Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de dissipador para Ryzen 5 5600G + VRMs da placa-mãe


Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Olá pessoal, meu pc tem uma a520m ds3h da gigabyte com Ryzen 5 5600g, 8x2gb de ram da rise mode, fonte mwe v2 650w cooler master, 4 fans e gabinete pichau kazan 2 e um SSD NVMe m2 de 256gb e vi que faltava um cooler bom, mas como minha placa-mãe n tem dissipador de vrm, o vrm pode esquentar e atrapalhar o desempenho do pc e queria pedir uma indicação de cooler seja torre ou low profile para refrigerar minha placa-mãe e o vrm dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mikhail Kosevich Volkov alterou o título para Recomendação de dissipador para Ryzen 5 5600G + VRMs da placa-mãe
  • Solução

A Gigabyte A520M DS3H tem a furação para prender dissipador no VRM(Vcore), mas não vai achar esse dissipador avulso, nem mesmo no Aliexpress.

 

Tem os dissipadores que são colocados sobre os Mosfets, mas não são muito seguros, corre o risco de cair - tem um Vídeo mostrando isso no Linus Tech Tips.

 

Poderia colocar um fan soprando sobre o circuito, mas também é complicado de fixar, por falta de suporte especifico no gabinete.

 

Compre um bom air cooler para o CPU - ex. DeepCool AG400 e não "esquente" com a placa-mãe.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá pessoal, tenho uma a520m ds3h v2 e ela não tem dissipador de vrm, devo me preocupar com isso nessa placa-mãe? porque em outras eu sei que dá problema, mas nessa um técnico da minha cidade disse que não há problema, mas queria saber se NESSA placa-mãe há perigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
15 minutos atrás, miguel batista disse:

Olá pessoal, tenho uma a520m ds3h v2 e ela não tem dissipador de vrm, devo me preocupar com isso nessa placa-mãe? porque em outras eu sei que dá problema, mas nessa um técnico da minha cidade disse que não há problema, mas queria saber se NESSA placa-mãe há perigo

Olá boa tarde 

 

Se continuar usando o Ryzen 5 5600g sua placa-mãe irá trabalhar sem nenhum problema. 

 

Porém como sua placa-mãe é de entrada ela foi projetada para usar com processadores de baixa alimentação , caso coloque um Ryzen 7 5800X ela irá ter sérios problemas quanto a limitação e temperatura e lógico se colocar um Ryzen 9 vai danificar seriamente o circuito de vrm .

 

Logo se não tiver interesse de usar processadores mais exigentes não há motivo para se preocupar com a sua placa-mãe. 

 

E você teria mais alguma dúvida ou pergunta ?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico obrigado amigo! Pensava em colocar um Ryzen 7 5700x mas prefiro continuar com o Ryzen 5 5600g, sabe se a placa-mãe aguenta o Ryzen 5 5600x?

@STAR ALPHA muito obrigado amigo! Resolveu meu problema e minhas dúvidas, talvez no futuro eu ponha um Ryzen 5 5600x nessa placa-mãe.

@1lokos ok amigo, obrigado! O máximo que eu devo colocar nessa placa-mãe é um Ryzen 5 5600x

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@miguel batista O VRM das placas sem dissipador é pensado pra trabalhar normalmente com o fluxo de ar do cooler box, logo se você usar qualquer processador com cooler box não terá problemas, mas se colocar um water cooler ou um cooler torre, ai pode acontecer do VRM esquentar e limitar o clock do CPU, perdendo desempenho.

 

E ainda assim esses casos de aquecimento seriam mais no caso de stress prolongado, tipo se você usa o PC pra renderizar videos 4k horas a fio, ou jogar por horas em um ambiente quente e mal ventilado... você notaria que o PC levaria mais tempo depois de aquecer, pois o clock turbo seria desativado, e no pior dos casos o clock do CPU poderia ate baixar... agora chegar a queimar a placa-mãe é exagero, só se tiver defeito no projeto da placa, ou a fonte for porcaria.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!