Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador trava e perde vídeo, precisando reiniciar pelo botão


Posts recomendados

Oi pessoal, já tem umas 2 semanas que meu computador tem apresentado esse problema. Ele trava completamente, o som fica também fica travado, as vezes perde o vídeo e eu preciso reiniciar ele no botão físico. Quando ele está bootando, ele trava naquela tela antes de aparecer a que você pode apertar um botão e entrar na BIOS, na tela que está tudo preto e com apenas um tracinho branco em cima na esquerda. Essa tela sempre aparece quando ligo o PC, mas geralmente é super rápido e já vai pra da BIOS e depois pra colocar a senha no Windows. Mas só na bootada seguinte desse problema que ele não boota, quando desligo no botão físicio de novo ele liga, só que demora mais nessa tela do traço branco e da BIOS do que o normal.

E o estranho é que isso acontece esporadicamente, a primeira vez que aconteceu foi quando fui jogar Assassin's Creed Valhalla que, entrou no Game Pass, isso aconteceu nos primeiros 20 minutos de jogo. Depois entrei pra jogar de novo e aconteceu novamente. Então percebi que o Windows estava bloqueando algumas funções, aparecendo repetidas vezes essa que está no primeiro anexo. Então eu permiti, vi que o Windows tinha uma atualização, então atualizei, reiniciei o computador e parecia ter resolvido, o Windows até voltou a iniciar rápido, passando pela tela da linha branca e da BIOS como antigamente, consegui ir até umas 30 horas de jogo. Então aconteceu de novo, dias depois, e apareceu a mesma coisa do Windows, da pra ver as datas nos prints. Só que vários programas/funções diferentes, mas todas no mesmo dia, 18. Eu permiti isso tudo, tentei atualizar o Windows mas deu erro (na outra vez eu atualizei uma versão, mas essa também deu erro e só deixei quieto). 

Agora outra coisa estranha é: o PC travou novamente, mas fora do jogo, estava apenas assistindo uma live na Twitch. Só que ele n travou por completo, a live havia travado mas eu conseguia mexer o mouse. Não acontecia nada quando clicava no Opera e nem na barra de ferramentas, CTRL + ALT + DEL e ALT + F4 também não funcionavam, eu atualizei a área de trabalho e o botão de atualizar ficou meio transparente na tela, então reiniciei pelo botão físico de novo. E ficou dias sem acontecer de novo, eu conseguia rodar jogos pesados e usar o PC por horas e horas normalmente, até acontecer agora, dia 26. Eu liguei o PC, deu uns 10 minutos e travou tudo, perdendo vídeo como da primeira vez, reiniciei pelo botão, ficou na tela da linha branca, reiniciei pelo botão de novo e agora estou aqui. Mas já estou com o PC ligado tem umas 2 horas e nada, e também não tem nenhum aviso de segurança do Windows. Também estou anexando uma verificação de atualização do Windows que tentei fazer agora, tem a mesma versão que deu erro nas últimas vezes, e uma opcional que apareceu agora, estou pensando se deveria instalar.

 

O que pode ser isso? Estou cogitando formatar e PC e ver o que da.

Obrigado quem leu tudo isso.

image.png

image.png

image.png

image.png

image.png

image.png

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Se não for vírus, é essa porcaria do DriverBooster.

Salve seu arquivos importantes, formata e baixa os drivers dos sites dos fabricantes.

 

 

Recomendo ler:

O uso de atualizadores de drivers deve ser evitado, pois esse tipo de software costuma instalar programas potencialmente indesejados (PUP) e adware, que são software de propaganda. Além disto, esses programas muitas vezes instalam drivers genéricos, modificados por terceiros ou que não chegaram a ser aprovados pela Microsoft – pra ser aprovado pela Microsoft, um driver precisa passar por mais de 1.500 testes, e somente depois de comprovada a sua estabilidade ele recebe o certificado do Windows Hardware Quality Labs (WHQL, Laboratório de Qualidade de Hardware do Windows), indicando que o driver é estável e dificilmente causará instabilidades no sistema operacional.

 

Se quiserem se aprofundar mais sobre esse assunto, sugerimos os artigos abaixo:

 

Drivers do Windows a fundo – Parte 1

Drivers do Windows a fundo – Parte 2

A praga dos otimizadores de PC

 

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedroou Obrigado pela resposta. O pior é que uso esse Driver Bosster tem anos e nunca me deu problema, mas acredito que deva ser ele mesmo. Conhece alguma maneira mais simples de atualizar os drivers? Pergunto porque as vezes nem sei que drivers eu preciso atualizar e nem qual a fabricante. Único que atualizo manualmente é os da Nvidia porque chega uma notificação no PC quando tem nova.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Veja qual a sua placa-mãe, vai no site e procura o modelo dela lá, os drivers ficam lá. Fora os que estão lá, só vai precisar algum para mouse, teclado... que acha no site do fabricante (esses é mais para configurar cores, sensibilidade, não precisa ficar procurando atualização).

 

Uma opção segura para drivers que eu já usei é o assistente de drivers da Intel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

É uma boa pergunta, baixa e testa. Nunca testei com AMD. Ele identifica o driver e leva até o site para baixar, então não vai ter problemas, se não funcionar, apenas desinstale e vá manualmente no site do fabricante da sua placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!