Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vivo Fibra com modem da operadora. Como melhorar?


Posts recomendados

Pessoal, boa tarde!

Tenho internet Vivo Fibra 200 MB em minha residência e por ser um sobrado, o sinal no andar de cima é bem instável. O alcance não é bom e por isso utilizo um repetidor de sinal da Xiaomi.
O roteador instalador é o da operadora um MitraStar GPT-2741GNAC-N1 e estou pensando em utilizar um roteador melhor. Via algumas opções, conforme abaixo:

1) Comprar Antena 5Dbi com cabo pigtail para instalar no modem -> Consiste em abrir o roteador e instalar 2 antenas de 5Dbi com cabo. Precisa fazer 2 furos na carcaça do roteador. Custo R$ 50,00 e a encheção da operadora por mexer no aparelho.

2) Colocar o roteador MitraStar em Bridge e usar em conjunto com outro roteador -> Vi relatos de limitação da velocidade pelo MitraStar. Não sei se é verdade. Pensei no TP-Link EX220. Custo R$ 270,00

3) Retirar o MitraStar e usar um GPon + Roteador -> Aparelhos TP Link Gpon XZ000-G7 e Roteador EX 220. Custo R$ 350,00.

Escolhi esses aparelhos pois são os utilizados em tutoriais, fica mais fácil para mim configurar. Não fica claro o real aumento de desempenho em cada opção. Compensa a troca ou deixo como está?
Estou aberto a novas sugestões também. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você mexer no aparelho da vivo a empresa pode te cobrar uma multa por esta modificação.

Eu considero a terceira opção a melhor. Dá uma olhada no Tp Link Xx230v.

 

Você não citou qual o modelo desse repetidor Xiaomi. Entenda que se o sinal do modem que chega no segundo andar for ruim o repetidor então vai repetir um sinal ruim. Nesse caso seria a melhor opção conecta-los por cabo e usar aparelhos compatíveis com rede Mesh.

 

Vale a pena também dar uma olhada nos aparelhos da Huawei, o AX2S e AX3 pro.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/02/2024 às 20:39, edu.dnb disse:

usar aparelhos compatíveis com rede Mesh

Aqui discordo do amigo @edu.dnb . Mesh só fará a transição de um sinal para outro e não melhora a qualidade da rede. De pode passar cabo, então a melhor opção é um AP. Sugiro UniFi PoE. Vai precisar de uma fonte PoE. Se a distância for muita, talvez seja necessário PoE ativo, senão uma passiva resolve.

 

https://ui.com/us/en/wifi/flagship

Ativo:

https://www.intelbras.com/pt-br/injetor-poe-200-at-injetor-poe-200-at

 

https://www.intelbras.com/pt-br/fonte-injetora-poe-passivo-poe-2405-f

 

P.S.: O PoE ativo gerencia a energia, modulando conforme o consumo variando a tensão de acordo com a necessidade do equipamento. O passivo emite a mesma tensão de saída sem variações, independente da necessidade do equipamento.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/01/2024 às 18:20, Hiperion disse:

1) Comprar Antena 5Dbi com cabo pigtail para instalar no modem -> Consiste em abrir o roteador e instalar 2 antenas de 5Dbi com cabo. Precisa fazer 2 furos na carcaça do roteador. Custo R$ 50,00 e a encheção da operadora por mexer no aparelho.

2) Colocar o roteador MitraStar em Bridge e usar em conjunto com outro roteador -> Vi relatos de limitação da velocidade pelo MitraStar. Não sei se é verdade. Pensei no TP-Link EX220. Custo R$ 270,00

3) Retirar o MitraStar e usar um GPon + Roteador -> Aparelhos TP Link Gpon XZ000-G7 e Roteador EX 220. Custo R$ 350,00.

 

(1) Se o seu problema é a cobertura não deve usar uma antena mais poderosa e sim mais antenas. Houve época em que se acreditava que mais potência era a solução, apesar de ser por definição um pouco ingênuo em ambientes urbanos. Seria como todo mundo passar a falar mais alto para ser ouvido, mesmo quando tem muita gente falando. O resultado é só mais barulho e interferência. Redes mesh são a prova do contrário, com menor alcance, menor potência e mais aparelhos.

 

Use mais um roteador, posicionado cuidadosamente entre o melhor teórico e o possível no site. Na prática em geral o melhor é usar um roteador ao lado de cada TV --- grande consumidor de banda hoje em dia. Interligar os roteadores por cabo e deixar tudo na mesma LAN

 

(2) usar bridge é ingênuo: se seu problema é cobertura vai desligar o rádio do aparelho da VIVO? Ele é como um AC1200 e vai perder a cobertura wifi e mais 2 ou 3 portas ethernet... Em troca de... nada. Bridge é isso: ponte. Seu aparelho vira um simples conversor de midia.

 

(3) mais dinheiro e menos resultado ainda. Compre um roteador AX. Posicione com cuidado. Meça o sinal. É trivial com um telefone e um aplicativo gráis, tipo o WiFi Analyzer. Pode ver pela cor ou pela tabela. Não exige nenhum conhecimento especial. Se não ficar bom com um use um terceiro, com a mesma técnica.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!