Ir ao conteúdo

Baixa Performance com Ryzen 5 8600g e 1x16GB DDR5

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Pessoal, estou com problema de desempenho ao rodar jogos nesse processador, estou utilizando 1x16 GB DDR5 5200 MHz. Comparando com benchmark do YouTube, está um pouco diferente, já atualizei com o AMD software adrenalin. Estou utilizando a placa-mãe pro a620-mm

Postado

@Gabriel Torres  Ryzen 5 8600G, pro a620M, 1x16 gb DDR5 5200mhz,  500w 80 plus bronze. Valorant esperado era 140-160 fps no low, esta a 80 dando uns drop. Lol era esperado uns 180-200 no low, está bem abaixo perto de 90 no low.

• Solução
Postado

Você montou um kit APU onde a memória de vídeo do gráfico integrado é compartilhada com a memória RAM do PC, mas você capou o desempenho da RAM ao optar por usar apenas um pente de memória, logo o desempenho do gráfico integrado será consideravelmente menor do que qualquer teste que você verá na internet.

Postado
7 minutos atrás, Pedro Vinicius G. C. disse:

(me corrijam se eu estiver errado, não lembro se um modulo DDR5 conta como se dois DDR4 estivesem instaldos)

Não necessariamente. Cada módulo DDR4 é um single-channel de 64-bit, em dual-channel fica 128-bit (2x64-bit). O que mudou para DDR5 é que um módulo sozinho é um dual-channel de 64-bit (2x32-bit) e dois módulos ainda resultam nos mesmos 128-bit (4x32-bit).

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, LucasVasco disse:

Comparando com benchmark do YouTube, está um pouco diferente

48 minutos atrás, LucasVasco disse:

Ryzen 5 8600G, pro a620M, 1x16 gb DDR5 5200mhz

Os vídeos que assistiu possuem a exata configuração sua? Não é apenas o processador e a quantidade de RAM que importa em um jogo.

Além da questão de usar apenas 1 pente de RAM, é possível que a latência deste módulo seja alta.

Postado
33 minutos atrás, LucasVasco disse:

@GuilhermeGB saberia me dizer se é normal essa configuração estar rodando counter strike 2 a 20-40 fps no alto?

20-40 FPS não é normal nem para o 5600G, menos ainda para o 8600G. Você já verificou se as temperaturas do seu PC estão OK?

Postado
54 minutos atrás, LucasVasco disse:

@GuilhermeGB Dei uma olhada aqui e a temperatura da gpu está entre 56° E 60° graus

Não é só a temperatura da GPU que influencia, a do processador também. O ideal seria você mandar um print do jogo rodando em quanto mostra também uso da CPU, temperatura da CPU, frequência da CPU, e a mesma coisa também para a GPU (uso, frequência, temperatura), também uso de memória RAM e FPS. Talvez conseguimos identificar se tem algo errado. O driver de vídeo está atualizado para a última versão?

Postado
17 minutos atrás, LucasVasco disse:

entendi, atualizei com o amd software adrenalin edition, segue a foto com as informações abaixo:

Captura de tela 2024-03-01 181630.png

Esse overlay ai não mostra a frequência, precisariamos saber se a GPU está operando na sua frequência normal 2600MHz. Não acredito que você está tendo um desempenho tão baixo só por não ter memória em dual-channel, 17 FPS não é normal para 1080p Alto num jogo desses, pelo que vi até o 5600G consegue 50-70 FPS nessa configuração.

Postado
1 minuto atrás, LucasVasco disse:

@GuilhermeGB Segue a foto abaixo, acredito que agora está exibindo a frequência, aparece que está na ultima versão pelo software da adrenaline da amd.

gpuu.png

Sim, agora está mostrando. Mas realmente, não parece ter nada errado aí, a única coisa que resta para "acusar" é a falta de memória em dual-channel mesmo, ou pode ter algum outro problema de driver ou coisa do tipo que não está dando pra identificar.

Sinceramente eu não recomendo você ficar tentando rodar esse jogo na qualidade gráfica alta com esse vídeo integrado, no baixo ou médio você deve ter uma experiência bem mais fluída, esse tipo de jogo não deve ter foco em gráfico e sim performance.

Postado

@Pedro Vinicius G. C. Entendi, será que o monitor que é 1920x1080 está afetando muito a questão dos fps? Por causa que comparo com alguns benchmarks que são idênticos e a única mudança é dual channel, e aparenta funcionar com bastante fps sem problema 

Postado

@GuilhermeGB beleza, é que eu também testei em outros jogos e o desempenho está bem abaixo comparado ao esperado, vendo os benchmarks em geral. Testei no league of legends e estou com 60 fps, acredito que deveria ser pelo menos 100, se compararmos que a integrada desse Ryzen equivale a pelo menos uma rx550, acredito eu.

Postado
3 minutos atrás, LucasVasco disse:

@GuilhermeGB beleza, é que eu também testei em outros jogos e o desempenho está bem abaixo comparado ao esperado, vendo os benchmarks em geral. Testei no league of legends e estou com 60 fps, acredito que deveria ser pelo menos 100, se compararmos que a integrada desse Ryzen equivale a pelo menos uma rx550, acredito eu.

O Vídeo integrado de um 5600G que fica mais ou menos no nível da RX 550 na maioria dos jogos (quando usado em dual-channel), de um 8600G é pra ser bem mais rápido, pelo menos na teoria. O problema é que não encontro testes de como esse processador está rodando com single-channel, pode ser que realmente haja uma perda de desempenho muito maior do que o normal.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...