Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho Ryzen 5 3600 com uma a320M da gigabyte, com temperaturas altas eu desativei o turbo e deixei a frequência em 3.8MHz para temperatura abaixar, hoje não tenho problemas com temperatura e sempre tive medo de baixar tensão e essas outras coisas, futuramente irei comprar uma rx 6600, gostaria de saber se essa abaixada na frequência(3.8) eu perco MUITO desempenho, pois em questão de temperatura eu estou bem satisfeito, as vezes até penso em aumentar para 4.0. Desde já agradeço!

Obs: não pretendo trocar a placa-mãe por enquanto.

Postado

Mexer com a tensão do processador só traz perigo se você aumentar acima do normal, diminuir a tensão não tem risco nenhuma, na verdade até conserva mais a vida útil do hardware. Só que você precisa fazer diversos testes para descobrir se o undervolt fica estável para a frequência que você está utilizando. O Ryzen 5 3600 é um processador bem quente mesmo, o modelo mais novo, Ryzen 5 5600, é bem mais frio. Porém não é normal que ele superaqueça se você tiver um gabinete bem ventilado, se seu gabinete for fechado, a temperatura vai ficar bem mais alta que o normal.

Meu Ryzen 5 3600 fica estável em 1.15V travado a 4.2GHz, e a 1.07V travado a 4.0GHz. Também deu uma boa redução de temperatura em relação ao processador em stock, cerca de 10-15ºC a menos usando em 1.15V e 20-25ºC a menos utilizando em 1.07V, eu utilizo com o cooler Gammaxx 400 V2. Na prática a diferença de desempenho de 4.0GHz para 3.8GHz não deveria chegar a 5%, eu mesmo não vi nenhuma diferença prática entre 4.2GHz e 4.0GHz, só deixo em 4.2GHz porque a temperatura ainda fica boa. A diferença teórica é de 5%, mas na prática fica coisa de 2-3% (irrelevante).

• Curtir 3
Postado
4 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Mexer com a tensão do processador só traz perigo se você aumentar acima do normal, diminuir a tensão não tem risco nenhuma, na verdade até conserva mais a vida útil do hardware. Só que você precisa fazer diversos testes para descobrir se o undervolt fica estável para a frequência que você está utilizando. O Ryzen 5 3600 é um processador bem quente mesmo, o modelo mais novo, Ryzen 5 5600, é bem mais frio. Porém não é normal que ele superaqueça se você tiver um gabinete bem ventilado, se seu gabinete for fechado, a temperatura vai ficar bem mais alta que o normal.

Meu Ryzen 5 3600 fica estável em 1.15V travado a 4.2GHz, e a 1.07V travado a 4.0GHz. Também deu uma boa redução de temperatura em relação ao processador em stock, cerca de 10-15ºC a menos usando em 1.15V e 20-25ºC a menos utilizando em 1.07V, eu utilizo com o cooler Gammaxx 400 V2. Na prática a diferença de desempenho de 4.0GHz para 3.8GHz não deveria chegar a 5%, eu mesmo não vi nenhuma diferença prática entre 4.2GHz e 4.0GHz, só deixo em 4.2GHz porque a temperatura ainda fica boa. A diferença teórica é de 5%, mas na prática fica coisa de 2-3% (irrelevante).

Assim, vamos supor que não vou mexer em nada pois estou com 0 problema em questão da temperatura, então eu ficar com ela em 3.8GHz eu teria uma diferença bem baixa de desempenho no geral, certo? Supondo que troquei para uma rx 6600 e fui jogar um jogo onde em testes com Ryzen 5 3600 operando a 4.0 ~ 4.2 MHz teria uma taxa de quadros de uns 70 fps com os gráficos no alto e eu operando com ela em 3.8MHz  ainda teria cerca de 60-65 quadros?

Postado
1 minuto atrás, zviniz disse:

Assim, vamos supor que não vou mexer em nada pois estou com 0 problema em questão da temperatura, então eu ficar com ela em 3.8GHz eu teria uma diferença bem baixa de desempenho no geral, certo? Supondo que troquei para uma rx 6600 e fui jogar um jogo onde em testes com Ryzen 5 3600 operando a 4.0 ~ 4.2 MHz teria uma taxa de quadros de uns 70 fps com os gráficos no alto e eu operando com ela em 3.8MHz  ainda teria cerca de 60-65 quadros?

Sim, na teoria sim, na prática pode ser uma diferença menor. Meu processador sem mexer em nada alcançar turbo por volta de 4.1-4.2GHz em todos os núcleos em estresse, só que ele pega mais de 80ºC. Eu fiz o teste com undervolt de 1.07V travado 4.0GHz rodando a 60ºC e a pontuação em benchmark foi praticamente a mesma, e em jogos também não consegui perceber nenhuma diferença.

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, zviniz disse:

Ryzen 5 3600 operando a 4.0 ~ 4.2 MHz teria uma taxa de quadros de uns 70 fps com os gráficos no alto e eu operando com ela em 3.8MHz  ainda teria cerca de 60-65 quadros?

Comparar só fps médio acaba sendo reducionista. Tem jogos (aqueles nos quais você vai ficar limitado pela GPU e o processador trabalha com folga) nos quais a diferença pode ser nula ou imperceptível. Mas em alguns outros jogos limitados por CPU, a experiência pode chegar a ser bem impactada, com stutterings e micro stutterings mais frequentes, por mais que o fps médio não mostre tanta diferença.

Na tua situação, eu investiria um tempo fazendo um overclock+undervolt nesse processador, em vez de usar ele capado.

• Curtir 2
Postado

Esses CPUs não tem muito potencial para overclock. O máximo que você vê por aí são alguns modelos pegando 4.4 a 4.5GHz, porém com tensões muito altas, o que faz o processador aquecer muito mais. Eu mesmo não recomendo, eu já fiz alguns testes e não acho que vale a pena.

• Curtir 1
Postado
8 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Esses CPUs não tem muito potencial para overclock. O máximo que você vê por aí são alguns modelos pegando 4.4 a 4.5GHz, porém com tensões muito altas, o que faz o processador aquecer muito mais. Eu mesmo não recomendo, eu já fiz alguns testes e não acho que vale a pena.

Então, eu pretendo deixar com os 3.8 mesmo, porque meu medo era a perda de desempenho, mas vi que a perca é bem mínima e eu capo a 60 fps, não acho que terei problemas com a rx 6600, fora a temperatura do processador que está bem tranquila

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...