Ir ao conteúdo

Excel Excel mesclando formato de data

Ir à solução Resolvido por DJunqueira,

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal

Minha mãe usa o sistema Alterdata, e precisa usar as planilhas de Excel com formato de data bem específico (dd/mm/aaaa - ex: 04/01/2021- 4 de janeiro de 2021).

Como da pra ver na imagem, é assim que estou editando. Porém, como pode ser visto, apesar de todas as cédulas estarem selecionadas e com este formato, apenas as cédulas a partir do dia 21/01 está obedecendo ao formato. Pior que isso, é que as cédulas anteriores estão levando um formato americano (mm/dd/aaaa). A primeira cédula é 04/01/2021, e não 1/4/2021. (na caixa de texto está exatamente como eu quero: 4/1/2021, apesar de ter digitado 04/01/2021. Quando coloco em formato "geral", as cédulas que estão dando errado vem com números designados pelo excel como data (a primeira é 44287), porém, mesmo no formato geral, as cédulas após 21/01/2021 (que não estão dando errado) estão normais (de fato escrito 21/01/2021, e não um número designado pelo excel).  

Isso pode ser um conflito com o formato do meu sistema operacional, que está em inglês?

Se sim, alguém sabe como resolver?

Já tentei consertar colocando numa nova planilha ou pasta de trabalho, e está dando o mesmo problema.

Agradeço por qualquer ajuda

image.png

• Solução
Postado

O sistema operacional não é exatamente o problema, mas o sistema de data configurado p/ ele.

Uma das soluções possíveis é utilizando o conversor de datas do Power Query, ferramenta nativa do Excel, tem outras soluções possíveis tb, o difícil p/ mim é te encaminhar pelo processo, o ideal seria você anexar a planilha origem com as datas (sem dados sensíveis) p/ ver o passo-a-passo de como resolver.

• Curtir 1
Postado

@DJunqueira aqui está a planilha. Eu realmente só preciso que as datas sejam consertadas. planilha.xls

Se tiver um Vídeo no youtube, ou artigo, sobre isso, você pode enviar que eu tento resolver

edit:

@DJunqueira o problema tava no formato de data do windows mesmo, que era configurado para aquele que tá no sistema (em inglês). Pra resolver o problema, acho que eu até poderia simplesmente usar um formato de data diferente continuando com o windows em inglês, mas eu optei por simplesmente retirar o inglês do sistema e deixar apenas tudo em PT-BR.

O problema foi resolvido. Agora, quando eu de fato digito "04/01/2021", fica isso mesmo ao invés de ir diretamente pro formato em inglês.

Acho que a partir da data 11/01 tava indo pro formato "normal" porque o windows tava reconhecendo como inglês mesmo, e não existe 21/01 no inglês (mês 21), então o sistema formatava para um texto de fato digitado, e não pra data. Enfim, bastante confuso. Mas resolvido.

Muito obrigado pela ajuda!
image.png.20bfb799be6107b669c68d1e02513781.png

Postado

Certamente esse era o problema, a questão do Windows ser em inglês não interfere desde q você configure a data p/ o nosso sistema local, isso na suposição de q você irá trabalhar com arquivos q gerem datas seguindo o sistema dd/mm/aa. O q não dá certo é ficar no meio do caminho.

Uma forma rápida de converter as datas de 21/1/2021 em diante é selecionar todas elas, teclar [F2] e depois [Ctrl] + [Enter], assim todas as datas converteram p/ o formato nacional.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...