Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Meu computador não liga nesse inverno.


Posts recomendados

Tenho uma placa-mãe da MSI (H310M), e nesse tempo de frio o computador não quer mais ligar, acende apenas uma luz estática referente ao CPU no EZ Debug LED da placa, ligando todos os componentes do PC mas sem dar vídeo.

 

Antes disso, percebi que alguns dias atrás quando montei minha placa de vídeo, o computador congelava a tela depois de um tempo, e depois voltou ao normal após resetar a configuração da BIOS, mas ontem estava dando problemas de congelar novamente e hoje de manhã o PC não ligou mais, dando esse erro acendendo o led de CPU.

 

Minha desconfiança é que pode ser a placa-mãe ou a fonte, mas não tenho certeza e não tenho condições agora para comprar uma fonte nova e tirar a conclusão se ela não está energizando a CPU o suficiente para ligar, ou se a placa-mãe está com solda fria porque já tive esse problema e tive que efetuar a troca da peça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Galaxy_. Pia, parece que você tá com um problema chato aí, né? Quando o LED de CPU no EZ Debug da sua placa-mãe MSI acende e o PC não dá vídeo, pode ser várias coisas. O frio por si só não deveria causar esse problema, mas pode ser que a placa-mãe ou a fonte estejam dando algum biziu. Se você já teve problema com solda fria antes, pode ser que seja isso de novo, mas também não dá pra descartar a fonte. Se tiver como testar com outra fonte sem comprar uma nova, seria uma boa pra tirar a dúvida. Se não resolver, aí pode ser a placa-mãe mesmo. Se cuida e boa sorte aí com o conserto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Myers Vasiliev disse:

@Galaxy_. Pia, parece que você tá com um problema chato aí, né? Quando o LED de CPU no EZ Debug da sua placa-mãe MSI acende e o PC não dá vídeo, pode ser várias coisas. O frio por si só não deveria causar esse problema, mas pode ser que a placa-mãe ou a fonte estejam dando algum biziu. Se você já teve problema com solda fria antes, pode ser que seja isso de novo, mas também não dá pra descartar a fonte. Se tiver como testar com outra fonte sem comprar uma nova, seria uma boa pra tirar a dúvida. Se não resolver, aí pode ser a placa-mãe mesmo. Se cuida e boa sorte aí com o conserto!

Eu tenho muita dúvida em questão a isso, mas minha fonte não é das melhores então talvez ela não esteja energizando o suficiente, por isso eu fico intrigado que ontem o computador estava funcionando normalmente e agora está sem ter como ligar.

 

E sobre o meu defeito anterior com solda fria, a placa-mãe tinha já chegado com esse problema, então me enviaram essa outra e estava funcionando perfeitamente (sem placa de vídeo, 2 HDs, Air Cooler, etc), mas depois que eu montei essas peças com o tempo, eu senti que algo não estava suportando, no qual dava as congeladas repentinas que eu citei no texto e agora sem ligar mais.

 

A fonte em questão é a KCAS-400W, e eu comprei ela sabendo que não é uma fonte para computadores fortes, mas não acho que meu setup exige tanto assim e que chega a atingir muito consumo, já que o processador tem um TDP de 65w e a placa de vídeo recomenda uma fonte de 400w, mas pelo fato de estar funcionando esses dias e travar aleatoriamente (mesmo quando eu testava jogos muito pesados nem travava), eu realmente não tenho como tirar uma conclusão e nem tenho como testar se ao menos é a fonte (detalhe: já efetuei todos os passos necessários, como trocar as memórias, remover a placa de vídeo, etc, então o que sobra testar é a fonte).

 

Obrigado pela ajuda, tenha um bom dia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Galaxy_.

Pelo que você descreveu, parece que você está lidando com uma série de problemas que podem estar relacionados à fonte de alimentação, mas também podem envolver outros componentes do seu sistema. A fonte KCAS-400W, embora possa ser suficiente para sistemas com requisitos de energia moderados, pode estar no limite para o seu setup, especialmente se você adicionou componentes adicionais que aumentam o consumo de energia.

 

Quando você menciona que o computador estava funcionando normalmente e de repente parou de ligar, e considerando o histórico de problemas como solda fria na placa-mãe, é possível que haja múltiplos fatores em jogo:

 

1. Fonte de Alimentação: Se sua fonte está no limite da capacidade, qualquer pico de energia ou aumento no consumo pode levar a instabilidades. O fato de o sistema funcionar bem em alguns momentos e em outros não, pode indicar que a fonte não está conseguindo fornecer energia de forma consistente. Testar com outra fonte de alimentação, preferencialmente uma com maior capacidade e de boa qualidade, pode ajudar a descartar ou confirmar se esse é o problema.

2. Solda Fria: Você mencionou que a placa-mãe anterior tinha problemas de solda fria. Mesmo que a placa atual tenha chegado sem problemas aparentes, o uso prolongado, especialmente com componentes que geram bastante calor como placas de vídeo e CPUs, pode exacerbar ou revelar falhas ocultas. Vale a pena inspecionar visualmente a placa-mãe e outros componentes para verificar se há sinais de soldas ruins ou componentes danificados.

3. Componentes Adicionais: A adição de uma placa de vídeo, mais HDs e um Air Cooler aumenta o consumo de energia e a carga térmica no sistema. Certifique-se de que o resfriamento é adequado para todos os componentes, pois o superaquecimento pode causar travamentos e desligamentos.

4. Testes de Diagnóstico: Você já fez alguns testes removendo a placa de vídeo e trocando as memórias, o que é um bom começo. Continuar com o diagnóstico sistemático é importante. Se possível, teste sua fonte de alimentação com um testador de fonte ou em outro sistema para verificar sua saúde. Além disso, teste seus componentes (como a placa de vídeo e memórias) em outro sistema para descartar falhas individuais.

5. Monitoramento: Quando o sistema estiver funcionando, monitore as tensões fornecidas pela fonte de alimentação (através do BIOS ou software de monitoramento de hardware) e as temperaturas dos componentes principais para identificar qualquer anormalidade.

 

Se após esses testes você ainda não conseguir identificar o problema, pode ser necessário levar seu sistema para um técnico especializado para uma análise mais aprofundada. Problemas intermitentes como o que você está experienciando podem ser difíceis de diagnosticar e muitas vezes requerem testes detalhados com equipamentos especializados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!