Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memória não detectada ao ligar


Ir à solução Resolvido por RobocopBR,

Posts recomendados

Olá.

Conectado com a publicação que fiz pedindo recomendação de assistência técnica em São Paulo (https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1676118-recomendação-de-assistência-técnica-para-pc-são-paulo-sp/), segue relato do meu problema.

 

Meu PC:
Ryzen 7 2700X (não está com overclock e está refrigerado por um NH-D15-SE-AM4)

2x 8 GB DDR4 3200 MHz F4-3200C14D-16GFX (é um pacote fechado com dois pentes, eles não foram comprados em separado)

ASRock X470 Taichi Ultimate (BIOS na versão original de fábrica)

Zotac GTX 1080 Ti AMP! Edition

2 SSDs Samsung SATA3 860 Pro (1 de 256 GB pro sistema, 1 de 512 GB pra jogos)

1 SSD Samsung 970 Pro M.2 512 GB

2 discos rígidos SATA3 Seagate (1 GB e 2 GB) para arquivos

 

Tinha essa máquina funcionando há quase 4 anos, totalmente estável. Mas há aproximadamente 3 semanas, ela deu três bips no carregamento da BIOS (sendo o último um pouco mais prolongado, se me lembro direito). Nem chegou ao Windows. Reiniciei pelo Reset do gabinete e ela subiu. No dia seguinte, ao religá-la, novamente o problema ocorreu, e ela só subiu depois do segundo ou terceiro Reset. No dia seguinte, ela não subiu mais. Reparei no LED da placa-mãe que aparecia o código de erro 55 (que pesquisei e se trata de que a memória RAM não pôde ser lida).

Em paralelo, e curiosamente começando a ocorrer bem próximo do problema anterior, estava tentando copiar umas fotos do meu celular para esse PC, só que a cópia não funcionava. O processo demorava um longo tempo pra tentar iniciar (com a tela que demonstra o progresso sem evoluir), mas depois de um minuto aparecia a mensagem de erro "O tempo limite do semáforo expirou.". Não consegui testar outras possibilidades por conta da máquina não subir mais. E a cópia do arquivo do meu celular funcionou normalmente no PC do meu trabalho em um teste que fiz no dia seguinte.

Sobre a questão da memória, testei a limpeza dos contatos de ambos os pentes com borracha, a troca dos slots do dual channel e cada pente individualmente. Mesmos resultados.

Não sei se os problemas que listei poderiam estar relacionados um com o outro.

Teriam palpites? Conforme falei na outra publicação, o técnico com quem deixei está tendo trabalho pra descobrir, mas tenho a impressão de que alguma das peças morreu (talvez a placa-mãe), e que já devo projetar um belo de um gasto pra repor a peça morta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!