Ir ao conteúdo

Posso usar 4 memórias ram em uma placa Dual Channel?

Ir à solução Resolvido por Swalls,

Posts recomendados

Postado

Bom Dia!

Tenho uma dúvida. Atualmente, estou utilizando a placa-mãe B550M Aorus Elite com um processador Ryzen 5 5600. No momento, estou utilizando apenas dois módulos de 8GB de memória RAM cada (2x8) ativando o Dual Channel. No entanto, estou querendo aumentar para quatro módulos de 16GB cada (4x16). Sendo que essa placa-mãe suporta apenas o modo Dual Channel. Eu perderia desempenho ao adicionar os quatro módulos de memória? (Em jogos)

• Curtir 1
Postado

Bom dia! 

Adicionar quatro módulos de memória RAM pode causar uma pequena diminuição no desempenho devido à carga adicional no controlador de memória. No entanto, para a maioria das tarefas, essa diferença é mínima e pode ser compensada pela capacidade de multitarefa e pela manipulação de cargas de trabalho mais intensivas proporcionadas por mais RAM.

• Curtir 2
Postado

Com 4 módulos você terá 2 módulos por canal, ainda será dual-channel. O que você não pode fazer é usar 3 pentes, isso pode resultar em bastante dor de cabeça. A questão de usar 4 módulos de memória é que a estabilidade da controladora de RAM do processador é afetada, e em alguns casos você não conseguirá usar frequências de 3200MHz ou maiores, será obrigado a tentar 3000MHz ou até menos. Se você tiver sorte vai continuar podendo usar normalmente 3200MHz, mas para tentar garantir isso ao máximo, use todos os 4 módulos do mesmo modelo.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...