Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal, 

Recentemente fiz upgrade do processador e comprei uma placa de vídeo para o meu PC, depois de 2 anos usando um processador com GPU integrada; no entanto, para a minha surpresa, após instalar os componentes e atualizar a BIOS da placa-mãe, percebi que o PC estava lento e travando um pouco, além de haver queda de FPS constante enquanto eu jogava LOL nas configurações mais altas (inclusive com quedas mais frequentes até do que quando eu jogava com o meu processador antigo com GPU integrada). Resolvi restaurar o PC pois, em 2 anos de uso, eu nunca havia formatado ou restaurado a minha máquina. A restauração foi bem tranquila, atualizei os drivers da placa-mãe pelo APP da Gigabyte e os da placa de vídeo pelo app da AMD, sem problemas. O funcionamento do PC em si melhorou muito, ficou bem mais fluido e rápido, como eu esperava; no entanto, ainda continuo tendo queda de FPS constantemente no LOL, inclusive na configuração de qualidade de vídeo intermediária. São quedas rápidas, de 1 a 2s no máximo, mas o FPS chega a 1 e acaba interferindo na gameplay. 

Estou bastante surpreso com as quedas porque, apesar de saber que a minha placa de vídeo ainda é de entrada, não esperava queda de FPS no LOL na qualidade máxima, nem muito menos na qualidade intermediária, uma vez que o jogo, até onde eu sei, não requer uma placa de vídeo tão superior para rodar de maneira lisa. Além disso, para a minha surpresa, ainda, eu testei o Overwatch na qualidade ultra e o jogo rodou lisinho, com FPS preso em 75 e sem nenhuma queda durante as partidas. Ainda não testei em outros jogos para saber, mas a queda no LOL já está me incomodando bastante (no app da AMD para o controle dos parâmetros da placa de vídeo, no entanto, aparece que o desempenho do LOL está excelente e o do Overwatch baixíssimo KKK). Achei que pudesse ser algum aquecimento da placa, pois a opção Zero RPM dos ventiladores estava ligada, mas desliguei e coloquei as ventoinhas para funcionar e nada mudou, continuo com quedas muito frequentes e intensas de FPS. 

Por isso, acho que tem algo de errado, não sei se com as configurações da placa de vídeo ou com a peça em si, ou se com o LOL. Vocês poderiam me ajudar ou saberiam me dizer como investigar o que há de errado com o meu PC? 

.

As configurações antigas dele eram as seguintes:

- Placa-mãe: Gigabyte B450M DSH3 V2 AMD AM4

- Processador com GPU integrada: Ryzen 3 PRO 3200GE 3.3GHz

- Cooler para processador DeepCool Gammaxx 400 V2

- Memórias: 2x DDR4 Geil Orion 8 GB 3000 MHz

- SSD Kingston A400 240 GB SATA III

- Fonte Deepcool DA500 500W 80 Plus Bronze

As configurações atuais são as seguintes (só troquei o processador e adicionei placa de vídeo):

- Placa-mãe: Gigabyte B450M DSH3 V2 AMD AM4

- Processador: Ryzen 7 5700X 4.6 GHz

- Placa de vídeo: AMD RX 7600 8 GB

- Cooler para processador DeepCool Gammaxx 400 V2

- Memórias: 2x DDR4 Geil Orion 8 GB 3000 MHz

- SSD Kingston A400 240 GB SATA III

- Fonte Deepcool DA500 500W 80 Plus Bronze

Postado

Baixei o MSI Afterburner para acompanhar melhor as quedas de FPS e fiz a benchmark, obtive os seguintes resultados com as configurações de vídeo no médio e no alto:

.

- No médio:

08-01-2024, 12:11:45 League of Legends.exe benchmark completed, 96 frames rendered in 1.281 s
                     Average framerate  :   74.9 FPS
                     Minimum framerate  :   74.9 FPS
                     Maximum framerate  :   74.9 FPS
                     1% low framerate   :   74.8 FPS
                     0.1% low framerate :   74.8 FPS

- No alto:
08-01-2024, 12:26:16 League of Legends.exe benchmark completed, 63965 frames rendered in 861.516 s
                     Average framerate  :   74.2 FPS
                     Minimum framerate  :   26.7 FPS
                     Maximum framerate  :   75.9 FPS
                     1% low framerate   :   59.8 FPS
                     0.1% low framerate :    1.9 FPS

Baixei o HWMonitor também e essas são as características in game no modo alto de qualidade:

HWMonitorLOL.thumb.jpg.d7856df396eabe315ca831b1be6bdb2c.jpg

Deu pra ver que pelo menos no médio não aconteceu, mas mesmo assim, acho que a placa aguentaria tranquilamente no alto sem isso acontecer, né? Por isso sigo na dúvida se tem algo de errado. Obrigado, pessoal!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!