Ir ao conteúdo

Clock da memória RAM diferente

Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Postado

Olá, tenho uma placa-mãe ga41mt-2sp com um core 2 quad q9650 e 8gb de memória DDR3 até então 1333mhz. A BIOS tem uma área chama MB Itelligent Tweaker que é o único local onde posso modificar clock e frequência na BIOS.

Na área das memórias diz que a frequência delas são 1333mhz, o multiplicador diz 1066, o cpuz diz 400 igual o gerenciador de tarefas e o CMD (ambos dizem que são dois pentes com 400mhz de frequência). Tentei mudar o CPU Host Frequency e diminuir o click ratio para bater os 3ghz e os 1333 MHz no multiplicador mas ele não aceita, tentei modificar o MHC Frequency Latch mas não aceita nenhum valor que não seja 333mhz e os multiplicadores no 333mhz só chegam a 1066mhz na memória. Mudei o Performance Enhance pra turbo e não obtive mudanças. O que eu faço para o computador alcançar os 1333mhz de frequência? E por que o cpuz, o gerenciador de tarefas e o CMD mostram 400mhz? (Obs. Eu sei que o gerenciador mostra o click pela metade quando a memória está em dual Channel mas nesse caso deveria ser mostrado 666mhz e não 400mhz)

(Obs2. O único Host Frequency que o CPU aguenta é 333mhz e vi algo sobre 1333 ser a memória efetiva de 333 mas não entendi sobre)

Postado

Comece tirando print das abas Memory e SPD (de cada um dos pentes) para a gente ver qual o hardware que você tem, e o valor que de fato está rodando. Se é o que você configurou ou não, aí é outra história, mas esses dois são fáceis de medir sem erro. A gente continua a partir daí.

• Curtir 1
Postado
9 horas atrás, Imakuni disse:

Comece tirando print das abas Memory e SPD (de cada um dos pentes) para a gente ver qual o hardware que você tem, e o valor que de fato está rodando. Se é o que você configurou ou não, aí é outra história, mas esses dois são fáceis de medir sem erro. A gente continua a partir daí.

coloquei ai um print do gerenciador de tarefas acusando 400mhz que acusa no cmd tambem, coloquei a spd das duas memórias e o memory (tem tambem o fato de o cpuz considerar 4 modulos mas não sei se isso é do programa ou porque a minha placa-mãe é da china)

Print1.5.png

Print1.png

Print2.png

print3.png

Print4.png

• Solução
Postado
10 horas atrás, MiguelHuss disse:

coloquei ai um print do gerenciador de tarefas acusando 400mhz que acusa no cmd tambem, coloquei a spd das duas memórias e o memory (tem tambem o fato de o cpuz considerar 4 modulos mas não sei se isso é do programa ou porque a minha placa-mãe é da china)

Ignore o gerenciador de tarefas, ele não serve para isso.

No caso, seus pentes estão rodando em 1066, que é o que eu esperaria para essa plataforma. Eles até tem perfil para 1333, mas com essa plataforma anciã, eu duvido que você vá conseguir configurar nesse valor. Também não é como se fosse fazer alguma diferença, então deixe como está e vá fazer alguma outra coisa.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...