Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

boa noite, eu atualizei meu pc ano passado, e coloquei um r5 5500 e uma rx6750xt (placa-mãe A520m-e), porém não troquei o gabinete e nem mexi na refrigeração do pc. O pc tem esquentado bastante, a placa de vídeo se eu deixar ela chegar nos 99% de uso chega até uns 88 graus até onde observei, e o processador por volta de uns 70 e poucos. Meu gabinete é um gamemax g503x, com 2 fans na frente e 1 atras. Daí eu queria alguma dica para resfriar o pc, acredito q se eu colocar 3 fans na parte frontal e os 2 que estão na frente eu botar na parte de cima, melhore? Queria recomendações de fans que não sejam tão caros, e que sejam RGB, de preferência. Ou se for mais barato, algum gabinete que já venha com fans, de repente?  

• Solução
Postado

Se você não remover esse painel frontal do seu gabinete vai ter problemas de temperatura, vai ter que usa-lo coforme a imagem abaixo (sem o painel frontal apenas, o da lateral pode ficar). A configuração de fan que você já tem não é ruim, aumentar a quantidade não vai melhorar a temperatura, até porque seu gabinete está tendo o fluxo de ar bloqueado na parte frontal.

Dica: não compre gabinetes com a frente fechada, a menos que ele seja do tipo "aquário", porque esses modelos trabalham com circulação de ar de forma diferente.

gabinete-gamer-gamemax-elysium-g503x-bk-

• Curtir 1
Postado

Além da frente obstruída, com pouca entrada de ar por frestas laterais, esta grade atrás dos fans reduz o fluxo de ar uns 20% ou mais, isso é característico de gabinetes com design antigo. Se tiver paciência, desmonte o gabinete, leve numa serralheria e peça para cortarem fora.

O máximo que dá para aumentar neste gabinete é uma fan no topo - mais para trás; não coloque fan no topo na frente do air cooler, ou vai roubar parte do ar frio que entra pela frente antes de chegar no air cooler. A posição mais à frente existe para instalar radiador de WC de 240mm.

Fan de razoável qualidade, com LEDs ARGB:

Montech AX120  - R$ 43,99

PWM, CFM 59, Pressão 1,9mmH20

Abaixo desse valor só fan genérica com RPM fixa e baixo CFM, que não "refrescam" muita coisa. Use os fans mais fortes na frente, fazendo admissão de ar.

Se estiver usando o cooler box AMD (Wraith Stealth) os 70 graus do CPU estão dentro do esperado.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB obrigado pela dica, retirei a tampa frontal e a temperatura realmente melhorou bastante, os 89 graus que chegava antes com a placa em 99%, agora está ficando em 70/71, máxima de 75. Quando estiver com uma grana sobrando, irei atrás de um gabinete novo com uma boa ventilação

Em 29/02/2024 às 22:29, 1lokos disse:

Se estiver usando o cooler box AMD (Wraith Stealth) os 70 graus do CPU estão dentro do esperado

@1lokos Sim eu utilizo o próprio cooler box que veio com o processador. Obrigado pelas recomendações!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!