Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, eu estou com umas dúvidas para ligar as fans do gabinete e ao mesmo tempo medo de fazer alguma besteira, alguém pode me ajudar ?

1 - esse cooler da imagem é bem forte, quando liga no 12V da fonte ele é muito barulhento, então eu queria colocar nele um conector 3 pinos e colocar na placa-mãe pra ela controlar a velocidade dele com sensor de rotação, ele tem esses 4 fios, eu tenho como emendar 3 deles nesse conector aqui: https://shopee.com.br/product/243833823/19833226572 para colocar na placa-mãe ?

2 - Esse cooler é o mais forte que tenho, seria mais jogo colocá-lo onde no gabinete ? Eu pensei em colocar um atrás, outro em cima e um na frente, será que esse forte na parte de trás jogando o ar quente pra fora seria o melhor ?

3 - 12V desse cooler é o certo pra colocar na placa-mãe ou tem que ser menos ? 

4 - usando esse adaptador aqui: https://www.pichau.com.br/adaptador-molex-pichau-4xfans-24cm-pch-molex?gad_source=1&gclid=CjwKCAiA5L2tBhBTEiwAdSxJXySgsT7PsSbBW9yhVOdynvSKtcp_PaB1EJHfXnSPhPsr3mPMRkKe1hoCClEQAvD_BwE da pra ligar de boa outras fans que tenho com conector de 3 pinos no molex da fonte ?

foto cooler 12V.jpg

Postado

Parece um fan de 80mm, não espere eficiência deste tamanho.

Para ligar na placa-mãe e controlar RPM precisa de conector de 4 fios:

+12v

Gnd (aterramento)

Sensor de RPM

Controle PWM (da RPM)

Se ligar com conector de 3 pinos não vai ter PWM, só a leitura da rotação.

Tanto ligado na placa-mãe, quanto direto na fonte a alimentação é por 12V - vide na etiqueta DC (Direct Current - corrente contínua) 12v.

O mais lógico é ligar direto na fonte, é o método mais barato, e controlar RPM de fan pouco eficiente (pequeno) não tem utilidade, só "vai piorar o que já é ruim".

Postado

Né não pô, essa fan é de 120mm, eu já vi ela funcionando, venta bastante no 12V, mas também faz um barulhão então queria tentar controlar ela pra ficar agradável.

Mas aí só o de 4 pinos pra controlar essa velocidade dela né? Se a CPU tiver só conector de 3 pinos nem vale né ? E mesmo assim tem que nivelar lá na BIOS a rotação dela né? Tem outro jeito de controlar isso fora colocar o conector 4 pinos e colocar na placa-mãe ?

Pô, já vi até umas fans de 80mm que venham muito também, acho que consegue ser eficiente essas de 80 em alguns casos

Postado

Para controlar a rotação precisa que o conector SYS-FAN na placa-mãe tenha 4 pinos.

E que o conector do fan também tenha 4 pinos. O pino que faz o controle da RPM é o PWM.

02-1-1030x791.jpg

Postado

@Le0nardo Esse cooler parece seguir o mesmo padrão de cores dos coolers intel:

Amarelo: 12V

Preto: GND (terra)

Verde: tach - sinal de rotação

Azul: PWM

Se você conseguir um conector kk de 3 vias femea, da pra ligar ele em um header de FAN, mas fique atento a corrente pois esse cooler puxa quase 1A e isso é de 2 a 3x a corrente de um cooler normal, placas mãe modernas costumam aguentar ate 2A e controlam a ventoinha por tensão, mas se sua placa for antiga ela pode não dar conta da corrente dessa ventoinha.

Postado

Ah entendi po, o que eu queria mais é colocar ele mais devagar e se possível não precisar fcar configurando na BIOS a velocidade. Essa placa-mãe até é nova então deve ser de boa se fosse o caso. Eu pensei em ligar ele em 5V com aqueles cabos multifan que usa 5V do MOLEX para dois cabos e 12V para outros dois cabos, você acha que esse cooler liga de boa com 5V ?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...