Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outro ERP On premise, servidor web local ou conectar direto ao banco de dados?


Posts recomendados

Estou pensando em empreender e criar um ERP, gostaria de tornar as coisas mais profissionais, tive contato no último ano com programadores com mais tempo de carreira que o próprio java que passaram por algumas big techs, uma das questões de arquitetura que eles me chamaram atenção é não vincular os clientes ao BD como muitos programas fazem por ai pois isso pode ser uma falha de segurança.

 

O que eu concordo, pois se um funcionário sabe como se conectar ao banco e ter conhecimentos de sql pode fazer e acontecer deixando a empresa em risco. Eu pensei em criar um servidor web central e cada cliente como por exemplo PDV se conectar via HTTP utilizando REST mantendo um cache local de dados sendo sincronizados periódicamente para caso ocorra queda de conexão ou algo do tipo.

 

Isso facilitaria minha vida em cenários como de uma possível manutenção onde uma alteração no banco de dados seria centralizado, mas eu fico com a pulga atrás da orelha se isso é "correto" de se fazer. Eu sei que até certo ponto não existe certo ou errado desde que esteja resolvendo um problema, mas eu sei que existe a maneira certa e a maneira errada de se resolver um problema.

 

Gostaria de saber qual foi a forma que o mercado adotou como um padrão nos últimos anos. Não sei ainda se estou tomando uma decisão certa de em 2024 criar um ERP on premise com o império da cloud, mas a cloud exige muito custo de manutenção. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!