Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como usar o Controlador


Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Bom eu pretendo comprar um gabinete e ele ja ver com uma controladora nele e ja pesquisei e vi como fazer pra instalar, mas a minha duvida é que, o controlador tem um conector 4pin pwm que vai na placa-mãe mas a minha placa-mãe so tem 1 conector de 3pin cha_fan e 1 pwr_fan 3pin fora o cpu_fan 4pin, gostaria de saber se posso botar o controlador no cha_fan de 3pin mesmo ele sendo de 4pin.

 

Ou eu posso colocar no cpu_fan (4pin)? porquê o meu cooler é de 3pin dai eu colocaria ele no cha_fan (3pin)

 

OBS: O gabinete é o NOX INFINITY OMEGA RGB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Antes de mais nada, você está comprando um gabinete "passa raiva, que não tem entrada de ar frontal, os fans que vierem ou que instalar não vão fazer milagres. 

 

Se a placa-mãe não tem conector PWM (4 pinos) * não adianta ligar o cabo PWM da controladora nela, pois não vai controlar a rotação dos fans do gabinete - supondo que seja PWM. Só vai monitorar a RPM de um dos fans, o que na pratica, sem o controle de rotação não serve para nada.

 

* Essa placa-mãe é X99? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi o que imaginei, nas X99 via de regra só o conector CPU-FAN tem PWM (controle de rotação).

 

Citação

Os fans funcinariam sem o cabo pwm?

 

Funcionam, ligue o cabo PWM do fan - 4 pinos quadrados;  no conector SYS_FAN de 3 pinos da placa-mãe, um pino ficará de fora; ms só não vai ter variação de rotação do fan.

 

Meu palpite é que as fans incluídas no NOX não são PWM, e são com conector Molex ligado diretamente na fonte.

 

Já os LEDs ARGB do fan incluído aparentemente são ligados numa controladora que tem 4 conectores, podendo ligar os LEDs ARGB de mais 3 fans nela.

 

Citação

Sistema de ventilação+

· Frontal: 3x 120 mm (não incluídas)

· Traseiro: 1x 120 mm ARGB (incluído)

-- Controlador integrado com capacidade para 4 ventoinhas (3 pinos). Poderão ser ligadas mais ventoinhas na motherboard ou noutro controlador adicional, não incluído.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom eu vim pesquisando sobre a controladora que vem e você tem que conectar um cabo sata da fonte e os conectores das fans, ja os leds tu muda por um botão no gabinete porquê muda junto com os leds dela.

 

Queria saber se ela seria uma boa pra mim porque eu uso um gabinete de escritório daqueles que a fonte vem no top e que vem com um disquete e dvd, pelo que eu pesquisei esse seria o mais barato aqui pra mim comprar

 

 

link do vídeo que eu vi: https://youtu.be/12C_W0MU2sg?si=XPJaXV4FZp5oAvmZ

Screenshot_20240227_200619_YouTube.thumb.jpg.9ae0f12ada01673478a815e99dbe0cec.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A controladora tem conectores alimentar para 4 fans com conectores de 3 pinos*  e conector padrão ARGB (5v, 3 pinos redondos [oo o] para os LEDs de 4 fans.

 

* Pode ligar fan PWM 4 pinos nela, o pino do controle de rotação fica de fora.

 

Esse gabinete - além da pouca entrada de ar frontal, vide a telinha nas laterais do painel frontal; tem a janela lateral em acrílico, que risca fácil, trinca, dependendo de quanto esta pagando pode ser "barato que sai caro".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!