Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade em pc desktop. Gostaria de pedir a opinião de vocês


Ir à solução Resolvido por STAR ALPHA,

Posts recomendados

Olá, pessoal. Espero que todos estejam bem.

 

Como escrevi no título, estou pensando em fazer um upgrade em meu pc, mas como será uma compra cara, gostaria de tirar algumas dúvidas antes.

Primeiro, segue a lista das peças que penso em adquirir. Nessa lista, colocarei as peças que são mais caras, como processador e placa de vídeo.

 

Processador : Intel família i7 14700 ou Intel família i9 13900 ou Intel família i9 14900

 

Placa de vídeo : Nvidia GeForce RTX 4070 ou Nvidia GeForce RTX 4070 ti

 

 

Considerando a lista acima, minhas perguntas são as seguintes (Como não sou nenhum expert em montagem de computadores, pode ser que esteja escrito alguma besteira):

 

1. Considerando que quero montar um PC para jogos, que rode os jogos de última geração em no mínimo 60 fps, e de preferência em 144 fps (Meu monitor é 144Hz, resolução 1920 x 1080),  o que vocês acham a configuração acima? Será que alguma peça pode dar gargalo?

 

2. Sobre a memória, no momento utilizo dois pentes  de 8 GB, DDR4 de 2400 MHz da marca Corsair Vengeance. Será que esse tanto de memória é o suficiente ou devo aumentar?

 

3. Sobre a fonte, no momento utilizo uma de 850W Gold. Devo fazer upgrade também? Qual marca ou fabricante vocês aconselham?

 

4. Sobre a placa-mãe, considerando que todos os processadores serão da 13a e 14a geração da Intel, qual vocês aconselhariam? Será que preciso investir em uma placa-mãe boa ou uma de 500 ou 600 reais daria conta do recado?

 

5. Sobre a placa de vídeo, existem vários fabricantes. Quais são os fabricantes bons e quais seria bom evitar?

 

6. Além da questão de jogos, também estava pensando em fazer upgrade de meu Windows 10 para o Windows 11, mas pelo que vi na lista de processadores suportados, a família i7 14700 e i9 14900 não aparecem na lista. Será que eu arrisco assim mesmo ou melhor entrar em contato com a Microsoft para perguntar?

 

Caso vocês tenham outras peças a sugerir ou qualquer observação, ficarei muito agradecido. E não precisa responder a todas as perguntas. Se vocês souberem da resposta de alguma pergunta ou outra, já ajuda muito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Olá 

 

Bom dia

 

11 horas atrás, Bruno Enzo Takiy disse:

mas como será uma compra cara

Você precisa definir o orçamento em específico , até quanto quer investir nisso

?

 

11 horas atrás, Bruno Enzo Takiy disse:

Processador : Intel família i7 14700 ou Intel família i9 13900 ou Intel família i9 14900

Um i5 13600kf já seria suficiente , para jogos não se justifica o gasto com o i9 14° geração. 

 

11 horas atrás, Bruno Enzo Takiy disse:

 

1. Considerando que quero montar um PC para jogos, que rode os jogos de última geração em no mínimo 60 fps, e de preferência em 144 fps (Meu monitor é 144Hz, resolução 1920 x 1080),  o que vocês acham a configuração acima? Será que alguma peça pode dar gargalo?

 

Para jogos de última geração um Ryzen 5 7600 ou i5 13400f oferecem um bom desempenho com a RTX 4070 ou RX 7700XT  .

 

Se quiser economizar também seria possível usar um Ryzen 5 5600 .

 

11 horas atrás, Bruno Enzo Takiy disse:

Sobre a memória, no momento utilizo dois pentes  de 8 GB, DDR4 de 2400 MHz da marca Corsair Vengeance. Será que esse tanto de memória é o suficiente ou devo aumentar?

Quanto a capacidade 16 gb são suficientes . Para usar com o 5600 ou 13400f não é necessária a troca pode continuar usando , mas o ideal para DDR4 seriam 

3200MHZ e latência cl16. 

 

11 horas atrás, Bruno Enzo Takiy disse:

Sobre a fonte, no momento utilizo uma de 850W Gold. Devo fazer upgrade também? Qual marca ou fabricante vocês aconselham?

Você precisa informar o modelo específico da fonte 

O selo 80 plus gold certifica eficiência energética mas não atesta a qualidade. 

 

11 horas atrás, Bruno Enzo Takiy disse:

Sobre a placa-mãe, considerando que todos os processadores serão da 13a e 14a geração da Intel, qual vocês aconselhariam? Será que preciso investir em uma placa-mãe boa ou uma de 500 ou 600 reais daria conta do recado?

Você também precisa analisar o modelo específico para definir isso.

 

11 horas atrás, Bruno Enzo Takiy disse:

Sobre a placa de vídeo, existem vários fabricantes. Quais são os fabricantes bons e quais seria bom evitar?

Os mais comuns são gigabyte , MSI , ASUS (3 anos de garantia) , ASRock (1 ano )

 

Contanto que evite marcas como biostar , duex , colorful e outras white label não há uma grande diferença entre os bons fabricantes. 

 

11 horas atrás, Bruno Enzo Takiy disse:

Além da questão de jogos, também estava pensando em fazer upgrade de meu Windows 10 para o Windows 11, mas pelo que vi na lista de processadores suportados, a família i7 14700 e i9 14900 não aparecem na lista. Será que eu arrisco assim mesmo ou melhor entrar em contato com a Microsoft para perguntar?

 

É mais eficiente se acostumar com o Windows 11 , a grande maioria dos processadores atuais são compatíveis com ele .

 

 

 

 

E agora defina e descreva o uso do pc e o orçamento desejado

 

 

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@STAR ALPHA Agradeço muito pelas respostas que você forneceu.

Agora, respondendo à suas perguntas:

agora, STAR ALPHA disse:

Você precisa definir o orçamento em específico , até quanto quer investir nisso

?

Na realidade, estaria preparado com uns 10 a 11 mil reais, somente com o processador, placa-mãe e placa de vídeo.

 

agora, STAR ALPHA disse:

o ideal para DDR4 seriam 

3200MHZ e latência cl16. 

Vou pesquisar e analisar a possibilidade de troca

 

agora, STAR ALPHA disse:

Você precisa informar o modelo específico da fonte 

Hum...... Agora você me pegou porque eu não tenho mais a caixa. Pelo que vi na etiqueta da fonte, a marca é Seventeam V-force series.

E estava enganado em uma coisa. Não era 80 gold, mas 80 bronze.

É uma fonte de longa vida, pois já a uso desde o ano de 2010 ou 2011

 

agora, STAR ALPHA disse:

Você também precisa analisar o modelo específico para definir isso.

Me desculpe, não entendi direito. Mas de qualquer modo, seria uma boa ideia investir em placa-mãe também ou uma barata já daria conta do recado? E uma outra coisa: quando estava pesquisando sobre placas mãe, percebi que algumas são compatíveis com memórias DDR5, mas as placas que são compatíveis com DDR5 também funcionam com memórias DDR4?

 

agora, STAR ALPHA disse:

Os mais comuns são gigabyte , MSI , ASUS (3 anos de garantia) , ASRock (1 ano )

 

Contanto que evite marcas como biostar , duex , colorful e outras white label não há uma grande diferença entre os bons fabricantes. 

Isso já ajudou bastante. Agora tenho uma ideia sobre as marcas mais garantidas.

 

agora, STAR ALPHA disse:

E agora defina e descreva o uso do pc e o orçamento desejado

Bom, como falei no meu primeiro post, pretendo usar esse pc mais para jogos. De resto serão coisas que são trabalhos não pesados como assistir vídeos ou navegar na internet.

 

Como escrevi logo acima, o meu orçamento seria de R$10 mil a R$11 mil para o processador, placa-mãe e placa de vídeo. Em relação à memória e fonte, como são peças relativamente mais baratas, não coloquei dentro deste orçamento.

agora, Lubra disse:

Vale a pena mencionar que esses processadores citados esquentam demais, por tanto será necessário um bom water cooler, pra segurar.

Hum, estava me esquecendo deste detalhe.

 

 

E pessoal, mais uma dúvida sobre os processadores:

 

Sobre as famílias i5, i7 e i9 da Intel, existe alguma "função" que o i9 suporte e a i5 não? Ou é somente questão de desempenho mesmo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá 

 

Bom dia 

 

13 horas atrás, Bruno Enzo Takiy disse:

Mas de qualquer modo, seria uma boa ideia investir em placa-mãe também ou uma barata já daria conta do recado?

Sim investir na placa-mãe é importante , de preferência marcas como MSI , ASUS , GIGABYTE , ASRock etc 

13 horas atrás, Bruno Enzo Takiy disse:

E uma outra coisa: quando estava pesquisando sobre placas mãe, percebi que algumas são compatíveis com memórias DDR5, mas as placas que são compatíveis com DDR5 também funcionam com memórias DDR4?

DDR5 e DDR4 são formatos diferentes de memória , as placas mãe DDR4 não são compatíveis com DDR5 e vice-versa .

 

Os processadores intel 13°/ 14° geração são compatíveis com DDR5 e DDR4 , porém a placa-mãe é específica e utiliza apenas um formato de memória RAM .

 

 

Caso queira montar o PC novo em DDR5 pode escolher o seguinte :

 

I5 13600KF  1750

B760m tuf DDR5 1300

Corsair vengeance 2x16gb 5600mhz DDR5 850

AG 620 339

RTX 4070 12GB GIGABYTE 4000

KINGSTON RENEGADE 1TB 500

COUGAR GEX 650 600

Montech air 903 max 389

 

9.728

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, STAR ALPHA disse:

Você conseguiu resolver o problema com os HDs no Windows ? Ainda pretende usar eles ?

Qual SSD M.2 você adquiriu ?

Olá, Star Alpha.

 

Sobre este tópico, eu adquiri um SSD Kingston NV2 2 TB, M.2 2280.

E sobre o problema que vários discos ficavam falhando toda hora, parou. Mas agora, tem um que está numa situação complicada. Quando ligo o pc, ele não aparece no "Meu computador" e quando abro o gerenciamento de disco, logo surge uma janela falando que eu preciso inicializar este disco e me fala para escolher o estilo de partição. Porém, independente de qual estilo de partição eu escolha, ele dá um erro "Foi especificado um dispositivo inexistente".

 

agora, STAR ALPHA disse:

 

Caso queira montar o PC novo em DDR5 pode escolher o seguinte :

Estive assistindo alguns vídeos do Youtube de comparações entre DDR4 e DDR5. Em geral, a diferença não chega a justificar o preço, com algumas exceções onde a diferença de fps chega a uns 20. Acho que vou de DDR4.

 

Esse cooler que você mencionou (AG 620) parece que não é a base de água. Mesmo assim ele funciona bem? No momento eu tenho um water cooler da Corsair modelo H80i V2, mas nas especificações parece que ele não suporta o soquete LGA 1700, então melhor não arriscar............ ou eu arrisco? 🤣

 

Por último, vi que você aconselhou uma fonte de 650W, da Cougar. Mas mesmo que essa fonte tenha menos potencial que a minha atual (850W), você acha melhor trocar? Quais mais marcas de fonte você aconselha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

6 horas atrás, STAR ALPHA disse:

:Além das peças que o Star Alpha recomendou, queria adicionar uma opção a mais de placa-mãe e cooler. O que vocês acham?

 

placa-mãe placa-mãe Gigabyte B760 Gaming X DDR5, Socket LGA 1700, ATX, Chipset Intel B760, B760GAMINGXDDR5 | Pichau

 

Cooler Water Cooler Corsair H55, RGB, 120mm, CW-9060052-WW | Pichau

Sobre a pasta térmica, será que essa é boa?

 

Pasta Termica PcYes Nitrogen Max, 12.5W/mk, 1.5g, PCYNM15125 | Pichau

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
19 horas atrás, Bruno Enzo Takiy disse:

Esse cooler que você mencionou (AG 620) parece que não é a base de água. Mesmo assim ele funciona bem? No momento eu tenho um water cooler da Corsair modelo H80i V2, mas nas especificações parece que ele não suporta o soquete LGA 1700, então melhor não arriscar............ ou eu arrisco? 🤣

Sim o AG 620 é um excelente cooler , ele tem o mesmo desempenho de um Watercooler de 240mm 

 

Acredito que o bracket do H80i v2 não irá ser compatível com a LGA 1700 , e mesmo que você pudesse encaixa-lo , o I5 13600KF necessita de um Watercooler de 240mm ou air cooler equivalente. 

 

19 horas atrás, Bruno Enzo Takiy disse:

Por último, vi que você aconselhou uma fonte de 650W, da Cougar. Mas mesmo que essa fonte tenha menos potencial que a minha atual (850W), você acha melhor trocar? Quais mais marcas de fonte você aconselha?

Uma fonte de 650W já é suficiente para sua configuração realize o cálculo com o Outervision 

 

Screenshot_20240308-151011_Brave-Nightly.thumb.jpg.366de482f9404180ed5a851e0546f208.jpg

 

A Seventeam tem modelos bons e ruins a sua ST-850P-AF / ST-850Z-AF é um modelo médio que possui boa qualidade , mas considerando o tempo de uso e a eficiência dela , é mais adequado trocar por uma com projeto mais moderno e melhor eficiência a fim de ter uma configuração equilibrada .

 

 

Cada marca tem modelos bons e ruins , uma forma de obter informações sobre isso  é consultando a Psu tier list da cutlist network e ou assistindo vídeos de testes como os do TECLAB

 

Como a gex 650 está esgotada 

 

Você pode pegar a XPG CORE REACTOR 750W por 723 que é tier A 

Ou esperar a Cougar gex tier B voltar ao estoque .

 

O ideal é utilizar fontes tier A ou B , fontes abaixo disso são para configurações de entrada .

 

Quanto aos seus HDs temos um problema sua placa atual a ROG STRIX H270F tem 6 sata , mas a maioria das placas atuais tem apenas 4 , assim você irá precisar de um adaptador pci-e X1 para sata se quiser ligar um número maior que 4 .

 

10 horas atrás, Bruno Enzo Takiy disse:

placa-mãe placa-mãe Gigabyte B760 Gaming X DDR5, Socket LGA 1700, ATX, Chipset Intel B760, B760GAMINGXDDR5 | Pichau

Essa também é uma excelente placa-mãe 

 

10 horas atrás, Bruno Enzo Takiy disse:

Sobre a pasta térmica, será que essa é boa?

 

Pasta Termica PcYes Nitrogen Max, 12.5W/mk, 1.5g, PCYNM15125 | Pichau

Sim essa é excelente , o ideal é sempre usar pastas térmicas com condutividade térmica superior a 7 W/mk  .

 

15 horas atrás, Bruno Enzo Takiy disse:

E mais uma coisa: se eu usar uma fonte que não aguenta suprir energia suficiente para todas as peças, simplesmente o pc vai funcionar com o performance abaixo do esperado ou é perigoso estragar os componentes?

 

Toda fonte de boa qualidade tem uma reserva de potência de 10 % do total , após passar disso 110% ela simplesmente desliga devido ao sistema de proteção , mas isso não causa nenhum dano aos seus componentes. 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando a situação: realizei a compra dos componentes. Agora, só esperar chegar. 

 

A placa-mãe, peguei a Gigabyte B760 Gaming X e a fonte XPG Core Reactor de 750W (Achei vários vídeos de reviews positivos dessa fonte).

 

O detalhe é que eu ainda não comprei a VGA. Considerando que, de longe, a VGA será a peça mais cara, decidi analisar com um pouco mais de calma. Verei as possibilidades, inclusive das placas Radeon.

 

Deixo meus agradecimentos por toda a ajuda, principalmente ao Star alpha.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esqueci de citar a Galax e ZOTAC 3 anos de garantia e EVGA e GAINWARD 2 anos para nvidia 

 

Para amd as melhores que você pode encontrar são 

ASUS , GIGABYTE , MSI 3 anos

Sapphire 2 anos

XFX 2 anos 

ASRock 1 ano

 

Dentro da SAPPHIRE a linha nitro+ é um pouco melhor que a pulse , mas ambas são boas 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, STAR ALPHA disse:

Para amd as melhores que você pode encontrar são 

ASUS , GIGABYTE , MSI 3 anos

Sapphire 2 anos

XFX 2 anos 

ASRock 1 ano

Tanto a 7900 XT como a 7900 XTX têm a ASRock e a Sapphire na Kabum e Pichau. Mas na Pichau, a 7900 XT da Sapphire está com somente 12 meses de garantia. Essas garantias que você escreveu são garantias direto com o fabricante?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim as garantias da SAPPHIRE são diretamente com o fabricante 

 

E a maioria das lojas informa um ano porém a garantia total é a informada pelo fabricante , há alguns tópicos que citam o código de defesa do consumidor e falam sobre isso mas eu não me recordo agora 

 

Também há um podcast para assistir sobre o assunto 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!