Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desempenho MB SOYO b550m.Troca de placa-mãe é necessária?


Posts recomendados

Bom dia, tenho um Ryzen 5800, com uma 3060ti e uso uma placa-mãe SOYO b550m.

 

Estou tendo dois problemas. O Primeiro é que não consigo utilizar duas memórias rams de 3600, pois o computador fica reiniciando sozinho. O Segundo é que, recentemente, começou um problema de queda de rendimento e constatei um aquecimento na placa-mãe e no CPU. Tem momentos que apenas com o uso de navegador ele chega a 70º. Entrei em contato com um técnico e ele me informou que é necessário uma mudança de placa-mãe (mesmo sem saber que era da SOYO) para uma x570, me sugerindo comprar uma ASRock x570 Phanton Gaming.

 

Foi um grande custo comprar esse computador que tenho agora e preciso ter certeza de que é necessário reinvestir dinheiro nele de tal forma, por isso solicito a opinião e o encaminhamento dos companheiros de fórum, visto que a queda de rendimento tem sido um grande problema que eu pensei que não teria investindo um bom dinheiro nessa máquina.

 

Agradeço sugestões e orientações!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Poderia informar sua configuração completa? Modelos e marcas.

Gabinete, cooler, memórias, fonte....

 

8 minutos atrás, jeanfjv disse:

Tem momentos que apenas com o uso de navegador ele chega a 70º

A princípio, indica defeito no cooler ou má instalação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Processador: Ryzen 7 5800

GPU: RTX 3060 TI

RAM: Fury Beast 3600ghz 16 gb

placa-mãe: Soyo b550m

HD: 2  SSD 1tb M.2 NVMe PCIe 3500mb/s Leit
Gabinete: Gabinete Gamer Galax Revolution-05, Mid Tower, Vidro Temperado, ATX, Black, Sem Fonte, Com 4 Fans, CGG5ANBA4B0
Fonte: Fonte MSI MAG A650BN, ATX, 650W, 80 PLUS Bronze, PFC Ativo, Entrada Bivolt, Preto - 306-7ZP2B22-CE0

 

Edit:

 

O Cooler é da coolermaster, mas como foi comprado em loja fisica não sei dizer exatamente qual é. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedroou

14 minutos atrás, Pedroou disse:

É water cooler 240mm?

O gabinete é bom em air flow, sobra defeito e mal instalação no cooler.

 

Baixa o HWMonitor, executa ele e deixa um tempo aberto enquanto usa o pc (15 minutos), depois coloca print dos valores dele.

 

Não. É um air cooler mesmo. Salvo engano é o "COOLER PARA PROCESSADOR COOLER MASTER HYPER H411R"

 

 

Ele não tinha esse problema desde que montei ele (em maio) começou recentemente. 

 

image.thumb.png.1620bf7554eaf618a6e5fbf1453298e7.png

 

Funcionamento normal do PC usando apenas o Chrome 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Colocaria pelo menos um 240mm. É um processador quente. O AG400 vai manter dentro do limite aceitável, mas não é o ideal.

 

Quanto as memórias, pode ser tensão errada. Tente fazer um overclock manual e ver se fica estável.

5 minutos atrás, Pedroou disse:

Trocando para um AG400 deve se manter bem frio.

Em idle, baixo uso.

 

Também é bom fazer um undervolt no processador, provavelmente vai deixar a placa-mãe mais fria também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mr. Caio Augusto alterou o título para Desempenho MB SOYO b550m.Troca de placa-mãe é necessária?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!