Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows 11 apresentando anomalias e as vezes não quer iniciar


Ir à solução Resolvido por Thiago Sabaia,

Posts recomendados

Olá pessoal eu tenho um Intel Core i5 de 4a geração com SSD HD e placa de vídeo dedicada que está com o Windows 11 instalado. Sei que meu equipamento não é de geração compatível nativamente com o Windows 11, mas ele tem 16Gb de RAM e uma boa configuração. Ocorre que passei a enfrentar um problema com o sistema. Do nada ele vai ficando lento, ai quando tenho paciência suficiente para andar no rítimo que ele fica e conseguir dar o comando de desligar. O mesmo demora para desligar. Ocorre que na primeira  vez que passei por isso o sistema voltou a funcionar depois que fiz um desligamento forçado do mesmo. Ocorre que hoje, no momento em que estou fazendo este post, por meio do meu notebook (um i3 de 3a que tb está rodando o Windows 11) estou com severas dificuldades para ligar o desktop e carregar o sistema.  Com muito custo eu consegui que ele desligasse, mas agora não consigo que ele inicialuze novamente Já fiz um desligamento forçado e agora não carrega. Com muito custo eu consegui por o PIN. Fica rodando aquela animação. O mouse funciona, por[em o sistema não carrega. Estou sendo paciente em esperar, mas já tem uns minutos que está assim e não termina de carregar.

 

Eu mantenho meu sistema limpo e atualizado. Somente o estritamente necessário está habilitado para inicializar com o sistema.  Meu SSD está com espaço de sobra. O PC está limpo fisicamente, A fonte é nova e tem 3 meses que comprei. Aparentemente não tem nada de anormal aqui,

 

Alguém mais já passou, ou passa, por isso???

 

A minha GPU é da AMD e toda vez que o sistema é desligado incorretamente eu preciso reconfigurá-la no Adrenalin.

 

Queria entender o que está acontecendo,

 

Meu PC é um i5 4590, 16gb de RAM, SSD 480, HD 1Tb, RX 580, fonte de 600W da Aerocool.

 

O que me vem de possibilidades do que possa estar ocorrendo são:

  • SSD ruim
  • Alguma coisa ligada a alimentação de energia.

 

E ai o que me dizem?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago Sabaia é Kingstom. No pc da minha esposa tem um Goldenfir que está lá a bem mais tempo que esse aqui no meu e nunca deu dor de cabeça. O dela é de 120Gb. O meu Kingstom é 480Gb, comprado em loja física.

Mas tem uma coisa curiosa aqui. Eu utilizo uma aplicação, chamada Second Life, que precisa de um visualizador 3 d para funcionar. O visualizador oficial desenvolvido pela mantenedora desta aplicação nunca foi muito bom em termos de performance, principalmente computadores mais modestos. Então normalmente os usuários desta aplicação utilizam visualizadores de terceiros autorizados pela desenvolvedora e mantenedora. Aqui eu possuo 4 visualizadores diferentes. São eles:

  1. Firestorm Viewer
  2. Genesis Viewer
  3. Alchemy Viewer
  4. Catznip Viewer

 

O primeiro visualizador entendeu que a configuração gráfica adequada, para funcionar corretamente, é no alto. Ocorre que este visualizador já tem algumas versões que tem consumido muito da memória RAM além da placa gráfica. Os desenvolvedores não estão conseguindo equilibrar o consumo deste visualizador. Mas ainda assim ele é o que tem mais recursos, em relação aos 4 aqui citado.

 

O segundo entendeu que a configuração adequada para funcionar corretamente é com gráfico alto. Porém este visualizador não tem os mesmos recursos que o primeiro e não é possível você limitar a renderização de avatares em lugares muito cheios. O primeiro permite fazer isso. Ocorre que este segundo visualizador tem um desempenho muito melhor do que o primeiro. E não consome tanto da memória RAM.

 

O terceiro Visualizador entendeu que a melhor configuração gráfica para ele funcionar corretamente e de forma fluida é com gráficos no ultra. O que me surpreendeu porque está rodando muito fluído e com uma qualidade excepcional. Porém depois de um tempo que eu estou utilizando Mesmo que eu não vá em nenhum local que tenha muitos avatares. Eu passei a notar uma perda de desempenho no sistema como um todo. Isso passou a acontecer do nada. Às vezes após o uso dessa aplicação específica eu consigo ainda utilizar o computador mas percebo que ele vai perdendo desempenho. E coincidentemente foram os momentos em que aconteceu que eu citei no primeiro post.

 

A quarta aplicação também citou as configurações gráficas como no ultra e funciona de forma Fluída. Ocorre que As últimas versões desta aplicação tem apresentado um bug de ficar borrando texturas nos avatares e no ambiente. Que até agora não foi resolvido. De todas as aplicações que eu citei Das 2 que permitem que eu possa limitar a quantidade de avatares a serem renderizados no ambiente que eu estiver. Esta aplicação é a única que me permite deixar configurado permanente esta função de forma que onde quer que eu vá ele só renderize o que o determinar.

 

Uma coisa que percebi é que quanto mais eu uso a placa de vídeo mais energia ela consome. E estou suspeitando que a minha fonte de 600 watts da aerocool não esteja dando conta. E talvez não seja um problema do Windows 11 mas de alimentação energética. Partindo desse pressuposto que eu começo a teorizar aqui como possível problema Pode se entender que Como o equipamento não está conseguindo suprir a quantidade de energia necessária o SSD passa a apresentar mau funcionamento o sistema fica ruim e eu tenho dificuldades para conseguir fazer com que ele funcione novamente.

 

Aproveito e passa adiantar que depois de abrir o computador mexer um pouco nos cabos Inverter as portas sata trocando o SSD de lugar com HD. Deixando ele um tempo desligado. Consegui entrar no Windows. Daí eu dei boot em modo seguro e executei o seguinte comando no prompt com privilégios administrativos:

  • sfc /scannow

 

Após concluído a verificação de problemas no sistema foi identificado arquivos corrompidos que segundo o próprio Windows foram resolvidos e substituídos. Fiz a reinicialização em modo normal e o computador está funcionando até o momento. Mas ao verificar, no crystalDisl info, a vida útil do meu SSD. O mesmo me informa que está com saúde boa e 91 % de integridade física.

 

Meu Windows 11 está atualizado não tem nenhuma atualização pendente e aparentemente a integridade do sistema está ok. Eu não testei A máquina com nenhum dos visualizadores aberto Então não sei se o problema voltará a persistir. E conforme mencionado mais acima acredito que minha teoria de má alimentação energética tem algum sentido.

 

Enfim eu vou seguir monitorando Visto que não tem nada aparentemente é normal aqui. E tais anomalias passaram a ocorrer depois que eu passei a utilizar o Terceiro visualizador aqui citado. Coincidentemente é isso. No primeiro visualizador aqui citado o que eu enfrentei de anomalia foi o que pode ser visto no vídeo abaixo:

Mas neste caso aí eu tenho por mim que está relacionado ao alto consumo de memória RAM desta aplicação. Pois eu tinha uma outra placa de vídeo com apenas 4 GB, a minha atual tem 8gb. E quando a memória era completamente consumida, pelo visualizador principalmente, Apresentava esse problema. E eu percebi que de fato o primeiro visualizador que eu citei está consumindo muita memória.

 

Agora esse problema que citei aqui dou Windows 11 eu nunca tinha enfrentado Então resolvi perguntar para saber se é problema do Windows, do SSD ou do meu computador (no caso podendo ser alimentação energética).

 

Alguém mais passou ou está passando por algo parecido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!