Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Revisão de peças de computador para saber se essa será a compra


Ir à solução Resolvido por guilherme_dr,

Posts recomendados

Gabinete: NZXT H9 FLOW
Placa de vídeo: ASUS TUF RTX 4070 TI OC
Processador: I5 13600K
placa-mãe: B760M AORUS ELITE REV 1.0 DDR5 LGA 1700 ✅
memória RAM: MEMÓRIA CORSAIR VENGEANCE 32GB (2X16) DDR5 5600Mhz ✅                   As peças que estão com "?" são as que eu não faço ideia de qual pegar.
Fonte: FONTE XPG CORE REACTOR, 850W, 80 PLUS GOLD MODULAR
SSD: SSD KINGSTON NV2 2TB NVMe M.2
SSD 2: SSD KINGSTON NV2 2TB NVMe M.2
Cooler do processador: ?
Fans: ?

Obs: Irei jogar em 1080p por conta do meu atual monitor, esse computador eu estou montando para jogos, estou preocupado com a temperatura e com a conta de energia.
Obs 2: Não irei fazer overclock e nem pretendo fazer undervolting (quero extrair o máximo do processador sem irrita-lo ou limita-lo).
Obs 3: Lembrando que caso recomendem algum processador no lugar do i5 13600k tem que ser intel por conta que eu já comprei a placa-mãe e já passou do tempo de pedir reembolso.

Sendo direto as minhas dúvidas são:

Esse i5 13600k é um bom processador para a RTX 4070 Ti? ele irá segurar ela bem? (pretendo jogar em 1080p e futuramente em 2k)
Em caso de eu pegar um I7 13700k no lugar desse i5 13600k qual refrigeração vocês recomendariam? eu prefiro air cooler (se é que algum aguenta um processador assim)
Eu estava pesquisando entre o Deepcool AK620, AG620, e tem um bem parrudo que é o da BeQuiet! Dark Rock Pro 4
A conta de luz é muito afetada? 


Agradeço desde já a quem puder responder, lembrando que as peças que estão com ✅ são as que eu já comprei.

Perdão pelo texto grande, quis dar o máximo de informações possíveis para os senhores poderem me dar as respostas mais precisamente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, não acho que vale a pena pegar 5600Mhz em uma plataforma nova. Acho que 6000Mhz é o mínimo, mas já que você tem grana, já pegaria logo uma 6600Mhz. Se eu fosse você, cancelaria essa compra das memórias imediatamente e compraria as de 6600Mhz.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
  • Solução
1 hora atrás, Walace14 disse:

Esse i5 13600k é um bom processador para a RTX 4070 Ti? ele irá segurar ela bem? (pretendo jogar em 1080p e futuramente em 2k)

 

Excelente CPU, hoje é o melhor processador para se comprar da Intel, junto do 14600K obviamente, vai sobrar com a RTX 4070Ti, ele é realmente bem forte, pode confiar!

 

1 hora atrás, Walace14 disse:

Em caso de eu pegar um I7 13700k no lugar desse i5 13600k qual refrigeração vocês recomendariam? eu prefiro air cooler (se é que algum aguenta um processador assim)

 

Esquece essa ideia, como você mesmo disse, está montando esse PC para jogos e não é nada intuitivo investir no i7 para isso, é um processador com desempenho maior voltado para atividades que exijam muito processamento, o i5 13ª e 14ª são os CPUs perfeitos para jogos da Intel hoje.

 

Sem falar que ele é bem mais quente do que o i5, aircooler nem pensar em um i7 13ª.

 

1 hora atrás, Walace14 disse:

Eu estava pesquisando entre o Deepcool AK620, AG620, e tem um bem parrudo que é o da BeQuiet! Dark Rock Pro 4
A conta de luz é muito afetada? 

 

O Deepcool AK620 ou AG620 são boas opções, mas sinceramente não acho que vão fazer milagre, na verdade eu acredito que você deve partir para WaterCoolers, eu mesmo tenho um i5 13600KF, com um WC de 240mm (DeepCool LE500) e ele já segura bem a onda, jogo com média de 55~65ºC e o máximo que já vi bater foi 70ºC em um dia quente e sem ar condicionado ligado, mas moro no RS e não tenho problema com calor fora da época de verão, além disso tenho ar condicionado no ambiente do PC.

 

De qualquer forma, eu indicaria para você um bom WC de 240mm ou se quiser mais certeza ainda de controle térmico, para jogar e esquecer da temperatura, vai logo com um 360mm.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guilherme_dr qual Water Cooler de 360mm que você indicaria para o i5 13600k? eu tenho medo de Water Cooler e receio tanto por conta que ele usa água quanto pela manutenção, dizem que Air Coolers duram mais tempo. Você deixa seu ar-condicionado em quantos graus mais ou menos? eu moro na região norte e o meu fica entre 22-24 graus.

No caso você recomenda um Water Cooler de 360mm ou um Air Cooler tipo o Dark Rock Pro 4 que é parrudo?


@guilherme_dr obrigado pela resposta, eu estava em uma imensa dúvida entre um i5 13th e um i7 13th vou de i5 mesmo.
 


@dopamineflow mas as de 5600Mhz são ruins? é que tava em uma promoção muito boa na Kabum, 730 nas duas de 16 DDR5 5600Mhz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Walace14 disse:

@guilherme_dr qual Water Cooler de 360mm que você indicaria para o i5 13600k? eu tenho medo de Water Cooler e receio tanto por conta que ele usa água quanto pela manutenção, dizem que Air Coolers duram mais tempo. 

No caso você recomenda um Water Cooler de 360mm ou um Air Cooler tipo o Dark Rock Pro 4 que é parrudo?


@guilherme_dr obrigado pela resposta, eu estava em uma imensa dúvida entre um i5 13th e um i7 13th vou de i5 mesmo.


@dopamineflow mas as de 5600Mhz são ruins? é que tava em uma promoção muito boa na Kabum, 730 nas duas de 16 DDR5 5600Mhz.

 

Cara, não é que é ruim, mas há um diferencial a mais, sim. Pelo que pude notar, você está investindo pesado na máquina. Se eu fosse investir tanto em uma máquina assim, não deixaria a de 6600Mhz de lado. Claro, não dará uma diferença de FPS gritante, mas há uma diferença que não deve ser ignorada. É um percentual baixo de diferença da 6600Mhz para 6000Mhz, mas para a 5600 que você pegou, muda bem...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dopamineflow eu to comprando as coisas em promoção e aos pouquinhos, eu vi aqui que o preço de uma de 6000Mhz ou de 6600Mhz é bem maior do que eu pensava, mas obrigado pela indicação, quem sabe futuramente eu troque as de 5600Mhz por essas

Meu pc atual é uma GTX 1050 ti com um i3 3250, e eu nem sei quais são as memórias ram dele kkkkk, vai ser um salto enorme se Deus quiser

Muito obrigado pela indicação e por responder no tópico.


@dopamineflow e também pelo o que eu tava vendo, o i5 13600k que é o processador que eu pretendo pegar ele suporta memórias DDR5 de até 5600Mhz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Walace14 disse:

@dopamineflow Você recomendaria algumas fans de marca específica e algum air cooler para o i5 13600k? em relação ao air cooler eu estou entre o AG620 e o Dark Rock Pro 4, só que a diferença de preço é gritante.

 

Confesso que não faço ideia. Eu estou montando um AM4 e também terei que investir um valor considerável em refrigeração, que é fundamental para o adequado funcionamento e vida útil dos componentes. Estimo que vou investir mais de R$1.200,00 entre water cooler e conjunto de ventoinhas. O que posso dizer é que water cooler é indispensável para um 5800X3D, então não sei se realmente pode ser indispensável para uma plataforma DDR5. Outra coisa é, não economize em refrigeração e opte por marcas mais conhecidas. Eu mesmo vou montar meu sistema de refrigeração todo na marca Corsair, assim como minha fonte. Eu recomendaria a marca Corsair para você.

Pra você ter noção, pro meu setup AM4, vou colocar esse water cooler, https://www.corsair.com/br/pt/p/cpu-coolers/cw-9060040-ww/hydro-series-h100x-high-performance-liquid-cpu-cooler-cw-9060040-ww, e 4 ventoinhas dessa aqui, https://www.corsair.com/br/pt/p/case-fans/co-9050045-ww/ml140-pro-140mm-pwm-premium-magnetic-levitation-fan-co-9050045-ww

 

Por mais que seja uma plataforma AM4, a refrigeração não deve ser deixada de lado. Até porque se o sistema operar quente, irá danificar os componentes, diminuindo vida útil, bem como a sua eficácia será consideravelmente reduzida por conta do thermal throttling.

Enfim, a rigor o que eu posso te recomendar é isso: não economize e opte por marcas que são referência no mercado.

Mas cara, honestamente... Não sei qual a sua pressa pra ter esse setup pronto, mas se eu fosse você, montaria uma plataforma AM4 mesmo, pra durar aproximadamente 5 anos. Daqui 5 anos essa plataforma que você deseja estará muito mais acessível, você poderá pegar processadores que suportam frequências de memórias muito mais elevadas, bem como as memórias de frequências mais elevadas. Enfim, difícil opinar no que é ideia dos outros, mas como você está se sacrificando tanto pra montar um PC nessa plataforma, acho que não vale muito a pena. Eu montaria um PC na plataforma anterior mesmo, bem parrudo e que suportasse os próximos 5 anos sem upgrade algum. Após esses 5 anos, venderia tudo e compraria outro do zero. Esse é meu raciocínio e o que eu realmente faria. Estou montando uma AM4, até porque jogar e computador não é o centro da minha vida. Estou construindo, meu carro já tem 2 anos de uso e vou trocar em breve... Tipo, não faça dessa plataforma o centro dos seus objetivos, porque isso não é nada perto de tantas outras coisas que você pode construir.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
8 horas atrás, Walace14 disse:

qual Water Cooler de 360mm que você indicaria para o i5 13600k? eu tenho medo de Water Cooler e receio tanto por conta que ele usa água quanto pela manutenção, dizem que Air Coolers duram mais tempo. Você deixa seu ar-condicionado em quantos graus mais ou menos? eu moro na região norte e o meu fica entre 22-24 graus.

No caso você recomenda um Water Cooler de 360mm ou um Air Cooler tipo o Dark Rock Pro 4 que é parrudo?

 

Como eu disse, eu utilizo um DeepCool LE500 240mm, é um WC mais "de entrada", mas já da conta do i5 13600KF no meu caso, agora, se fosse comprar hoje, talvez já investiria em um 360mm como o Cooler Master MasterLiquid ML360 Illusion, baita WC e vai deixar o i5 bem refrigerado, garanto!

 

Sobre o ar-condicionado, também deixo nessa faixa de temperatura, 22-24ºC.

 

Abraço!

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!