Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente instalei o linux mint em dual boot com Windows 10 pro 64 bits, o modelo do laptop onde instalei é um lenovo ideapad Ryzen 5700u com 12gb de ram e um SSD NVMe de 512gb+SSD sata de 240gb, lembrando que nunca havia instalado o linux, vi muitos tutoriais, mas cada um ensina de um jeito e acaba gerando mais dúvidas do que esclarecendo... acabou que fiz o pendrive botavel com o rufus em gpt e uefi para ambos os sistemas.

Primeiramente instalei o Windows 10, apaguei toda a partição do SSD NVMe de 512gb e também do SSD de 240gb durante o processo de instalação do windows 10,  instalei o Windows 10 nesse SSD de 512gb de forma fácil, já que o Windows faz tudo automático, depois fui instalar o linux mint no SSD de 240gb, cliquei em opções avançadas e indentiquei o disco de 512gb com as partições do Windows como NVMe e notei que logo abaixo da opção sda estava o espaço livre do SSD de 240gb, cliquei ali e criei uma partição primaria de 1024mb BIOS EFI, após criei uma lógica swap de 4096mb, por fim criei uma partição logica / ext4  com o que restou de espaço, essa partição / ext4 ficou sinalada como sda3 e foi ali que selecionei para instalar o bootloader, deu tudo certo, e na hora de iniciar eu escolhia entre o windows ou o linux, ambos funcionaram perfeitamente. Mas...👇

Depois lendo sobre o tema, descobri que se por algum motivo o sistema corromper e os arquivos estiverem na mesma partição do sistema do linux os arquivos se perderiam também, então resolvi reinstalar o linux mint criando a partição / home... antes, resolvi atualizar o W10 para o W11 via Windows update mesmo, pois lá estava dizendo que o sistema era compatível com Windows 11, e como não havia sido instalado quase nada optei por fazer upgrade dessa forma.

Novamente peguei o mesmo pendrive da primeira instalação do linux mint que havia criado com o rufus em GPT e UEFI, e fui instalar o linux, de cara indentifiquei as partições do W11 no disco de 512gb como NVMe, e as partições do linux como sda no disco de 240gb, apaguei todas as partições do disco de 240gb sda e comecei a criar novamente as partições para instalar o linux, após ler alguns fóruns resolvi criar as partições dessa forma e nessa ordem: primeiro criei uma partição primaria BIOS EFI de 1024mb, depois uma partição logica swap de 4096mb, após uma partição primaria / ext4 de 51200mb que ficou como sda3, por fim com o restante que sobrou criei uma partição logica / home, em seguida selecionei para instalar o bootloader a mesma partição do / ext4 que ficou sinalada como sda3, e dei continuidade na instalação. Tudo ocorreu bem e consegui inicializar o linux mint e o W11 selecionando na tela do grub, ambos os sistemas funcionaram perfeitamente.

Quero saber se os tamanhos das partições do linux que deixei ficaram corretos, e se acertei ao colocar qual partição seria logica ou primaria? OU, se estiver errado será necessário instalar tudo novamente?

Obs.: É normal eu ver o disco que está instalado o Windows quando estou usando o linux no dual boot? Pois o disco do windows aparece lá, e tem a opção de desmontar a unidade, até pensei em clicar em desmontar pra ver se ele  desapareceria, mas fiquei com medo, pois não sei se causaria algum dano ao sistema.

O laptop vai ser usado pela minha sobrinha que vai fazer faculdade de gestão em TI. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!