Ir ao conteúdo

Mini PC: Dell OptiPlex Micro pegar com Core i5 ou Core i7?

Ir à solução Resolvido por fernandokrsk,

Posts recomendados

Postado

Olá, tudo bem? Eu tenho umas dúvidas que são um pouco específicas de hardware.

Por questões de praticidade, comecei a me interessar por mini PCs. Por isso, estou pensando em comprar um mini PC da Dell. Quero comprar um que permita que eu jogue alguns jogos. Não possuem placa de vídeo, mas ao pesquisar na internet o desempenho do i5 e i7, fiquei surpreso que vários jogos recentes poderiam ser jogados com configurações medianas. O vídeo é sobre o processador "i7-13700K", e pela descrição do vídeo, o teste foi feito apenas em cima do processador (Intel® UHD Graphics 770) e 16GB de RAM; exatamente as mesmas configurações do mini PC, com uma pequena diferença de processador. Os processadores i5 e i7 dos mini PCs OptiPlex são, respectivamente, i5-13500T e i7-13700T. Ao pesquisar no site da Intel, existe uma pequena diferença entre o i7 do vídeo e o i7 do mini PC, mas a GPU interna é a mesma em todos eles (referências do site da Intel: i7-13700K, i7-13700T, i5-13500T).

Gostaria de perguntar:

1. Entendo que o i7 do vídeo tem um desempenho melhor, mas o que vem no mini PC é o que tem a letra "T" no final, no entanto, tanto o i5 quanto o i7 dos mini PCs tem a mesma GPU interna, exatamente a mesma coisa. Por acaso isso significa que se eu comprar o i5, o desempenho em jogos seria o mesmo, ou o próprio desempenho superior do i7, como ter um maior número de núcleos e maior cache, iria influenciar no resultado final?
  2. Não entendo a diferença entre as "frequências" que estão no site, mas ao olhar o "Frequência base do Performance-core" do i7-13700K e do i7-13700T, o primeiro tem 3.40 GHz e o segundo tem 1.40 GHz. A tal "frequência turbo" tem uma diferença menor. Essa diferença da "frequência base" pode influenciar no desempenho de jogos, ou é a GPU interna que tem um impacto maior? 
  3. Pode existir algum tipo de problema de temperatura podendo queimar o mini PC ao usá-lo pra jogos? Eu uso um Beelink e muita gente reclamou que ele queima rápido, e ao monitorar a temperatura, chega fácil em 80ºC com uso básico, por isso nem jogo nele.

Meu uso é extremamente básico, mas pretendo usar pra jogar alguns poucos jogos com configurações básicas/medianas através do mini PC da Dell. Não exijo configurações no máximo. Fico me perguntando se a diferença entre o mini PC com i5 e com o i7 seria muito alta por ter a mesma GPU interna e/ou pouca diferença no próprio processador em si, pois dependendo da época, a diferença de preço entre eles é bem alta.

Muito obrigado pela atenção!

Postado

@fernandokrsk Na pratica acredito que esse i7 13700k massacra o 13700T, simplesmente pela diferença no TDP entre os 2, sendo 125W para o i7 13700K e 35W para o i7 13700T, pois com um TDP maior o processador também demanda um cooler mais parrudo, porém ele tem margem pra sustentar um clock turbo médio maior, tanto do processador e do chip gráfico.

O i7 13700t com o TDP limitado por software teria que baixar o clock do processador e da GPU pra conseguir se manter dentro do "envelope" de 35W que a placa-mãe e o cooler do mini PC conseguem sustentar, e ele faria isso desativando o turbo, e/ou baixando drasticamente a frequência do chip gráfico...

Postado

@F4b10 Em outras palavras, como o 13700K seria bem melhor que o 13700T, comprar o mini PC pensando em jogos seria desvantajoso, de modo que seria mais fácil deixar de lado e se concentrar no uso do dia a dia que pretendo fazer comprando o i5 que seria mais barato? Se for esse o caso, talvez eu considere até mesmo em comprar a versão com o i3.

Digo isso porque no futuro pretendo comprar um videogame ao invés de ter um PC gamer.

• 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...