Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Travamentos em jogos GeForce RTX 4060ti e Ryzen 7 5700X


Posts recomendados

Olá a uns 2 meses montei esse pc, b550 AORUS elite + r7 5700x + 4060ti + 32ram, na ultima semana notei que começaram uns travamentos no valorant e hoje notei que esta travando o meu cursos até na area de trabalho, o jogo esta em 400~500 fps, cai para 200~300 mas da uma travada nitida, e começou a engasgar até na area de trabalho.

 

Antes não tinha esse problema, uso um SSD sata de 980gb, ta horrivel..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, MTHoliveira00 disse:

Olá a uns 2 meses montei esse pc, b550 AORUS elite + r7 5700x + 4060ti + 32ram, na ultima semana notei que começaram uns travamentos no valorant e hoje notei que esta travando o meu cursos até na area de trabalho, o jogo esta em 400~500 fps, cai para 200~300 mas da uma travada nitida, e começou a engasgar até na area de trabalho.

 

Antes não tinha esse problema, uso um SSD sata de 980gb, ta horrivel..


Oi, tudo bem? Pelo que você tá dizendo, parece que teu PC, que é bem potente, tá começando a dar uns engasgos estranhos, né? Se tá acontecendo até na área de trabalho, a coisa é mais séria. Vamos ver o que pode estar rolando:

 

Temperatura: Primeira coisa, dá uma olhada nas temperaturas. Processadores e placas de vídeo esquentando demais podem reduzir o desempenho. Usa algum programa tipo o HWMonitor pra conferir isso.

Drivers: Às vezes, drivers desatualizados ou até mesmo uma atualização recente podem causar problemas. Confere se tua placa de vídeo tá com os drivers em dia. Se tiver atualizado recentemente e começou a dar problema, tenta voltar pra uma versão anterior.

SSD: Um SSD cheio ou com problemas também pode causar lentidão. Vê quanto de espaço livre tem no teu SSD e roda um checkdisk pra ver se tá tudo ok com ele.

Background Processes: Confere se não tem muita coisa rodando em segundo plano. Às vezes, algum programa ou processo pode estar consumindo recursos demais.

Vírus ou Malware: Não custa passar um antivírus, só pra garantir que não é algum malware atrapalhando.

Também sua fonte de alimentação, acha que ela está dando conta tranquilamento? uma fonte de 650W a 750W deve ser mais do que suficiente.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Myers Vasiliev temperatura não passa dos 60graus, ta bem refrigerado o gabinete com 5 coolers e o processador com um water cooler, 

drivers conferi todos ontem e todos atualizados

SSD com 500gb livre (windows fica nele ) 

HD com 300gb livre 

posso passar um antivirus, realmente não instalei nenhum

a fonte me foi recomendado aqui, e tava de boa até essa semana, joguei jogos pesados varias vezes e nunca travou, mas agora isso do nada me preocupa 

@Pedro Math.pi image.png.7decf36e03fbcb44c26bc257dea2039f.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@MTHoliveira00 beleza. Baixe o CrystalDisk Info e verifique a saúde do SSD e do HD. Baixe também o CrystalDisk Mark e faça um teste do drive C. Depois poste o resultado aqui.

Desinstale o driver da placa de vídeo e baixe uma versão mais antiga, tipo julho/2023 e veja se o travamento para.

Sugiro usar o DDU pra desinstalar o driver (pelo modo de segurança).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, MTHoliveira00 disse:

drivers conferi todos ontem e todos atualizados

as vezes também acontece de atualizar os drivers e começar a dar problemas, o meu driver de Vídeo eu nunca atualizei, não faz muito sentido ficar atualizando driver de vídeo se está tudo funcionando a contento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
 

@MTHoliveira00 O fato do SSD ser reconhecido como SSD, diz que é um SSD genérico. Pode ser ele? Talvez, não confio muito em SSDs genéricos, mas eles podem durar anos também.

 

Eu tentaria até desconectar o HD e testar o jogo só com o SSD conectado e talvez vice-versa. Mesmo que o Windows não esteja no HD, ele pode interferir no bom funcionamento do sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, MTHoliveira00 disse:

eu tentei reinstalar o driver da nvidia e deu erro.. sabe me dizer cm eu faço p usar um antigo ?

Tem que desinstalar o driver atual e instalar o driver antigo, use o programa DDU recomendado pelo amigo @Pedro Math.pi que é melhor.

 

https://www.guru3d.com/download/display-driver-uninstaller-download/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@MTHoliveira00 Segue o driver de julho: https://www.nvidia.com.br/download/driverResults.aspx/209554/br

 

1 minuto atrás, Pedro Math.pi disse:

@MTHoliveira00 Qual erro? você tem que tirar o atual com o DDU. Depois colocar o novo. É bom tirar da internet pra ele n instalar pelo Windows Update. 

 

 

7 minutos atrás, MTHoliveira00 disse:

@Pedro Math.pi não sei como funciona direito, é isso ? image.thumb.png.0adf1d19fb3dad93cc7d82ed84b7cbe5.png

 

Isso mesmo. Tem que terminar o SCAN.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • J.Augusto F alterou o título para Travamentos em jogos GeForce RTX 4060ti e Ryzen 7 5700X

@Tiberio @Pedro Math.pi @Gui GC Bom dia pessoal, https://www.kabum.com.br/produto/333572/SSD-512-gb-xpg-s70-blade-m-2-NVMe-pcie-gen4x4-leitura-7200mb-s-e-gravação-2600mb-s-agammixs70b-512g-cs vcs acham q esse NVMe compensa, ou recomendam algum outro até uns 300$ ? 
testei varias coisas ontem e acredito q o seja o sdd generico mesmo... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!