Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TPMIN1 esquentando de mais. Jogando atinge 90 graus.


Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Jogando atinge 90 graus e o PC reduz drasticamente o desempenho para esfriar alguns graus, Fica nessa toda hora. Encosto nos dissipadores da placa-mãe, e não da pra deixar mais de 2 segundos, realmente muito quente.

Configurações:

placa-mãe: BIOSTAR B560MX-E PRO
Processador: i5 11400F
Water Cooler: Ninja Spectro 120mm
memória: 32Gb 3200MHZ XPG
SSD: NVMe 2TB
Placa de vídeo: RTX 4060Ti 8gb

Tenho 3 fans na frente puxando o ar pra dentro, e um water cooler 120mm jogando o ar pra cima.

O Radiador do water cooler estava jogando o ar para tras. Mudei para ver se mudava algo e nada. Estou somente com o chrome aberto e o TMPIN1 no HWMonitor mostra a 64 graus, mas ja tendo chegado a 71. E o processador em 46 graus.

O que acreditam que possa ser, e o que posso fazer para corrigir? Sei que isso não é normal.

Comprei mais dois coolers de 140mm para colocar atras no gabinete e mais um acima puxando o ar. Devem chegar no final de semana.

OBS: Desculpem a foto ruim

Imagem do WhatsApp de 2024-02-27 à(s) 18.23.58_423f9eb4.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, lionlucas disse:

ja tentou resetar a BIOS?

me parece que é o socket do processador. usa overclock? 
talvez a fonte tambem possa ser o problema.

Eu uso somente o turbo boost padrão do processador. A minha fonte é uma Redragon RGPS 600W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo. Acredito que a qualidade dela seja boa o suficiente para a configuração atual. Será que o  turbo boost pode estar causando isso?

E como posso resetar a BIOS? Não sei como fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, gutopereira disse:

@AllanHouse

É o VRM da sua placa-mãe que esta fritando. O watercooler é bom para o processador mas é ruim para o VRM da placa-mãe. 

 

Tenta colocar uma fan soprando sobre o VRM que deve melhorar essa temperatura e talvez resolva o power throtling que esta ocorrendo...

O que é power throtling?

Eu comprei 2 fans de 140mm que vão chegar nesse fds. Vou colocar um atrás e um acima. recomenda que sejam os dois soprando pra dentro do gabinete? O water cooler está jogando pra fora, esse mantém assim, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
Citação

O que é power throtling?

 

O VRM das Biostar é mal projetado, quando o circuito atinge uma temperatura acima dos 85 graus entra em modo de proteção e perde eficiência, o que corta a alimentação do CPU - causando um "power throttling" do CPU.

 

Já quando o CPU abaixa a frequência porque esquentou muito - passou dos 90 graus nos Ryzen; é "thermal throttling" do CPU.

 

Se esta ocorrendo diminuição do clock do CPU mas a temperatura esta OK - abaixo dos 90º; a culpa é do VRM.

 

Citação

Eu comprei 2 fans de 140mm que vão chegar nesse fds. Vou colocar um atrás e um acima. recomenda que sejam os dois soprando pra dentro do gabinete? O water cooler está jogando pra fora, esse mantém assim, certo?

 

Testa assim, com os dois puxando ar para fora, com o de cima na posição mais atrás do topo, os dois vão forçar ar a passar pelo VRM, se não notar diferença, coloque o de cima soprando para dentro, sobre o VRM.

 

Deixa o radiador do WC no topo o mais a frente possível, pois assim evita puxar ar quente que sai do VRM.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/02/2024 às 13:36, 1lokos disse:

 

O VRM das Biostar é mal projetado, quando o circuito atinge uma temperatura acima dos 85 graus entra em modo de proteção e perde eficiência, o que corta a alimentação do CPU - causando um "power throttling" do CPU.

 

Já quando o CPU abaixa a frequência porque esquentou muito - passou dos 90 graus nos Ryzen; é "thermal throttling" do CPU.

 

Se esta ocorrendo diminuição do clock do CPU mas a temperatura esta OK - abaixo dos 90º; a culpa é do VRM.

 

 

Testa assim, com os dois puxando ar para fora, com o de cima na posição mais atrás do topo, os dois vão forçar ar a passar pelo VRM, se não notar diferença, coloque o de cima soprando para dentro, sobre o VRM.

 

Deixa o radiador do WC no topo o mais a frente possível, pois assim evita puxar ar quente que sai do VRM.

 


Fiz conforme voce falou e ja senti uma diferença mas ainda continuou com o power throttling.

Eu peguei o cooler que veio com o processador, e coloquei diretamente na frente do VRM. Mudou da agua para o vinho.

Depois de fazer a inclusão da gambiarra do cooler stock do processador, joguei o cooler novo do topo jogando o ar para fora como o do WC.
 

Imagem do WhatsApp de 2024-03-01 à(s) 18.46.51_c63dde8e.jpg

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, gutopereira disse:

@AllanHouse

Esses 48° no VRM foi somente em stock né? 

Em teste de estresse chegou a medir o quanto chegou o TMPIN1 e TMPIN2 que antes chegava a 90°?

Sim, 48° usando normal. Ontem eu joguei por horas e o máximo que bateu foi 68°. Achei super dentro do normal, e sem ocorrer mais o power throttling.

O TMPIN2 nunca esquentou muito, só o 1 mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!