Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, pessoal!

Recentemente dei um upgrade meu PC e o meu Ryzen 5900X está atigindo 90º, em alguns casos até 92º em estresse, não mais que isso.

Pesquisei na internet e descobri que isso é "normal", devo me preocupar? Uso um air cooler simples, deveria comprar um water coole? Resta saber se meu Gabinete tem suporte!

Obrigado pelas informações desde já!

PS: Essa temperatura somente em jogos!

Postado

Boa tarde! Sim, os Ryzen X aumentam o desempenho baseado na temperatura... na máxima de uns 90 graus...

Seria bom colocar um bom Air cooler ou um Water cooler de pelo menos 240mm, 280 e 360 são mais recomendados...

Postado
7 minutos atrás, NandoGV disse:

Boa tarde, pessoal!

Recentemente dei um upgrade meu PC e o meu Ryzen 5900X está atigindo 90º, em alguns casos até 92º em estresse, não mais que isso.

Pesquisei na internet e descobri que isso é "normal", devo me preocupar? Uso um air cooler simples, deveria comprar um water coole? Resta saber se meu Gabinete tem suporte!

Obrigado pelas informações desde já!

PS: Essa temperatura somente em jogos!

qual seu gabinete e aircooler? 

• Curtir 1
Postado

O modelo do gabinete, se tem fans instalados, a forma como estão orientados influenciam na temperatura do CPU, por isso você deve informar marca e modelo, bem como marca e modelo do air cooler para se saber o que deve ser melhorado.

Ou pode seguir o conselho de "compra um water cooler" e não ter o resultado esperado porque o gabinete é inadequado.

Os Ryzen quando atingem 90 graus reduzem o clock do CPU para proteger, ou seja você perde desempenho se usa refrigeração inadequada.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

Eu tenho um Ryzen 9 5900x. Até um mês atrás,  tinha um air cooler Rise Mode G800. Ele ficava entre 82ºC e 89º C. Aí compre esse WaterCooler Mymax de 120mm e a temperatura baixou ficnado entre 71ºC e 75ºC. Tive dificuldade em instalar porque o meu gabinete só aceita radiador na parte de trás. Se você não entende, leva a um técnico qualificado e pede orientação se é possível instalar no seu gabinete.

Postado

Opa!

Acho que esse cooler do processador está no lado errado... Ali ele tá puxando ar de tras para frente, e a FAN de tras do gabinete, está tirando ar também...

Seria melhor colocar a FAN do CPU no outro lado, fazendo o ar vir da frente para tras.

• Curtir 1
Postado

@Rodrigo J Polette Só inverter?

@Rodrigo J Polette mas eu não entendi muito  bem!

@Rodrigo J Polette detalhe, a placa de Vídeo passa de 90 graus com a tampa fechada, a única solução foi abrir a tampa, o rapaz que me vendeu esse gabinete além de me vender um gabinete super pequeno, instalou de qualquer jeito e agora não me responde mais no whatsapp, estou movendo um processo contra ele!

Postado

Bom, pela foto da ver que o Air Cooler só tem 2 heatpipes, sendo inadequado para um Ryzen 5900X, que tem consumo elevado., um air cooler adequado para este CPU é um dual tower, dual fan, como o DeeCool AG620, ou um WC240mm de boa marca, como o Cooler Master ML240, DeepCool LE 500...

E como foi dito o fan do air cooler esta posicionado errado, competindo com o fan traseiro, os dois tem que soprar na mesma direção.

E para piorar o gabinete tem vidro na frente dos fans frontais,  que limita o fluxo de ar destes fans.

• Curtir 3
Postado

Esse vidro na frente é estético, sugiro tirar. Vira o cooler para o fan ficar para a frente e soprar o ar frio que entra na dianteira para o dissipador e soprar para o fan traseiro. Fecha o gabinete e veja se o fluxo de ar mantém a VGA mais fria.

O que está acontecendo ai?

O ar quente da VGA sobe e o fan o cooler joga ele para o dissipador de alumínio.

O fan do cooler joga ar quente para o dissipador ao invés de jogar ar frio no alumínio.

Depois dessas mudanças feche o gabinete e testa.

Veja se consegue uma foto dos fans dianteiros para ver se também não estão montados errado também.

Postado
9 minutos atrás, NandoGV disse:

@Guilherme FW Xavier meu tdah está me atrapalhando a entender vocês, sou leigo.. rsss.. mas vamos lá! eu troco o cooler do processador de lugar? Ou do gabinete?

Só vira ele para o ventilador (fan) ficar virado para frente. Giro de 180º.

9 minutos atrás, NandoGV disse:

Eu deixo aberto ou fechado? Viram que estava aberto?

Fecha.

Postado

As 3 ventoinhas da frente estão jogando o ar pra dentro e a do processador e a traseira estão jogando pra fora! Lembrando que eu uso sempre com ar condicionado!

IMG-20240314-WA0010.jpg

IMG-20240314-WA0011.jpg

• Curtir 1
Postado

Fiz o teste aqui com a tampa lateral fechada, o CPU parou nos 90º, incrivelmente a GPU que já estava em uma boa temperatura caiu de 73º pra 69º.

Com a tampa aberta os 2 mantiveram a mesma temperatura.

Deve ser por conta do ar condicionado.

Não sei se essas condições estão OK!

Eu até tenho um cooler enorme aqui, que eu usava no meu Xeon E5 2683 V4, mas o rapaz disse que não é compatível? Ele disse a verdade?

• Curtir 1
Postado
16 minutos atrás, NandoGV disse:

Eu até tenho um cooler enorme aqui, que eu usava no meu Xeon E5 2683 V4, mas o rapaz disse que não é compatível? Ele disse a verdade?

Vai precisar ser mais específico, como o modelo ou a foto do cooler. Normalmente os coolers são compatíveis com todas as plataformas, como adaptadores. Tens a caixa original?

Postado

image.png.67f05d758d468720f6e9647e76579aac.png

Pessoal, a temperatura caiu DEMAIS jogando DOTA 2, de 91 graus caiu pra 76 graus!

MUITO OBRIGAO!

Na verdade, no meio das partidas ela voltou a subir.. rsss

Agora ela está subindo e descendo.. hehe

Mas antes ela ficava sempre no topo! Só de estar com o Dota aberto!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...