Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TV Samsung 32FH5203G fica reiniciando em looping


Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

O defeito na verdade já foi resolvido, mas por se tratar de algo incomum que pode acontecer resolvi relatar. 

 

Ao ligar a TV, o logo da Samsung aparece, apaga a TV desliga e volta a ligar. Ficava somente nisso em looping. 

 

No caso não sou técnico especializado nesse tipo de aparelho, mas conheço eletrônica. 

Então pesquisei algo na Internet e o que encontrei relacionado a esse defeito era fonte ruim (algo até possível arrumar nessas TVs sem trocar placa) ou então defeitos relacionados ao Firmware seja ele corrompido ou com o chip de memória queimado. 

 

Porém era mais simples do que eu pensava. Numa tentativa de descartar uma das placas, alimentei a TV com a fonte de bancada (duas tensões simples de 5 e 13V) enquanto que os leds ficaram na fonte original. 

Aí a TV ligou, mas reparei uma coisa não sintonizou nenhum canal. 

Comecei a mexer no conector de antena e foi aí que percebi que o Seletor de canais (aquela caixinha metálica) estava meio solto. 

 

Então retirei a placa e refiz a solda dele no aterramento da carcaça e pra garantir ressoldei os pinos de alimentação e sinal. 

 

E... BINGO! ao religar a TV o logo apareceu, sumiu e entrou o chuvisco de frequência vazia visto que entrou no canal 2 análogico. 

Coloquei o conector na fonte original e permaneceu funcionando corretamente. 

 

Não vi nada relacionado a isso em lugar nenhum, e como o cabo de antena é algo que as pessoas mexem e a solda da placa é frágil é um defeito que pode acontecer nesse ou outros TVs da mesma linha por isso resolvi relatar. 

 

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
9 horas atrás, Renato.88 disse:

Numa tentativa de descartar uma das placas, alimentei a TV com a fonte de bancada (duas tensões simples de 5 e 13V) enquanto que os leds ficaram na fonte original. 

Aí a TV ligou, mas reparei uma coisa não sintonizou nenhum canal. 

A explicação do porque a TV funcionou parcialmente com a fonte de bancada é a seguinte.....

 

Tem duas conexões para o +5V, uma é a alimentação modo stand by (+5VA) e a outra quando a TV é ligada (+5VB), essa outra saída é chaveada por um transistor de potência na placa da fonte e controlada pelo processador principal. 

Essas duas eu fiz um jumper e conectei a minha fonte. 

O mesmo acontece com os 13V, tinha uma conexão escrita como +13VA e outra como +13VB.

No caso, eu conectei somente o +13VA. 

Não tenho esquema, mas chuto que essa tensão seja a alimentação do LCD. 

Até então, Não tinha percebido a existência da outra conexão que imagino que seria a alimentação da sintonia que era onde estava o mau contato no aterramento.

Ainda com a fonte de bancada, quando percebi o erro cheguei a conectar o +13VB e o defeito voltou. 

 

Cheguei a conclusão de que Sem o terra, todos os pinos do seletor ficam com 13V, acionando algum circuito de proteção que não permitia que a TV ficasse ligada. 

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!