Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Clock da memória RAM diferente


Posts recomendados

Olá, tenho uma placa-mãe ga41mt-2sp com um core 2 quad q9650 e 8gb de memória DDR3 até então 1333mhz. A BIOS tem uma área chama MB Itelligent Tweaker que é o único local onde posso modificar clock e frequência na BIOS.

Na área das memórias diz que a frequência delas são 1333mhz, o multiplicador diz 1066, o cpuz diz 400 igual o gerenciador de tarefas e o CMD (ambos dizem que são dois pentes com 400mhz de frequência). Tentei mudar o CPU Host Frequency e diminuir o click ratio para bater os 3ghz e os 1333 MHz no multiplicador mas ele não aceita, tentei modificar o MHC Frequency Latch mas não aceita nenhum valor que não seja 333mhz e os multiplicadores no 333mhz só chegam a 1066mhz na memória. Mudei o Performance Enhance pra turbo e não obtive mudanças. O que eu faço para o computador alcançar os 1333mhz de frequência? E por que o cpuz, o gerenciador de tarefas e o CMD mostram 400mhz? (Obs. Eu sei que o gerenciador mostra o click pela metade quando a memória está em dual Channel mas nesse caso deveria ser mostrado 666mhz e não 400mhz)

(Obs2. O único Host Frequency que o CPU aguenta é 333mhz e vi algo sobre 1333 ser a memória efetiva de 333 mas não entendi sobre)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comece tirando print das abas Memory e SPD (de cada um dos pentes) para a gente ver qual o hardware que você tem, e o valor que de fato está rodando. Se é o que você configurou ou não, aí é outra história, mas esses dois são fáceis de medir sem erro. A gente continua a partir daí.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Imakuni disse:

Comece tirando print das abas Memory e SPD (de cada um dos pentes) para a gente ver qual o hardware que você tem, e o valor que de fato está rodando. Se é o que você configurou ou não, aí é outra história, mas esses dois são fáceis de medir sem erro. A gente continua a partir daí.

coloquei ai um print do gerenciador de tarefas acusando 400mhz que acusa no cmd tambem, coloquei a spd das duas memórias e o memory (tem tambem o fato de o cpuz considerar 4 modulos mas não sei se isso é do programa ou porque a minha placa-mãe é da china)

Print1.5.png

Print1.png

Print2.png

print3.png

Print4.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, MiguelHuss disse:

coloquei ai um print do gerenciador de tarefas acusando 400mhz que acusa no cmd tambem, coloquei a spd das duas memórias e o memory (tem tambem o fato de o cpuz considerar 4 modulos mas não sei se isso é do programa ou porque a minha placa-mãe é da china)

Ignore o gerenciador de tarefas, ele não serve para isso.

 

No caso, seus pentes estão rodando em 1066, que é o que eu esperaria para essa plataforma. Eles até tem perfil para 1333, mas com essa plataforma anciã, eu duvido que você vá conseguir configurar nesse valor. Também não é como se fosse fazer alguma diferença, então deixe como está e vá fazer alguma outra coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!