Ir ao conteúdo

placa-mãe PCI EXPRESS 3.0 é compatível com hardware 4.0?

Ir à solução Resolvido por Elder Nauvirth,

Posts recomendados

Postado

Olá, vou fazer upgrade no meu PC dos meus componentes menos da minha placa-mãe, e ela tem apenas suporte pcie 3.0. Como vou pegar peças com pcie 4.0, vai ter algum problema de compatibilidade ou vai apenas perder um pouco de desempenho?

E sim, futuramente poderei fazer o upgrade da placa-mãe para uma mais robusta, com pcie 4,0, certo?

Postado
2 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@Nelson Backes Apenas leve perda de desempenho, nada que fará grande diferença.

Não existe incompatibilidade, isso não existe desde a implementação do PCIe para placas de vídeo, que não muda a sua forma fisica.

Ou seja, as peças tanto sendo 3.0 quanto 4.0 independentes de qual for, vão ter perca mínima de desempenho? 

• Moderador
Postado
14 horas atrás, Nelson Backes disse:

Ou seja, as peças tanto sendo 3.0 quanto 4.0 independentes de qual for, vão ter perca mínima de desempenho?

Depende da peça. Um SSD 4.0 de 7.000MB/s vai perder metade do seu desempenho teórico se colocá-lo pra funcionar no 3.0.

Placas de vídeo algumas não fazem a menor diferença qual geração do PCIe, agora outras, como a abominável RX 6500XT por exemplo, podem ter uma redução drástica na performance.

Ou seja, informe exatamente quais são as peças.

Postado
42 minutos atrás, Batata Defumada disse:

Depende da peça. Um SSD 4.0 de 7.000MB/s vai perder metade do seu desempenho teórico se colocá-lo pra funcionar no 3.0.

Placas de vídeo algumas não fazem a menor diferença qual geração do PCIe, agora outras, como a abominável RX 6500XT por exemplo, podem ter uma redução drástica na performance.

Ou seja, informe exatamente quais são as peças.

Vou pegar uma 6600x e um processador Ryzen 5 5500 ou 5 3600 para fazer upgrade, essas peças perdem algum desempenho notável? 

Postado
Em 10/01/2024 às 20:15, Batata Defumada disse:

@Nelson Backes Processador não vai perder nada, no caso o 5500 é 3.0 e o 3600 é 4.0.

A RX 6600/ 6600XT não vai ter perda de desempenho notável. De qualquer forma eu aconselho a ativar o Resizable Bar (Smart Acess Memory da AMD).

Para que serve ativar isso e como fazer ? Acabou de chegar minhas peças.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...