Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Reparo em fonte epson


Posts recomendados

Boa tarde prezados, tudo certo?

 

Estou com um projetor Epson x36+ que apagou totalmente após forte temporal (ainda que a rede aparentemente tenha estabilizado, ele apagou repentinamente em seguida). Inicialmente, acreditei que seria apenas o filtro de linha que entrou em ação protegendo o circuito e abrindo o fusível, mas ao substituí-lo, o mesmo queimou novamente. Usando a lâmpada-série, conectei o filtro de linha, a fonte principal e a fonte ballast (que manda energia para a lâmpada) e constatei que, ao plugar a ballast, a mesma acendia a lâmpada, indicando curto nesta fonte. Ao analisar visualmente e inspeccionando com o multímetro, me parecia algo com múltiplos componentes queimados, então decidi por substituí-la por completo. Com a Ballast nova, tenho outro problema: a lâmpada-série não acusa curto, porém não tenho as tensões nos terminais de saída que vão para a Ballast (que seriam, em tese, de 380v) e muito menos no capacitor (ambos sinalizam cerca de 160 ou 180v, aproximadamente). Prossegui, então, para a análise de curto da fonte principal. Jumpeando as linhas 17v, PS e MAIN, percebo que a lâmpada-série acusa curto, provocando um barulho de ruído e variando a sua intensidade com o barulho, como se fosse "piscar", mas não chega a apagar. Ao colocar alcool isopropílico nos trilhos, percebo que a área que mais esquenta fica próxima ao diodo D7015. Prossegui para a retirada de alguns componentes que estavam bipando no meu multímetro e vocês podem observá-los nas imagens a seguir. Os resistores bipam, mas muito certamente por se tratarem de resistores de baixas resistências (068R, 1R, 10R) e apresentam medições dentro de suas respectivas faixas de variação. O diodo, por sua vez, trata-se de um RL207 e bipa em ambos os lados, com valores indicativos baixos, sinalizando mau funcionamento. Alguns outros componentes não retirei, pois testei na placa (como os dois capacitores cerâmicos próximos ao diodo) e estes parecem estar em bom estado. A ponte retificadora e os transistores que ficam presos ao dissipador, também não os retirei, mas aparentemente apresentam normalidade na análise com multímetro em placa.

 

Cheguei, por hora, a conclusão que meu problema pode estar no diodo RL207, mas gostaria de abrir esse tópico para que vocês possam, comigo, também ponderar algumas informações que acharem valiosas para o sucesso do reparo dessa placa. 

 

O que acham? O que apostariam?

 

 

WhatsApp Image 2024-01-16 at 17.47.05.jpeg

WhatsApp Image 2024-01-16 at 17.46.35.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • BCP alterou o título para Reparo em fonte epson

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!