Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

memória RAM 16gb sendo usada apenas 7gb em jogos


Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Bom dia, tenho um i5-10400f com uma rx 7600, 16gb de memória DDR4-2666mhz da kingston single-chanel, quando eu abro qualquer jogo, o máximo de memória que um jogo usa é 7 GB, acompanhando pelo afterburner, por exemplo, no red dead 2, pessoas com setups parecidos tem 12gb de uso de ram, não sei como resolver

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Guilherme Sestari disse:

@GuilhermeGB Está sim, 15,9GB como utilizável

Então aparentemente não tem nada errado com seu PC. É importante observar que os aplicativos só utilizam a quantidade de RAM necessária para operar, mas o uso total da RAM pode variar conforme a qualidade gráfica do jogo e a quantidade e os tipos de aplicativos abertos em segundo plano. Quando você tem algum problema com RAM, é comum notar travamentos, quedas de FPS e coisas do tipo, mas se tiver tudo liso então deve estar tudo bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@bngomes@GuilhermeGB O problema é que pelo gerenciador de tarefas, o uso de ram está em 4GB, estou enfrentando tambem problema com 100% de uso de cpu em partes movimentadas, vendo reviews de pessoas com o mesmo processador e uma placa inferior, no caso a rx 6600, o processador fica na casa de 50% de uso, pode estar relacionado com a ram? A temperatura está normal, não passa de 60ºC com 100% de uso, o clock permanece a 4000Mhz, não consigo encontrar nada sobre, no msconfig, todos os núcleos estão ativos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Guilherme Sestari disse:

@bngomes@GuilhermeGB O problema é que pelo gerenciador de tarefas, o uso de ram está em 4GB, estou enfrentando tambem problema com 100% de uso de cpu em partes movimentadas, vendo reviews de pessoas com o mesmo processador e uma placa inferior, no caso a rx 6600, o processador fica na casa de 50% de uso, pode estar relacionado com a ram? A temperatura está normal, não passa de 60ºC com 100% de uso, o clock permanece a 4000Mhz, não consigo encontrar nada sobre, no msconfig, todos os núcleos estão ativos

Isso não parece ser exatamente um problema de RAM, você pode estar com algum outro tipo de problema de hardware ou até de software mesmo. Qual é o modelo da sua placa-mãe? Já tentou atualizar a BIOS dela?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Guilherme Sestari disse:

@GuilhermeGB Tive alguns problemas em outros jogos também, que mesmo quando abaixava muito a qualidade grafica, os ganhos em ***** eram quase nulos, e o processador sempre quase a 100% de uso em algum núcleo

Isso é bastante estranho se você está com todos os núcleos funcionando e com clock travado a 4.0GHz no momento que está sendo forçado. Já vi esse tipo de "gargalo forçado" em situações onde o clock da CPU cai para valores muito baixos devido a algum tipo de limitação do sistema, ou quando alguns dos núcleos do processador não funcionam corretamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pedroou alterou o título para memória RAM 16gb sendo usada apenas 7gb em jogos
  • Moderador

Alguma coisa na BIOS mal configurada talvez. Tinha alguma coisa que vinha por padrão em 800mhz e eu mudei para 1ghz e melhorou pareceu melhorar. Como não tenho mais plataforma da Intel, não consigo ver. 

 

Acredito que era o FCLK Frequency na aba CPU/Processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Single channel talvez. 

Processador em 100% de uso com configurações/qualidades gráficas é bem normal. Pincipalmente no baixo, a carga maior fica para ele.

 

Baixa o HWMonitor e abre antes de jogar, joga um tempo e depois colocar os prints aqui. Veja se encontra esse negócio na BIOS que te falei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guilherme Sestari amigo, pelo que você está mostrando ai estou achando que está tudo normal com seu PC. 80 FPS com 70-80% de uso da CPU dependendo da região está dentro do esperado, principalmente pra você não está usando memória em dual-channel, o single-channel pode capar um pouco o desempenho do processador em alguns jogos, e RDR2 é um deles. O benchmark do CPU-Z também está batendo com o normal de um 10400F, como você pode ver na database do app (dois resultados diferentes):

 

https://valid.x86.fr/bench/f4ndhs

https://valid.x86.fr/bench/vucjp4

 

A princípio imaginei que seu problema era que estava vendo um desempenho muito ruim no jogo, abaixo de 60 FPS com quedas e tal, mas não parece ser o caso. Cuidado com a "síndrome do PC gamer".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Guilherme Sestari Veja o vídeo abaixo, a partir dos 2 minutos quando ele chega numa cidade, observe o uso da CPU e o FPS. Lembrando que FPS mais alto = uso da CPU mais alto. Se quer a CPU trabalhando mais folgada, trave o FPS numa taxa mais confortável.

 

https://www.youtube.com/watch?v=I8MaYO_DWmM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!