Ir ao conteúdo

Quedas de clock repentinas e taxa de utilização abaixo dos 60% na RX6600M

Ir à solução Resolvido por Maycon D.,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal do Clube do Hardware, estou eu aqui novamente na minha saga do PC AMD (no meu perfil tem o contexto de forma mais detalhada) sem mais delongas, vamos ao problema.

Anos atrás adquiri uma RX6600M modelo da 51Risc com heatpipes por uma bagatela de 1012 Reais (no tempo a versão de desktop RX6600 era 200 Reais a mais) e até então a placa se mostrou bastante funcional, até agora. No último mês, passei por uma quantidade imensa de crashs e instabilidade, o que me levou a ter que mudar a BIOS dela para de uma rx6600 compatível. Eis o tutorial que utilizei: RX6600M troca de BIOS (resumo: consiste na troca da BIOS da rx6600m por uma semelhante, no meu caso foi utilizada a da "Sapphire RX 6600 8 GB" disponível para download no TechPowerUp utilizando o sistema de mineração HiveOS)

Continuando, depois da troca da BIOS, notei que os problemas persistiram, apesar da placa se apresentar mais estável então troquei o sistema operacional. A primeira vista deu tudo certo mas semanas atrás enquanto jogava "Ghost recon: Breakpoint" a placa simplesmente reduziu da média de 80 fps para 38 (pega 60 fps raramente) com isso optei por fazer os testes e com isso tenho algumas teorias que gostaria de compartilhar com vocês.

Configs do Pc
Processador: Ryzen 5 5500 
placa-mãe: ASUS B450M Gaming Br

PPlaca de vídeo: RX6600M da 51Risc versão de 2022 com heatpipes

Fonte: Cossair VS550
Memórias ram: 2x8 HyperX Fury 2666Mhz
SSD e HDD: Kingston A400 e Toshiba (sem info do modelo)

• Talvez, se eu mudar para a BIOS original (ou uma mais nova que é disponibilizada no vídeo) os clocks voltem ao normal.
  • Como o problema apareceu recentemente, posso asumir que a atualização recente do driver ocasionou nesse defeito.
  • Vou realizar mais tarde uma manutenção e fazer a limpeza dos componentes e, em último caso, realizar a troca dos thermal pads e pasta térmica.
  • Vou verificar se o problema está na alimentação da placa, eu acho isso difícil por que nunca tive problemas com minha fonte mas nunca se sabe.

Em último caso eu vou enviar á um técnico local (não acho que o memo realize reparos em placas de vídeo mas vou tentar) caso contrário vou enviar via correios para outro estado na esperança de ser um problema barato e simples.

Aceito indicações de boas empresas focadas em testes e reparo, posso enviar um log do benchmark feito no jogo caso achem necessário enfim, muito obrigado por lerem até aqui e espero achar logo uma solução.

Postado

O problema foi aparentemente resolvido com troca de driver e redefinição de BIOS mas ainda sim gostaria de ter diagnosticado  com mais precisão o que caussou isso em específico, enfim... A solução mais viável é nunca mais comprar placa de vídeo chinesa (lembrei de comentar, as quedas de clock ainda acontecem, mas nada muito persistente nem comum)

• mês depois...
  • Solução
Postado
Em 25/01/2024 às 13:07, Maycon D. disse:

O problema foi aparentemente resolvido com troca de driver e redefinição de BIOS mas ainda sim gostaria de ter diagnosticado  com mais precisão o que caussou isso em específico, enfim... A solução mais viável é nunca mais comprar placa de vídeo chinesa (lembrei de comentar, as quedas de clock ainda acontecem, mas nada muito persistente nem comum)

O problema foi causado por mau funcionamento devido do CMOS, com a adição da placa de vídeo junto á manutenção pode ter corrompido ou reescrevido mal algum código do CMOS, problema de anos aparentemente desde que comprei meu computador, após fazer o reset do CMOS com a bateria da BIOS plugada meus problemas sumiram.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!