Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho as seguintes configs

fonte 600w thunder 80 plus bronze
16gb ram DDR4 2666mhz
placa-mãe a320m
rx 580 8gb 2048 
Ryzen 5 2400g

Quero fazer um upgrade, porém, não sei por onde começar, gostaria de ideias para up e com um custo não tão alto

Postado

Eu uso o pc praticamente apenas pra jogar, uma vez que outra uso para fazer trabalho escolar, nada de mais, ja em questão de orçamentos não tenho um especifico, mas um valor que não seja muito caro e que atenda meus requisitos

obs: jogo cod warzone e valorant, warzone na media de uns 100 fps e no valorant tenho algumas quedinhas, mas não sei o motivo.

Postado
5 minutos atrás, Natan Fontoura disse:

no valorant tenho algumas quedinhas, mas não sei o motivo.

O motivo é seu processador, ela é um pouco fraco. O primeiro upgrade que eu faria seria nele, pelo menos um Ryzen 5 5600, até porque melhorar placa de vídeo não vai ajudar no Valorant, pois ele é graficamente muito leve. Memórias de 2666MHz também podem afetar um pouco o desempenho do processador, se fosse você tentaria fazer um overclock depois que pegar um processador novo.

Postado
20 minutos atrás, Natan Fontoura disse:

eu trocando o processador e as memórias não teria nenhum problema com placa-mãe ou fonte?

Com a fonte com certeza não, o único possível problema poderia ser essa sua A320m com um processador Ryzen 5000. Qual o modelo e marca específico dessa sua placa? Acredito que em stock ela até consiga aguentar dependendo da ventilação do seu gabinete. 

Postado
16 horas atrás, Natan Fontoura disse:

a320m s2h a placa-mãe e o gabinete é um da mancer com 3 ventoinhas

Essa sua placa-mãe não é muito boa para gerações mais atuais de processadores, já que nem dissipador no VRM ela tem (principalmente se você mora em um lugar quente). Recomendo trocar de placa-mãe caso queira colocar Ryzen 5000 com mais de 6 núcleos. Sobre processadores, recomendo fortemente o Ryzen 5 5600x ou Ryzen 5 5600 (ai você escolhe por preço, pega o mais barato), é um ótimo processador em relação ao custo-benefício e já atende a praticamente todos os jogos que você queira jogar. Você pode tentar fazer um overclock nas memória RAM caso não queira comprar novas já de imediato, mas eu recomendo tentar pegar pelo menos duas de 3200Mhz. Upgrades imediatos e pensando no futuro: troque a placa-mãe, você não vai ver nenhuma melhora substancial em nenhum jogo( o que pode ser um ponto negativo, até) mas vai ter mais margem para melhoras em futuros upgrades ou a CPU (um Ryzen 5 5600 acho que a sua placa aguenta, só veja se a configuração das ventoinhas do seu gabinete estão corretas. Recomendo colocar duas na frente empurrando o ar para dentro e uma atrás empurrando o ar quente pra fora). Se os VRM's esquentarem muito (acho que só jogando não irão), você pode até comprar dissipadores online e colocar. 

Postado
12 minutos atrás, Lolpes disse:

Essa sua placa-mãe não é muito boa para gerações mais atuais de processadores, já que nem dissipador no VRM ela tem

Essa placa-mãe não terá problema com Ryzen 5 5600, apesar de ser simples. A situação seria outra se fosse uma A320 de péssima qualidade, como algumas da Biostar e outras marcas sem boa reputação, mas essa placa da Gigabyte não é assim.

Tem um teste do VRM dela abaixo, é usado um Ryzen 5 2400G para ilustrar o comportamento dela com um processador de 65W, todos os Ryzen 5 são, então resultado será similar. Obviamente ela não se saiu bem com um Ryzen 7 2700X de 105W, mas pelo menos se manteve ligada, coisa que algumas Biostar B550 não conseguem, desligam até com Ryzen 5.

Postado
2 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Essa placa-mãe não terá problema com Ryzen 5 5600, apesar de ser simples. A situação seria outra se fosse uma A320 de péssima qualidade, como algumas da Biostar e outras marcas sem boa reputação, mas essa placa da Gigabyte não é assim.

Tem um teste do VRM dela abaixo, é usado um Ryzen 5 2400G para ilustrar o comportamento dela com um processador de 65W, todos os Ryzen 5 são, então resultado será similar. Obviamente ela não se saiu bem com um Ryzen 7 2700X de 105W, mas pelo menos se manteve ligada, coisa que algumas Biostar B550 não conseguem, desligam até com Ryzen 5.

Boa notícia, então, apesar de eu ainda não gostar muito da ideia de colocar um Ryzen 5000 em uma A320, pelo menos é testado que ela suporta em testes de stress e daria pra usar tranquilo em jogos. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!