Ir ao conteúdo

placa-mãe com baixo VRM mas o gabinete tem bom fluxo de ar

Ir à solução Resolvido por Kleber Peters,

Posts recomendados

Postado

Olá, 

Penso em fazer um upgrade da minha atual placa-mãe para uma B450 ou B550, junto com o processador Ryzen 5 5600, porém pesquisando vejo vários modelos e pessoal falando de VRM.

Aí me surgiu essa dúvida, meu gabinete é  o Kazan 2 tem um bom fluxo de ar, por conta desse bom fluxo de ar posso pegar uma placa-mãe sem VRM?

• Solução
Postado

Só pra explicar:

VRM (Voltage Regulator Module) é o regulador de tensão de alimentação do processador. Sem isto, a placa não funciona.

A questão que o pessoal fala é sem dissipador de calor no VRM da placa-mãe. A ausência deste componente faz com que os VRMs trabalhem mais quente e talvez reduzam a alimentação, consequentemente a frequência, do processador para não ocorrer dano à placa-mãe. É o chamado thermal throttling, que reduz o desempenho e causa engasgos na utilização do equipamento. 

Se for um Athlon ou Ryzen 3, dificilmente ocorrerá problema. Com Ryzen 5, pode se o gabinete não tiver boa ventilação. Com Ryzen 7 ou 9 é quase certeza de problema. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...