Ir ao conteúdo

Segundo SSD da placa-mãe B450M

Ir à solução Resolvido por DiF,

Posts recomendados

Postado

Boa noite, eu comprei a placa-mãe B450M stell legend pois a minha tinha queimado, vi que ela tinha dois slots para SSD M.2, então aproveitei e comprei outro (SSD 1TB Kingston NV2) para colocar junto ao que eu ja tinha (SSD adata falcon 512GB) mas apenas o SSD no primeiro slot aparece.

Também tenho um SSD comum.

• Moderador
  • Solução
Postado

@RoyalMilk A  B450M steel legend realmente possui dois slots de SSD M.2.  Porém  são dois tipos diferentes.

No de cima da placa de vídeo, é um slot para NVMe  e no slot de baixo é para um SSD M.2  do tipo SATA.

Então, o seu  SSD 1 TB Kingston NV2, deve ser colocado no primeiro slot( logo acima da placa de Vídeo)

Infelizmente, você vai ter que remover o seu SSD adata falcon 512GB  Já que no segundo slot só reconhece do tipo SATA

Por exemplo este :SSD 480 GB WD Green, M.2

Postado

@DiF putz, nesse caso tem alguma placa adaptadora que aceite esse tipo de SSD NVMe? Ou vale mais a pena eu comprar um SSD novo como do qual você mandou o link e aposentar meu falcon? Ter que passar tudo que eu tenho nele ia ser uma dor de cabeça

• Moderador
Postado

@RoyalMilk Existem sim alguns adaptadores e cases... como por exemplo

EBTOOLS Placa conversora SSD, M.2 NVMe SSD para PCIE X16 Placa de expansão de placa adaptadora

A inconveniência dessa placa adaptadora, é que você não poderá usar uma placa de vídeo, caso a placa-mãe não possua dois slots x16 PCI-E.  E talvez até seria ruim se tivesse... porque talvez ao plugar duas placas assim no PCI-E, é capaz de reduzir a largura de banda de x16 para uns x8 ou x4..   Não vale a pena. 

Existem outros tipos de placas pci-e com esse mesmo propósito.. como as de x4 e x8... 

Outra opção, seria usar um Case externo...  que você encontra no mercado livre.. só não garanto que o pc vai reconhecer como NVMe ou sata...    Além disso, usar com o case externo, pode nem atingir as velocidades máximas... afinal estará passando pela usb... o que não é ideal se for para instalar programas ... jogos e etc.  

Ele ia ser considerado um "pendrive" gigante  rsrss

Se fosse possível,  o ideal é você realmente comprar um SSD do tipo sata e colocar no slot 2....

Postado
4 horas atrás, DiF disse:

@RoyalMilk Existem sim alguns adaptadores e cases... como por exemplo

EBTOOLS Placa conversora SSD, M.2 NVMe SSD para PCIE X16 Placa de expansão de placa adaptadora

A inconveniência dessa placa adaptadora, é que você não poderá usar uma placa de vídeo, caso a placa-mãe não possua dois slots x16 PCI-E.  E talvez até seria ruim se tivesse... porque talvez ao plugar duas placas assim no PCI-E, é capaz de reduzir a largura de banda de x16 para uns x8 ou x4..   Não vale a pena. 

Existem outros tipos de placas pci-e com esse mesmo propósito.. como as de x4 e x8... 

Outra opção, seria usar um Case externo...  que você encontra no mercado livre.. só não garanto que o pc vai reconhecer como NVMe ou sata...    Além disso, usar com o case externo, pode nem atingir as velocidades máximas... afinal estará passando pela usb... o que não é ideal se for para instalar programas ... jogos e etc.  

Ele ia ser considerado um "pendrive" gigante  rsrss

Se fosse possível,  o ideal é você realmente comprar um SSD do tipo sata e colocar no slot 2....

Eu tava vendo alguns como esse 

https://www.kabum.com.br/produto/226323/placa-pci-e-para-SSD-m-2-com-NVMe-pci-e-x4-pm2-pcie

Que parece que se encaixa bem na frente do sata, não sei como funciona

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@RoyalMilk O problema dessa placa, é saber como vai se comportar a sua placa de Vídeo.   Tem algumas placas maes, que se plugar alguma placa na pci-e x4 ou x8... por exemplo, faz com que a largura de banda da placa de Vídeo também caia...  Se fosse uma gpu integrada no processador, talvez não teria problema algum em usar, apesar de opearar com largura reduzida.. como pode ver ali na imagem...  na parte de slots, que informa  o modo de como funciona.

também não sei como o sistema vai se comportar, afinal a placa-mãe de fato só aceita 1 NVMe.  Se essa placa faz a conversão de NVMe para sata, ela realmente pode funcionar, porém como eu disse anteriormente... corre o risco de afetar a largura de banda da sua pci-e x16.

Eu, particularmente iria pelo método mais seguro e certeiro... usar o SSD M.2 sata, no slot 2.   

Sempre antes de comprar, é bom verificar no site do fabricante, se há alguma informação... Felizmente no site da ASRock, da steel Legends, possui a informação...

spacer.png

Caso use a plaquinha,  você terá que remover o seu SSD 1TB Kingston NV2 do slot 1....  pois o slot da placa pci-e que você quer comprar, está na mesma linha...  ou seja, ou é um ou é o outro

spacer.png

Você não consegue encaixar a placa pci-e x4 naquele slot pequenininho que tem em cima da do slot prateado da placa de Vídeo... porque se você reparar, o slot do M.2 Ultra (Nvm)  está na mesma linha... se está com o cartão ali... a placa não encaixa no slot.

Por isso, mais uma razão, para você usar o M.2 Sata  no slot 2 ali embaixo da placa de vídeo.. e seguir usando  seu NVMe  no slot 1

Postado
1 hora atrás, DiF disse:

@RoyalMilk O problema dessa placa, é saber como vai se comportar a sua placa de Vídeo.   Tem algumas placas maes, que se plugar alguma placa na pci-e x4 ou x8... por exemplo, faz com que a largura de banda da placa de Vídeo também caia...  Se fosse uma gpu integrada no processador, talvez não teria problema algum em usar, apesar de opearar com largura reduzida.. como pode ver ali na imagem...  na parte de slots, que informa  o modo de como funciona.

também não sei como o sistema vai se comportar, afinal a placa-mãe de fato só aceita 1 NVMe.  Se essa placa faz a conversão de NVMe para sata, ela realmente pode funcionar, porém como eu disse anteriormente... corre o risco de afetar a largura de banda da sua pci-e x16.

Eu, particularmente iria pelo método mais seguro e certeiro... usar o SSD M.2 sata, no slot 2.   

Sempre antes de comprar, é bom verificar no site do fabricante, se há alguma informação... Felizmente no site da ASRock, da steel Legends, possui a informação...

spacer.png

Caso use a plaquinha,  você terá que remover o seu SSD 1TB Kingston NV2 do slot 1....  pois o slot da placa pci-e que você quer comprar, está na mesma linha...  ou seja, ou é um ou é o outro

spacer.png

Você não consegue encaixar a placa pci-e x4 naquele slot pequenininho que tem em cima da do slot prateado da placa de Vídeo... porque se você reparar, o slot do M.2 Ultra (Nvm)  está na mesma linha... se está com o cartão ali... a placa não encaixa no slot.

Por isso, mais uma razão, para você usar o M.2 Sata  no slot 2 ali embaixo da placa de vídeo.. e seguir usando  seu NVMe  no slot 1

É, fui garoto de não ter visto isso ou perguntado antes, acho que vou mesmo comprar um case e usar de pendrive pra guardar fotos e outras coisas, valeu mesmo mano

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!