado

@Tiberio Entendi. Valeu obrigado.

@Tiberio Só mais uma dúvida:

Quanto as fontes andei olhando e me interessei por 2 modelos com preços diferentes. O que seria melhor em termo de qualidade?

1. Cooolermaster MWE 650 80 Plus Bronze, V2 (https://www.pichau.com.br/fonte-cooler-master-mwe-650-bronze-v2-650w-80-plus-bronze-preto-mpe-6501-acaaw-bbr)

2. Seasonic G12 GM-650, Semi-modular, 650W, 80 Plus Gold (https://www.pichau.com.br/fonte-seasonic-g12-gm-650-semi-modular-650w-80-plus-gold-preta-a651gmafh)

A diferença de preço compensa a qualidade da Seasonic?

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!