Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não consigo Bootar do NVMe M2


Ir à solução Resolvido por Lost Byte,

Posts recomendados

Gente, to com um problema aqui que não estou entendendo como resolver.

 

Eu tinha o Windows 10 instalado na minha SSD e queria instalar no M2. 

(Meu M2 estava reconhecido pela BIOS como um dispositivo de armazenamento e conseguia usar normalmente.)

Fiz o seguinte:

Formatei o M2, instalei o Windows 10 nele e depois formatei o SSD)

O problema é que só consigo iniciar o Windows com o Windows Boot Manager da SSD que nem tem mais OS.

Pela configuração padrão da BIOS, o M2 não aparece como drive bootavel. 

Para aparecer o M2 na BIOS, como um drive bootavel, eu preciso habilitar o CSM e desabilitar o Fast Boot.

Só que, quando faço deixo o M2 como prioridade de Boot, recebo aquela mensagem de "Reboot and Select Proper Boot Device or Insert Boot Media in selected Boot device and Press a Key".

Eu já formatei o M2, formatei tudo (SSD e M2) antes de instalar o Windows do zero e ainda não consigo bootar o M2 direto da BIOS com OS instalado.

Esse System info é do Windows instalado no M2. Como pode ver, o BIOS Mode tá como UEFI.

Não sei o que devo fazer para a BIOS bootar o M2 com OS instalado direto da BIOS.

 

Alguém pode me ajudar por gentileza?

 

Obrigado!

 

image.thumb.png.deccee532d5070867247b0dcaaf3059e.png

 

WhatsAppImage2024-01-07at12_03.54_f49242fd.thumb.jpg.80354f5e917fd1bff6cd54ad52401f36.jpgWhatsAppImage2024-01-07at12_03.35_2be15db1.thumb.jpg.a030375247265c9c01213b3ad57db847.jpgWhatsAppImage2024-01-07at12_00.02_e7c67df9.thumb.jpg.06454a065d35e1b2e10da51d2fd5a852.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
 

@Wgbell Se instalou o Windows com outro SSD conectado, muito provavelmente a partição de boot ficou no SSD antigo.

 

É mais fácil formatar o computador novamente e dessa vez sem nenhum outro HD/SSD conectado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wgbell

Isto é comum ocorrer com NVMe (M.2). O problema é que por algum motivo a instalação do sistema prioriza a criação da partição de boot na unidade SSD/HD, principalmente quando já havia previamente um sistema instalado nele.

O jeito é deixar apenas o NVMe plugado no PC e instalar o Windows do zero, assim o instalador não terá escolha a não criar a partição de boot no mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, obrigado pela resposta rápida! 

 

Então, quando inicio o PC com o Windows Boot Manager da SSD, ele nem dá mais as duas opções de boot. (Antes ele dava, uma opção de boot no M2 ou SSD)
Ele liga normalmente no NVMe. Passa pela tela de BIOS e já vai pra tela de login do Windows. 

Então a solução seria, remover a SSD, formatar o M2 através do Boot do Windows pelo USB e instalar o Windows novamente?

Posso deixar a BIOS em configuração de fábrica que vai funcionar normalmente?
A propósito, atualizei a BIOS pensando que isso ia resolver o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Wgbell disse:

Então, quando inicio o PC com o Windows Boot Manager da SSD, ele nem dá mais as duas opções de boot. (Antes ele dava, uma opção de boot no M2 ou SSD)
Ele liga normalmente no NVMe. Passa pela tela de BIOS e já vai pra tela de login do Windows

Sim, o sistema confere o SSD como boot, e inicia o Windows na unidade direcionada, que é o NVMe.

 

5 minutos atrás, Wgbell disse:

Então a solução seria, remover a SSD, formatar o M2 através do Boot do Windows pelo USB e instalar o Windows novamente?

Se quiser que seja feito o boot direto no NVMe, sim, terá que fazer este processo.

Se quiser pode deixar assim mesmo, não tem problema, porém a inicialização do sistema sempre será subordinada ao SSD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, eu removi o SSD e liguei o pc com o usb do instalador. Formatei o m2 e o problema agora é que o instalador não permite instalar no m2. 

 

Deixei a BIOS em configuração de fabrica.

17046441235084667292132790933026.jpg

Habilitei o csm na BIOS e quando tento instalar no m2 ele me da isso. Pelo que sei, precisa ser gpt mesmo.

17046445106735710697122989234813.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Funcionou! Agora o windows está instalando e o m2 aparece normalmente na BIOS! Muito grato pela ajuda de vocês!! 

Gente só posso marcar um como solução, porém ambos ajudaram igualmente. Sou muito grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!