Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador travando muito em 1080p


Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Salve , recentemente troquei de placa de Vídeo , tinha uma GTX 1060 de 6gb  e fui para uma RX 7900XTX

mas estou tendo bastante travamentos em jogos mais pesados , o fps melhorou bastante mas ainda esta travando , jogos como Battlefield V  se colocar tudo no ultra fica  variando muito o fps com umas quedas bem bruscas  , tipo de 100 vai pra 40 ou até menos

acabei trocando a placa-mãe também , tinha uma  a520M   e peguei uma B580 atx,  com bastante disipadores de calor, mas n resolveu nada  , então acho que só sobrou o Processador mesmo , eu tenho  um Ryzen5 3600  com um water cooler de 120m

nos jogos a temperatura do processador esta na media de 80 podendo chegar a quase 90 em dias questes, queria saber se essas medias são normais e o que eu poderia fazer pra resolver. a   e  estou jogando somente em 1080p.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RX 7900 XTX para 1080p e ainda combinada com Ryzen 5 3600? Você está fazendo loucuras. De qualquer forma, quedas bruscas de FPS muitas vezes pode estar relacionado com superaquecimento. O problema aí provavelmente nunca foi placa-mãe, uma A520 normal não teria problema para segurar um Ryzen 5 3600 (a menos que seja uma A520 chinesa ruim).

 

O que me preocupa são eses 90ºC do seu processador, essa faixa de temperatura pode começar a causar throttling, ou seja, o processador é forçado a baixar o desempenho para reduzir a temperatura. Sinto em lhe informar que Water Cooler de 120mm é só jogar dinheiro fora, porque ele tem desempenho similar ou até inferior a um Air Cooler decente, só que custando mais caro. Se seu processador está pegando 90ºC em jogos, que nem são atividades muito pesadas, então algo errado tem aí.

 

O Ryzen 5 3600 é um processador conhecido por aquecer além do normal em stock, eu posso dizer isso porque tenho um também, mas não tanto quanto o seu. Uso com o cooler Gammaxx 400 V2, desde que comprei ele já meti um undervolting, porque em stock batia mais de 80ºC em stock (mas nunca chegou perto de 90ºC). Agora uso travado a 4.2GHz com 1.15V e ele chega no máximo a 70ºC em estresse máximo, em jogos fica na faixa dos 55-65ºC.

 

Sugiro verificar a instalação do Water Cooler se está feita de maneira correta e se ele está funcionado de fato. Outra coisa que pode estar causando o superaquecimento da sua máquina é o gabinete que você usa, se ele não oferecer uma boa circulação de ar, você pode colocar até o melhor Water Cooler do mercado que seu processador ainda vai aquecer acima do normal. Qual é o modelo do gabinete?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB https://www.terabyteshop.com.br/produto/23714/gabinete-gamer-superframe-cube-mid-tower-vidro-temperado-atx-black-sem-fonte-com-10-fans-argb

 

@GuilhermeGB tirando a temperatura o problema ainda seria o processador ? qual processador seria o ideal para a RX 7900XTX ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, João Paullo Santos disse:

Bom, seu gabinete parece ter boa circulação de ar. Seu problema de temperatura pode estar relacionado com a instalação do cooler. Mas deixando a temperatura um pouco de lado, qual seria o restante da configuração do PC? Incluindo a marca e modelo da fonte?

 

15 minutos atrás, João Paullo Santos disse:

@GuilhermeGB tirando a temperatura o problema ainda seria o processador ? qual processador seria o ideal para a RX 7900XTX ?

Por mais que o processador não esteja muito equilibrado com a placa de vídeo, você não deveria ter essas quedas de FPS. A questão mesmo é que a 7900 XTX é uma placa para 1440p ou 4K (vai "durar" mais tempo em 1440p do que 4K), se você tenta rodar em 1080p ela sobre demais. Faria um pouco mais de sentido usa-la em 1080p com um processador mais potente que conseguiria empurrar mais FPS. Você está tendo ai "apenas" 100 FPS com o 3600, tem processador que poderia te entregar uns 180 FPS, tipo um Ryzen 7 7800X3D, porque com certeza a 7900 XTX está sobrando com esses 100 FPS, quem está limitando é o processador. Eu sei disso porque também consigo essa mesma faixa de FPS com meu Ryzen 5 3600 e GTX 1660 Ti em 1080p no Alto no BF5, se eu reduzir pro médio continua na mesma faixa de FPS, mas a placa de vídeo começa a sobrar, indicando limitação de processador.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
25 minutos atrás, João Paullo Santos disse:

Então, amigo, desculpe dizer isso, mas não entendi bem esse seu PC. Você investiu muita grana em placa de víde, mas comprou a fonte sem pesquisar, essa fonte aí é bem medíocre, nível de fonte de R$250. Eu não teria coragem de usar com uma 7900 XTX, talvez ela até consiga levar sua configuração, mas não é confiável. Tem uma discussão sobre esse modelo de fonte aqui, postaram até um teste dela no TecLab:

 

 

Fora o SSD e memória RAM também de marca genércia, não que eles estejam inteferindo no desempenho, mas o PC ficou bem desequilibrado com essa combinação inteira do seu PC. Pelo menos o Water Cooler não foi tão caro, mas a marca Rise Mode também é conhecida por produtos genéricos e de baixa qualidade. Se tivesse ficado com um DeepCool AG400, seu dinheiro teria sido melhor investido.

 

Tente resolver o problema de temperatura do seu processador e talvez seu problema melhore. Se não resolver, vamos ter que investigar mais alguma coisa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!