Ir ao conteúdo

TV Samsung 32FH5203G fica reiniciando em looping

Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Postado

O defeito na verdade já foi resolvido, mas por se tratar de algo incomum que pode acontecer resolvi relatar. 

Ao ligar a TV, o logo da Samsung aparece, apaga a TV desliga e volta a ligar. Ficava somente nisso em looping. 

No caso não sou técnico especializado nesse tipo de aparelho, mas conheço eletrônica. 

Então pesquisei algo na Internet e o que encontrei relacionado a esse defeito era fonte ruim (algo até possível arrumar nessas TVs sem trocar placa) ou então defeitos relacionados ao Firmware seja ele corrompido ou com o chip de memória queimado. 

Porém era mais simples do que eu pensava. Numa tentativa de descartar uma das placas, alimentei a TV com a fonte de bancada (duas tensões simples de 5 e 13V) enquanto que os leds ficaram na fonte original. 

Aí a TV ligou, mas reparei uma coisa não sintonizou nenhum canal. 

Comecei a mexer no conector de antena e foi aí que percebi que o Seletor de canais (aquela caixinha metálica) estava meio solto. 

Então retirei a placa e refiz a solda dele no aterramento da carcaça e pra garantir ressoldei os pinos de alimentação e sinal. 

E... BINGO! ao religar a TV o logo apareceu, sumiu e entrou o chuvisco de frequência vazia visto que entrou no canal 2 análogico. 

Coloquei o conector na fonte original e permaneceu funcionando corretamente. 

Não vi nada relacionado a isso em lugar nenhum, e como o cabo de antena é algo que as pessoas mexem e a solda da placa é frágil é um defeito que pode acontecer nesse ou outros TVs da mesma linha por isso resolvi relatar. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Solução
Postado
9 horas atrás, Renato.88 disse:

Numa tentativa de descartar uma das placas, alimentei a TV com a fonte de bancada (duas tensões simples de 5 e 13V) enquanto que os leds ficaram na fonte original. 

Aí a TV ligou, mas reparei uma coisa não sintonizou nenhum canal. 

A explicação do porque a TV funcionou parcialmente com a fonte de bancada é a seguinte.....

Tem duas conexões para o +5V, uma é a alimentação modo stand by (+5VA) e a outra quando a TV é ligada (+5VB), essa outra saída é chaveada por um transistor de potência na placa da fonte e controlada pelo processador principal. 

Essas duas eu fiz um jumper e conectei a minha fonte. 

O mesmo acontece com os 13V, tinha uma conexão escrita como +13VA e outra como +13VB.

No caso, eu conectei somente o +13VA. 

Não tenho esquema, mas chuto que essa tensão seja a alimentação do LCD. 

Até então, Não tinha percebido a existência da outra conexão que imagino que seria a alimentação da sintonia que era onde estava o mau contato no aterramento.

Ainda com a fonte de bancada, quando percebi o erro cheguei a conectar o +13VB e o defeito voltou. 

Cheguei a conclusão de que Sem o terra, todos os pinos do seletor ficam com 13V, acionando algum circuito de proteção que não permitia que a TV ficasse ligada. 

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...